Paquistão incorpora terceiro FAC(M) classe ‘Azmat’
A Marinha do Paquistão incorporou seu terceiro Fast Attack Craft (Missile) da classe “Azmat” — no dia 28 de julho, no Karachi Shipyard & Engineering Works (KSEW).
Batizado PNS Himmat, o navio passou por testes de mar desde setembro do ano passado. Ele se juntará ao PNS Azmat e PNS Dehshat, que foram adquiridos diretamente da China Shipbuilding e Offshore Company como parte de um pedido para quatro FACs em 2010.
Embora baseado no FAC Azmat, o KSEW afirma que o PNS Himmat possui um “sistema de mísseis fabricado localmente”. Imagens do Himmat mostram que ele tem dois lançadores triplos tubulares de mísseis antinavio, ao invés de lançadores quádruplos retangulares do Azmat.
Os mísseis podem ser o Babur 2 sino-paquistanês com capacidade de ataque terrestre, o C-602 ou o supersônico CM-302, estes últimos da China.
Além disso, o PNS Himmat também trocou o canhão gêmeo de 25 mm da proa por uma nova torre estabilizada controlada remotamente, possivelmente a Aselsan STOP.
O FAC da classe “Azmat” desloca 560 toneladas, tem 63 m de comprimento e desenvolve uma velocidade máxima de 30 nós. Com uma velocidade de cruzeiro de 18 nós, ele tem autonomia de 1.000 milhas náuticas. O PNS Azmat e PNS Dehshat estão armados com lançadores de C-802 (AShM). São tripulados por 15 militares.
O chefe do pessoal naval da Marinha do Paquistão Almirante Muhammad Zakaullah afirmou que a transferência de tecnologia na construção naval é um componente necessário dos esforços de modernização da Marinha. É também um elemento necessário para apoiar as exportações de defesa do Paquistão.
O KSEW também anunciou que a Marinha do Paquistão assinou contratos para embarcações de patrulha offshore (OPV) de 1.900 toneladas, uma embarcação de pesquisa de 3.000 toneladas e dois barcos de resposta rápida (para a Alfândega do Paquistão) no ano fiscal anterior.
FONTE: quwa.org