Segundo navio-tanque da Royal Navy começa viagem da Coreia do Sul para o Reino Unido
O navio-tanque RFA Tiderace, o segundo dos quatro navios da classe “Tide” da Royal Fleet Auxiliary (RFA), zarpou de Okpo, Coreia do Sul, iniciando sua longa viagem ao Reino Unido.
O Tiderace partiu do estaleiro Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) e navegou no Estreito do Kanmon de Japão, de acordo com os últimos dados do AIS.
O navio de reabastecimento foi batizado em 1 de dezembro de 2016, quatro meses antes do navio principal da classe, RFA Tidespring, chegar às águas do Reino Unido em abril de 2017.
Os quatro navios-tanque classe “Tide” — RFA Tidespring, RFA Tiderace, RFA Tidesurge e RFA Tideforce — têm 201 metros de comprimento, boca de 29 metros e deslocam mais de 37 mil toneladas.
Projetados pela BMT Defence Services, manterão a capacidade da Royal Navy de reabastecer no mar e fornecerão combustível para navios de guerra e grupos-tarefas. Eles apoiarão forças anfíbias, terrestres e aéreas desdobradas perto da costa e terão a capacidade de operar helicópteros.
Apesar de receber o navio principal um ano atrasado, a Royal Navy ainda espera ter todos os quatro entregues até 2018.
FONTE: navaltoday.com
Belo navio!
Humm 200 x 28,60 m e 22.078 dwt … um pequeno N/T
Quem sabe, assim sobra um NT seminovo na Royal Navy para a a MB comprar?
Interessante que estes navios foram encomendados à um estaleiro estrangeiro, liberando os estaleiros nacionais para o navios de escolta e PA.
Ninguém chiou. Se fosse aqui…. viria aquela conversa fiada de mão de obra estrangeira, gerando empregos na Coréia, etc.
Marcelo Andrade, ninguém chiou?????????? Você tem certeza disso??????? Na época causou a maior polêmica no Reino Unido e a chiadeira foi geral pelo fato de a Royal Navy estar contratando a produção de navios no exterior e não em estaleiros locais, me lembro bem que isso foi bem na época quando se cogitava fazer um referendo de independência da Escócia e que os independentistas usaram esse caso como um dos diversos argumentos contra Londres. Eles acusavam Londres de estar dando empregos para Sul Coreanos e não para os estaleiros locais. Na época o David Camerom teve que vir a público… Read more »
Quanto custou, mais de 300 milhões de dólares?
Realmente estranho.
Não lembro dos EUA ou países europeus encomendarem navios na Ásia.
Os quatro países que lideram a construção naval são todos na Ásia
1 China
2 Coreia do Sul
3 Japão
4 Turquia
Falando em navio novo e Koreano…
https://www.youtube.com/watch?v=WcpJEEoYcEE
RN comprou na Korea pq era mais barato (e de qualidade), simples.
MB poderia tomar umas (boas) aulas com a RN.
Que inveja…
Alguém com mais conhecimentos poderia esclarecer a função daquela cobertura sobre o convés da proa? Seria apenas para reduzir a entrada de água no convés em mares agitados?
Bardini 7 de agosto de 2017 at 21:07
Bardine, conceito muito diferente, mas muito interessante.
Furtividade. Uma proa aberta tradicional tem muitos pontos reflexos de radar.
Bem eu não entendi a pergunta do Eduardo SP , mas se é o que pensoo são duas Barcaças de Desembarque .
J.Silva, cada NT da Classe “Tide” custou £ 113 milhões (US$ 147 milhões) à RFA.
Proteção contra mares bravos, tipico nos navios modernos
Uma marinha de guerra e de verdade compra navios coreanos. Mas certa ex-marinha quer comprar BAe, Marine Technik, TKMS, Navantia e Fincantieri.
E ainda compra umas coisas…