ROCN Hai Shih SS-791, ex-USS Cutlass (SS-478)

ROCN Hai Shih SS-791, ex-USS Cutlass (SS-478)

A expectativa de vida varia muito entre os navios de guerra, mas os submarinos geralmente permanecem em serviço em torno de 30 anos, por causa dos ciclos de compressão e descompressão do casco nos mergulhos. Taiwan, no entanto, está planejando que um de seus submarinos atinja 80 anos.

No início de 2017, Taiwan anunciou que o submarino classe “Guppy” Hai Shih SS-791 (Leão Marinho), de 72 anos, receberá um retrofit que lhe permitirá continuar a navegar até 2026. O retrofit de US$ 19 milhões irá melhorar o casco e os “elementos de navegação” do navio de propulsão diesel-elétrica, informou o Taiwan News.

Se a reforma der certo, o mesmo método será aplicado ao outro submarino classe “Guppy” de Taiwan, o ROCN Hai Pao SS-792 (Leopardo Marinho), segundo informes.

Taiwan tem, além dois dois “Guppy”, dois submarinos de construção holandesa da classe “Zwaardvis”, mais modernos.

O país vem tentando adquirir novos submarinos, mas a China continental tem bloqueado o negócio ameaçando os possíveis países vendedores com sanções, já que considera Taiwan uma província rebelde.

Os “Guppy” de Taiwan são usados principalmente para treinamento e provavelmente só podem mergulhar até a cota periscópica.

De qualquer forma, o fato dessas unidades ainda estarem na ativa atesta a excelente qualidade do projeto e da construção desses icônicos submarinos da Guerra Fria.

ROCN Hai Pao SS-792, ex-USS Tusk (SS-426)
Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments