Tailândia liberada para comprar mísseis antinavio Harpoon
O Departamento de Estado dos EUA aprovou o pedido do governo da Tailândia para a aquisição de mísseis antinavio RGM-84L Harpoon Block II.
O contrato solicitado para a possível venda militar estrangeira tem um custo estimado de US$ 24,9 milhões e foi aprovado pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) em 9 de agosto.
A Tailândia solicitou a possível venda de até cinco mísseis lançados mar-mar RGM-84L Harpoon Block II e um (1) míssil de exercícios RTM-84L Harpoon Block II.
O país está adquirindo os mísseis para sua fragata classe DW3000 que está sendo construída pela DSME da Coréia do Sul, sob um contrato de US $ 410 milhões a partir de agosto de 2013.
A fragata foi lançada na Coreia do Sul em janeiro de 2017 e será entregue à Tailândia em 2018 após a conclusão dos testes.
A DSCA disse que a aquisição de mísseis Harpoon aumentaria o potencial de parceria marítima da Royal Thai Navy, acrescentando que a Tailândia comprou mísseis Harpoon anteriormente e não teria dificuldade em absorver esses mísseis para suas forças armadas.
Além dos mísseis, o contrato inclui contêineres, peças sobressalentes e de reparação, equipamentos de suporte e teste, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento, assistência técnica de representantes do governo e contratados dos EUA , engenharia e serviços de suporte logístico e outros elementos relacionados de suporte de logística e programa de apoio. A Boeing Company será o contratante principal do acordo.