Admiral Nakhimov em reforma

Admiral Nakhimov em reforma

O Estaleiro Sevmash em Severodvinsk, no norte da Rússia, prossegue com os trabalhos de renovação das estruturas do casco do cruzador de mísseis guiados com propulsão nuclear do Project 11442M, Admiral Nakhimov (designação da OTAN: classe “Kirov”), de 28.000 toneladas.

Em 2015, o Estaleiro Sevmash desmantelou completamente o equipamento obsoleto do navio.

Durante a sua atualização, o cruzador será armado com o sistema de mísseis de cruzeiro Kalibr e mísseis antiaéreos S-400 (48N6DM AAGM), além de um novo mastro principal e sensores mais modernos.

O cruzador da classe “Kirov”, Almirante Nakhimov, foi batizado como Kalinin até 1992, foi comissionado em 1989 e colocado na reserva em 1999. Ficou desde então ancorado para atualizações no estaleiro Sevmash, na cidade russa de Severodvinsk, no Mar Branco.

Admiral Nakhimov na década de 90

O vice-chefe da Sevmash, Sergei Marichev, disse em um comunicado em junho de 2013 que o almirante Nakhimov se tornaria o cruzador de mísseis com propulsão nuclear mais avançado da Marinha Russa. Um comunicado de imprensa na época mencionou que o navio deveria se juntar à Frota do Pacífico em 2018, mas agora a previsão é para 2021, quando o Pyotr Velikiy também entrará no mesmo processo de modernização.

Originalmente, quatro cruzadores de classe “Kirov” foram construídos para a Marinha Soviética. Atualmente, apenas um navio, o Pyotr Velikiy (Pedro, O Grande), está operacional. A Rússia inicialmente planejava trazer de volta à ativa dois outros navios da classe “Kirov” (além do Almirante Nakhimov), após vários anos parados.

No entanto, mais tarde foi indicado que a condição dos núcleos do reator de ambos os navios era tal que seria difícil, dispendioso e potencialmente perigoso remover o combustível nuclear gasto e reparar os núcleos.

Parte da tripulação do Admiral Lazarev com o navio no dique
Armamento original da classe Kirov (clique na imagem para ampliar)

Os “Kirov” são os maiores e mais pesados navios de combate de superfície em operação no mundo, com exceção dos grandes navios anfíbios e porta-aviões. A designação oficial do tipo é “cruzador pesado de mísseis guiados com propulsão nuclear” (russo: тяжёлый атомный ракетный крейсер). Os navios são freqüentemente chamados de “battlecruisers” ou cruzadores de batalha.

O surgimento da classe “Kirov” desempenhou um papel fundamental no recomissionamento dos encouraçados da classe “Iowa” pela Marinha dos Estados Unidos na década de 1980.

Admiral Ushakov (ex-Kirov) no pier ao lado de um cruzador classe Slava dá uma ideia do tamanho do navio
Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments