Quem já teve porta-aviões sente falta
As fotos deste post são raras e mostram o primeiro porta-aviões brasileiro, NAeL Minas Gerais (A11) com seu grupo aéreo embarcado de aviões P-16 Tracker da FAB e helicópteros da Aviação Naval da MB.
O Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais – A 11 (ex-HMS Vengeance – R 71), foi o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao estado das Minas Gerais. Foi construído pelo estaleiro Swan Hunter, em Wallsend-on-Tyne, Reino Unido. Foi adquirido junto à Royal Navy em 13 de dezembro de 1956, por custo estimado na época em £1.100.000. Foi incorporado em 6 de dezembro de 1960, em cerimônia realizada em Rotterdam. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Hélio Leôncio Martins.
Em 17 de julho de 1957 iniciou modernização avaliada na época em £ 5.000.000 no estaleiro Verolme United Shipyard, em Rotterdam (Holanda). A construção dele custou cerca de £ 15.000.000.
Em 26 de julho de 1960 deixou o estaleiro VEROLME, iniciando as provas de mar no Mar do Norte, onde operou com jatos e turboélices da Royal Navy. Em 17 de janeiro de 1961, partiu do cais da Verolme em Rotterdam, com destino ao Rio de Janeiro.
Em 21 de maio, foi assinado um Decreto pelo Presidente da República entregando a operação de aviões à Força Aérea Brasileira, ficando com a Marinha apenas a operação dos helicópteros. Em 22 de junho, ocorreu o primeiro pouso a bordo de uma aeronave antissubmarino Grumman S-2 Tracker (P-16A) do 1º Grupo de Aviação Embarcada (1º GAE) da FAB.
Em 9 de setembro de 1974, iniciou no AMRJ o Período de Manutenção Geral – PMG e Período de Atualização e Modernização – PAM, que constou principalmente da reconstrução do miolo do navio; substituição de parte da propulsão e de todo o sistema de geração de energia; reforço estrutural do convés de vôo; substituição de todos os equipamentos eletrônicos, como o radar SPS-12 pelo SPS-40B; substituição de parte do sistema de comunicações, sensores e reparo da catapulta.
Em 1º de setembro de 1979, retornou ao mar, para testes de máquinas depois de quase seis anos de PMG. Em 13 de dezembro, participou da Parada Naval em comemoração ao Dia do Marinheiro, que contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Republica João Baptista de Oliveira Figueiredo, acompanhado pelo Ministro da Marinha Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca e demais autoridades embarcadas na fragata Liberal – F 43.
Entre 7 e 28 de janeiro de 1980, retornou às operações com a Comissão ASPIRANTEX/80.
Em 9 de outubro de 2001, em cerimônia realizada no período da manhã no AMRJ, o NAeL Minas Gerais – A 11, foi submetido à Mostra de Desarmamento, pelo Aviso de 21/09/2001, deixando assim serviço ativo na MB. O Minas atingiu as marcas de 1975,5 dias de mar, 487.503,7 milhas navegadas, 17.022 pousos enganchados e 3.115 catapultagens.
FOTOS: coleções de Jose Henrique Mendes e Luís Martini Thiesen do arquivo do 1º GAE, via Facebook