A fragata Type 054A "Liu Zhou" visitando o Brasil em 2013 - Fotos: Alexandre Galante

O autor oferece uma estimativa, com foco na fragata Type 054A (Jiangkai II)

Por Gabe Collins

O que custa realmente aos estaleiros navais chineses para construir grandes navios de guerra? As fontes chinesas não revelam custos reais ou estimados de produção de navios de guerra e submarinos, por isso fica por conta dos analistas externos gerar este importante conjunto de dados. Quantificar os custos de produção de navios de guerra reforça nossa compreensão de como o orçamento de defesa da China realmente se traduz em hardware e capacidades.

Esta análise centra-se na fragata Type 054A (nome da OTAN: Jiangkai II), por três razões principais. Em primeiro lugar, é o maior combatente de superfície produzido em grande quantidade da China. Em segundo lugar, tem sido produzido em série por vários anos. Em terceiro lugar, é a pedra angular das capacidades de guerra de superfície da PLA Navy no presente e, de fato, teve desdobramentos operacionais sustentados (e em andamento).

Os leitores devem notar que esta é uma estimativa “Versão Beta” dos custos de produção da Type 054A. Está bem desenvolvido, mas quase certamente evoluirá à medida que mais participantes contribuam com suas ideias. Compartilho meus principais cálculos e premissas para fornecer um trampolim para outros analistas e espero que catalise uma discussão mais ampla que avance nosso conhecimento sobre o complexo naval-industrial da China.

Custos por Segmento

Este autor estima que a Type 054A custa atualmente um total de aproximadamente US$ 348 milhões por navio para construir e equipar (Gráfico 1). Esta estimativa deriva de dividir o navio em suas principais categorias de sistemas (casco e equipamentos, propulsão/produção de energia, armas e eletrônicos) e calcular seus respectivos custos, bem como o custo do trabalho necessário para montar o navio em um produto acabado.

A estimativa depende em grande medida da avaliação por analogia, em muitos casos, porque as fontes chinesas simplesmente não revelam informações de custos sobre a grande maioria dos insumos utilizados em navios de guerra que estão sendo construídos na China. Como tal, a estimativa é conservadora e pode superestimar os custos de construção e equipamentos.

Gráfico 1: discriminação de custos da Type 054A

Os valores do gráfico estão milhões de dólares americanos, juntamente com a porcentagem do custo estimado total do navio (números arredondados)

Fontes: Alibaba, Marinha dos EUA, mídias locais e estrangeiras, análise do autor.

A próxima seção elabora sequencialmente a estrutura de custos da Type 054A, com as áreas que mais contribuem para o custo final do navio.

ELETRÔNICA: US$ 102 milhões, 29 por cento. Os fabricantes chineses de eletrônicos de grau militar revelam pouca ou nenhuma informação sobre os custos unitários dos sistemas que eles produzem para o Exército de Libertação Popular (PLA). Além disso, o PLA não publica orçamentos detalhados, como os que são comuns no Departamento de Defesa dos EUA (US DoD). Como tal, esta análise usa uma abordagem de avaliação por analogia para estimar o custo provável dos principais sistemas eletrônicos do navio.

O sistema de dados de combate do navio ZKJ-4B/6 é baseado no Tavitac Thompson CSF. O guia The Naval Institute Guide to World Naval Weapons Systems, 1997-1998, estimou que o Tavitac representava menos de 5% do custo final da fragata Lafayette francesa, com base no custo unitário original de US$ 466 milhões das seis fragatas de classe Lafayette (“Kang Ding”) compradas por Taiwan em 1992, o que sugere que o Tavitac custou aproximadamente US$ 20 milhões. Dada a similaridade indicada pelos sistemas, é razoável valorizar o ZKJ-4B/6 em US$ 20 milhões por unidade.

O radar de busca Type 382 3D provavelmente custa cerca de US$ 15 milhões por unidade com base no preço do sistema de radar AMD Saab vendido para a Austrália para o LHD da classe “Canberra” e o fato de que os fabricantes chineses de radar provavelmente ainda não alcançaram a experiência e o nível de eficiência de processo de produção da Saab. A suíte de sonar da fragata Type 054A provavelmente custa cerca de US$ 20 milhões, com base no custo unitário do Sonar 2087 da Royal Navy e os requisitos de aquisição que a Marinha dos EUA usou em 2005 ao especificar as características de um novo sonar rebocado (towed array).

Finalmente, o autor estima que o sistema de controle de máquinas da Type 054A custa US$ 15 milhões, com base no fato de que a Northrup Grumman contratou para fornecer o sistema de controle de máquinas do navio de assalto anfíbio LHA-7 muito maior, com um custo de US$ 50,6 milhões. O autor reconhece que os custos de eletrônicos a bordo podem, na verdade, ser mais baixos, embora nenhum dado que ele conheça seja de menor custo.

A Type 054A possui 32 células VLS para mísseis antiaéreos HQ-16 ou Shtil VL (SA-N-12 VLS)

ARMAS: US$ 84 milhões, 24 por cento. A parte mais cara do conjunto de armas da Type 054A é provavelmente a das células do sistema de lançamento vertical. Um módulo de 8 células do sistema americano Mk 41 VLS – o mais utilizado no mundo – custa cerca de US$ 15 milhões. A Type 054A possui 32 células VLS no total e o autor descontou o custo do módulo 8 células para US$ 10 milhões, fazendo com que o sistema custe cerca de US$ 40 milhões.

O segundo componente mais caro do armamento da Type 054A é o sistema CIWS, com dois Type 730, que provavelmente custam cerca de US$ 11 milhões somados. O CIWS Phalanx Block 1B da US Navy custa US$ 5,6 milhões por unidade, e o autor acredita que este é um custo razoável para o CIWS Type 730 porque, embora a arma chinesa seja de um calibre maior e o sistema seja fisicamente maior, os custos de montagem e materiais são provavelmente substancialmente inferiores.

A Type 054A tem dois CIWS Type 730 de 30 mm, um em cada bordo
Dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio C-803
Helicóptero Harbin Zhi-9 (Z-9C,) versão naval do AS 365N Dauphin II fabricado sob licença

MÃO-DE-OBRA: US$ 75 milhões, 22 por cento. Enquanto os dados são um pouco escassos, a construção e o comissionamento de um navio de guerra do porte de fragata de 3.000 a 4.000 toneladas de deslocamento parece exigir entre 2,5 milhões de horas-homem (FFG-7, EUA) e 10,8 milhões de horas-homem (Classe Godavari, Índia) de trabalho.

O autor estima que, atualmente, os estaleiros militares chineses, que podem oferecer maior intensidade de mão-de-obra do que os estaleiros ocidentais devido a uma grande força de trabalho, mas que quase certamente são substancialmente mais eficientes do que os indianos, exigem cerca de 3,2 milhões de horas-homem para construir e finalizar uma fragata Type 054A.

O custo médio de mão-de-obra dos estaleiros chineses é baseado nos custos de trabalho de de Jiangsu Rongsheng de 2013, um dos principais construtores navais privados, que são então aumentados em 25% para refletir o prêmio pago pelos conjuntos de habilidades especiais necessários para o trabalho de construção naval feito com especificações militares.

Type 054A durante Passex com a Marinha do Brasil

CASCO E EQUIPAMENTOS: US$ 45 milhões, 13%. Esta estimativa de custo baseia-se no fato de que cerca de um terço do peso do navio de combate de superfície, como a Type 054A, geralmente consiste em metais — principalmente aço, juntamente com quantidades menores de ligas de alta qualidade e fiação e tubos.

O autor multiplicou as 1.200 toneladas métricas de aço provavelmente necessárias para um navio do tamanho da Type 054A em um custo médio de US$ 2.000/toneladas métricas para o aço de alta qualidade, como o usado em navios de guerra. O restante do custo provém de materiais compostos e materiais absorventes de radar, cujos dados de custo foram obtidos de itens similares vendidos no Alibaba.com e do custo de aplicar revestimentos absorventes de radar em navios de guerra de tamanho de fragata, conforme divulgado pelo Chicago Tribune (certamente um pouco datado já que é de 1993).

Os dados de custo para pintura, tubulação, bombas, válvulas e fiação também provêm de itens similares fabricados na China anunciados para venda no Alibaba.com, bem como o preço no London Metals Exchange para o cobre, o componente subjacente da fiação, e provavelmente parte das ligas de tubulações.

PROPULSÃO: US$ 32 milhões, 9 por cento. A maior parte dos custos da propulsão da Type 054A provém de seus quatro motores diesel Pielstick/Shaanxi PA6. Pelo menos uma empresa comercial oferece motores Pielstick para venda entre US$ 1 e US$ 10 milhões cada. Esta estimativa usa o preço médio de US$ 5 milhões por motor para refletir o tamanho do motor e a qualidade superior necessária para uma aplicação militar. O saldo do custo estimado reflete a caixa de velocidades, os eixos de transmissão, os lemes e os hélices.

CUSTOS DIVERSOS: US$ 10 milhões, 3 por cento. Esta categoria é um “catchall” que ajuda a estimativa geral da conta de partes e peças que podem ter sido ignoradas no processo de estimativa do custo de cada navio.

Uma Type 054 no fim da formatura durante a Passex com a Marinha do Brasil em 2013

Conclusão e Implicações Estratégicas

A estimativa de custo unitário de US$ 348 milhões chega razoavelmente bem ao preço que a China ofereceu pelas fragatas Type 054 à Tailândia, no início de 2013. A Marinha da Tailândia procurava gastar US$ 1 bilhão em novas fragatas e a China teria oferecido três Type 054 a esse preço. A oferta chinesa de navios a um preço efetivo de US$ 333 milhões cada um sugere que, com maiores margens de lucro a nível internacional, o custo efetivo entre os navios estaria entre US$ 350 milhões e US$ 375 milhões por unidade. Além disso, os navios importados provavelmente custariam menos para construir, dado que eles não são tão sofisticadas quanto as Type 054A entregues à PLA Navy.

Se o custo de construção real da Type 054A cair nessa faixa, cotando com o “lucro” dos construtores de navios de cinco por cento para entregas de navios à PLA Navy, o preço do navio entregue seria de US$ 365 milhões. Em termos de contratos públicos, isso ofereceria à PLA Navy um valor significativo em relação ao custo dos navios de origem estrangeira. Por exemplo, o construtor francês DCNS (atual Naval Group) vendeu uma fragata da classe FREMM ao Marrocos por US$ 676 milhões e as primeiras quatro fragatas F125 da Alemanha custam US$ 740 milhões cada.

Os gastos de hardware militar sempre incorrem em um custo de oportunidade, uma vez que mesmo uma economia grande e crescente, como a China, ainda possui uma quantidade limitada de recursos que podem ser devidamente dedicados às despesas militares. Para colocar o custo da compra de uma Type 054A em US$ 365 milhões em perspectiva, considere que o navio usa fundos iguais a cada uma das seguintes despesas alternativas, todas as quais estão em demanda em vários ramos do PLA:

  • Treze aviões de combate J-10.
  • Dez caças Su-30K de ataque.
  • 177,5 milhões de galões de combustível de jato para treinamento – combustível suficiente para permitir que cada um dos 97 caças Su-30 da China seja totalmente carregado com combustível 600 vezes.
  • Os salários anuais de cerca de 64 mil oficiais juniores de PLA.

Uma Marinha, em última análise, navega na força do tesouro nacional. A esse respeito, a PLA Navy ganha cada vez mais com a “utilização mais eficaz do seu dinheiro” com custos de aquisição de navios que são muito inferiores aos de outros grandes poderes navais da Ásia-Pacífico.

A comunidade analítica agora tem a oportunidade de criar um conjunto de dados de custos de navios de guerra únicos para desbloquear novas e poderosas linhas de investigação sobre a modernização naval da China e os gastos de defesa.

A Type 054A vista pela popa

Gabe Collins é o co-fundador do China SignPost e um ex-analista de investimentos de commodities e pesquisador do Instituto de Estudos Marítimos do US Naval War College.

FONTE: The Diplomat / Tradução e adaptação do Poder Naval

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