O futuro porta-aviões Type 002 da China
O Type 002 é um projeto de porta-aviões chinês de segunda geração. O navio será o primeiro porta-aviões chinês a ser equipado com catapultas.
De acordo com os últimos informes, a construção deste porta-aviões foi adiada para fazer a escolha das catapultas e os resultados mais recentes da competição mostram que os lançadores eletromagnéticos serão usados no porta-aviões Type 002.
A adição de catapultas para lançamento de aeronaves dará à China a capacidade de lançar várias aeronaves de asa-fixa de apoio, como aeronaves de alerta antecipado (AEW) e aeronaves de entrega a bordo (COD). Os caças também poderão ser lançados em plena carga de combate e atingir seu potencial total ao contrário dos atuais porta-aviões Type 001 operados pela Marinha Chinesa.
À medida que o segundo porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy), comumente referido como o Type 001A, está perto da conclusão, a mídia estatal chinesa informou que o terceiro porta-aviões do país já está em construção.
Li Jie, um especialista militar naval, foi citado pelo jornal Global Times em 21 de fevereiro de 2017, dizendo que o porta-aviões, conhecido como Typo 002, será “completamente diferente” dos porta-aviões anteriores da China e que parecerá um “porta-aviões dos EUA em vez de um russo”.
O primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, é um navio da classe da “Amirante Kuznetsov”, da era soviética, adquirido da Ucrânia e incorporado em 2012, enquanto o Type 001A, o primeiro porta-aviões construído na China, é um desenvolvimento do projeto do Liaoning.