Mockup de um avião AWACS embarcado chinês

O site francês East Pendulum de análise dos avanços militares chineses noticia que o corte da primeira chapa do novo porta-aviões chinês CATOBAR (Type 002) ocorreu no final de junho no Jiangnan Changxing Shipyard em Xangai e várias evidências recentes mostram que o trabalho de desenvolvimento do futuro AWACS embarcado chinês continua a avançar no Instituto 603 Xi’an do grupo AVIC.

Enquanto isso, o mockup de porta-aviões construído em terra do Instituto 701 para testes também hospeda o modelo de um AWACS ao lado de um avião de combate J-15 embarcado (foto acima).

Ao mesmo tempo, o novo salão “Marítimo” do museu militar em Pequim tem agora um modelo de porta-aviões de propulsão nuclear CATOBAR, no qual pode ser visto um AWACS embarcado, drones e a versão naval do caça stealth J-20.

A entrega do segundo porta-aviões chinês (Type 001), semelhante ao Liaoning, está programada para o terceiro trimestre de 2019, enquanto a incorporação da terceira unidade (Type 002), do tipo CATOBAR e propulsão convencional, está programada para 2023.

A China trabalha no desenvolvimento de um porta-aviões CATOBAR com propulsão nuclear, que será uma evolução do Type 002.

COLABOROU: Almir Ricardo

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mosczynski

O site é francês ou chinês? Ficou confuso.

ARC

China avançando a passos largos rumo a consolidação de superpotência global, já começou a contagem regressiva pra terem a hegemonia dos mares orientais, ainda mais se os navios dos EUA continuarem a trombar com navios mercantes.

Roberto Bozzo

Srs, uma pergunta, por que todo AWAC embarcado é por motor a hélice ? Existe alguma restrição ?

André Luiz.'.

Enquanto isso, o novo salão “Marítimo” do museu militar em Pequim tem agora um modelo de porta-aviões de propulsão nuclear CATOBAR, no qual pode ser visto um AWACS embarcado, drones e a versão naval do caça stealth J-20.“… Não é meio pretensioso já prever uma versão naval de um caça stealth que na versão original, baseado em terra, ainda não está operacional ?…

sub-urbano

Então a china ja começou a fazer um porta aviões CATOBAR? Mas não era só um projeto, um plano?

Roberto Bozzo

Valeu Galante….

Walfrido Strobel

Desde 2012 ja está voando o protótipo de um Y-7(An-24 chinês) com antena AWACS motor mais forte e cauda igual ao E-2, mas seus testes de decolagem em rampa mostraram que era melhor esperar uma versão de porta aviões com catapulta.
. http://4.bp.blogspot.com/-kk8pTGZLWI4/UBJmh9MB3QI/AAAAAAAANMg/Rhmpms0IgQI/s1600/chinese+people+liberation+army+navy+airborne+early+warning+and+control+aircraft+(AEW&C)operational+paf+Chinese+Airborne+Early+Warning+and+Control+System+(AEW&C)+Karakoram+Eagle+active+electronically+scanned+array+radar+aesa+(1).jpg

Jonas Rafael

André Luiz.’. 22 de agosto de 2017 at 15:11
(…)… Não é meio pretensioso já prever uma versão naval de um caça stealth que na versão original, baseado em terra, ainda não está operacional ?

Tipo Sea Gripen?

Jonas Rafael

Bom o Sea Gripen não é stealth, mas boto mais fé que o J-20 naval saia do que o pássaro embarcado sueco

Walfrido Strobel

Em complemento ao meu post acima.
Eles tambem estão pesquisando o Y-7 com radar chinês tipo Erieye do Y-8 AEW(An-12 chinês).
Este Y-7 é na versão convencional, mas serve para testarem o uso de uma versão AEW&C para escolherem com qual equiparão o futuro NAE.
Um AWACS ou um AEW&C com certeza vai sair em uma base do Y-7 modificado.
. http://4.bp.blogspot.com/__rQoK9r_ycs/SsjNuN4JdEI/AAAAAAAAAAM/4iYWby3-onU/s400/y-7-1254627631_44471.jpg

André Luiz.'.

Jonas Rafael 22 de agosto de 2017 at 16:43
Sim, é mais plausível que a China desenvolva uma versão naval do J-20. Eles têm motivação, recursos, e vontade política para isso! O Sea Gripen foi uma ‘ideia’, mas, pelo que sei, não houve nenhuma proposta concreta de desenvolver tal variante. Aliás, a Suécia opera Porta Aviões? Ou qualquer dos operadores internacionais do Gripen C/D e futuramente do E/F, algum deles tem P.A.?…
Acho que não, né?

Nonato

Então os porta aviões americanos não têm awacs?
Sei que eles têm um avião a hélice e com radar, mas não sei se é awacs.
Acho a China um perigo para a paz mundial.
Mas não se pode duvidar que são objetivos.
Não existe dificuldade para nada. Resolvem fazer e fazem…
Bem no meu estilo…

SmokingSnake ?

superpotência era o Brasil que já tem capacidade de fazer isso faz anos ?
https://www.youtube.com/watch?v=zp6_Li8DgiU&t

_RJ_

Em tempos de AESA, por que diabos um novo projeto com rotordome?

Gustavo

J-20 Naval? Eles vão ter dois Stealth navalizados então? Pois o J-31 tb terá sua versão naval.
Sendo assim, o J-15 será exclusivamente para uso no atual NAe.

E que baita grupo aéreo com um AEW&C deste projetado, J-20 e J-31…

Gustavo

Uma pergunta, quanto a catapulta eletromagnética, acredito que a disponibilidade do equipamento seja maior, bem como a capacidade de lançamento consecutiva, procede? SE sim, este é o motivo de termos apenas 3 neste NAe, e não 4?

Gripen BR

Jonas o pássaro embarcado sueco sairá se tiver demanda, o Brasil aposentou o A-12 e não pretende operar outro nae, nem a Suécia pretende operar um, o restrito mercado de aeronaves embarcadas, só resta a possibilidade (remota) que Índia se interesse pelo projeto. Se não ocorrer é impossível.

Carlos Alberto Soares

Tem PA ?
Tem que ter essa capacidade e o farão, ponto.

Marcos

China a passos largos em copiar o grumman . São muito eficientes em roubar dados. A china é que nem nuvem de gafanhoto. Quando dermos conta, já limparam a plantação.

Nonato

Um aesa substitui o radar “normal” dos awacs?

Hawk

Parece o E-2 Hawkeye! Mas acho que todo mundo já notou isso.

Jonas Rafael

GripenBR, só não te asseguro 100% que não sai porque indiano é tudo maluco e de lá eu espero qualquer coisa.

Walfrido Strobel

Nonato 23 de agosto de 2017 at 11:58
Um aesa substitui o radar “normal” dos awacs?
.
Nonato, sim, pode ser de duas formas:
A Airbus propôs no A310 que não vendeu usar em radome fixo 3 radares AESA de 120° de cobertura cada para fechar os 360°.
A própria Airbus em parceria com a ELTA israelense desenvolveu para o C-295 AEW&C um radar AESA em base giratória para fechar 360° de cobertura.
O modelo com 3 AESA fixos pode ter um custo inicial maior, mas tem uma manutenção bem menor por não ser giratório.

Luiz Trindade

Volto a dizer… A China esta se armando a custa dos olhos velados do mundo! E ao contrário da URSS, a China não vai estrangular sua economia e sim se utilizar dela, aliás já esta fazendo. Ninguém duvide que a China vai se contrapor fortemente aos EUA daqui à poucos anos. E o que mais impressiona é que agora é os EUA que estão fazendo papel da URSS.

Karl Bonfim

Os chineses tem tudo que uma superpotência precisa ter: capacidade industrial, não de obra farta, barata e qualificada, tecnologia, força de vontade. Como alguém já disse uma vez no passado: deixa o dragão chinês dormir em paz, quando ele acordar ninguém segura…

Gaineth

Karl Bonfim 23 de agosto de 2017 at 19:56
Os chineses tem tudo que uma superpotência precisa ter: capacidade industrial, não de obra farta, barata e qualificada, tecnologia, força de vontade. Como alguém já disse uma vez no passado: deixa o dragão chinês dormir em paz, quando ele acordar ninguém segura………………………………………A mãe dos dragões!

Otto Lima

Só para esclarecer, a diferença entre uma aeronave AWACS e uma aeronave AEW(&C) é tão somente de nomenclatura. AWACS é o nome do sistema desenvolvido pela Boeing especificamente para o E-3 Sentry da USAF e o E-767 da JASDF, enquanto AEW(&C) é um termo genérico para diversas aeronaves que fazem as mesmas funções, como o E-2 Hawkeye da USN, o E-99 da FAB ou o KJ-2000 da PLAAF.

Mauricio R.

Parece um mock-up russo, o Yak-44.
Mas aquele teria hélices contra rotativas e motorização de 10.290Kw.
O fim da URSS chegou antes que se tornasse realidade.