Comandante da 7ª Frota dos EUA perde o comando após acidente com destróier
O chefe da Frota do Pacífico (PACFLT) dos EUA removeu o comandante da 7ª Frota dos EUA da sua posição poucos dias após o segundo acidente mortal envolvendo um navio de guerra dos EUA este ano.
O vice-almirante Joseph Aucoin, atual comandante da 7ª Frota, deveria se aposentar no próximo mês, mas a mudança dos líderes da Marinha destina-se a acelerar a transição para a substituição de Aucoin, pelo contra-almirante Phillip Sawyer. Sawyer foi anunciado para liderar a 7ª frota dos EUA em maio.
O comandante da PACFLT, almirante Scott Swift, foi para o Japão desde Singapura para liberar oficialmente Aucoin do cargo.
“O almirante Scott Swift, comandante da frota do Pacífico dos EUA, exonerou o comandante da Sétima Frota, vice-almirante Joseph Aucoin, devido a uma perda de confiança em sua capacidade de comando” — disse um comunicado.
“O contra-almirante Phil Sawyer, que já foi nomeado e confirmado para o cargo e promoção para vice-almirante, assumirá o comando imediatamente”.
A mudança da liderança da Marinha ocorre quando os esforços de busca e resgate estão em andamento para 10 marinheiros que desapareceram de uma colisão na segunda-feira em que o destróier de mísseis guiados USS John S. McCain (DDG-56) foi atingido por um petroleiro químico no Estreito de Malacca, perto de Singapura.
A colisão de segunda-feira é o segundo acidente fatal entre um navio da Marinha e um navio mercante, após um incidente de junho em que sete marinheiros morreram a bordo de USS Fitzgerald (DDG-62).
Esses incidentes são dois dos quatro que levaram o chefe de operações navais almirante John Richardson a solicitar uma “pausa operacional” mundial em todo o serviço e uma investigação liderada pelo comandante das Forças da Frota dos Estados Unidos, almirante Phil Davidson, nas operações no Pacífico Ocidental.
Aucoin liderou a 7ª frota desde 2015.
Sawyer, um submarinista de carreira, atualmente é o vice-comandante da PACFLT. Antes de dirigir-se a Pearl Harbor para trabalhar na PACFLT, Sawyer comandou todos os submarinos na 7ª Frota como comandante do Submarine Group 7/Task Force 74/54 e, em seguida, todos os submarinos no Pacífico como comandante da Submarine Force U.S. Pacific Fleet.
FONTE: USNI