Malásia lança ao mar seu primeiro LCS Gowind
A Royal Malaysian Navy anunciou que está lançando o primeiro navio de combate litorâneo (LCS) do país, em uma cerimônia em 24 de agosto em Lumut.
A embarcação terá o indicativo visual 2501 e, segundo se informa, será batizado como KD Maharaja Lela.
Também chamados de Second Generation Patrol Vessels (SGPV), os seis navios da classe estão sendo construídos pelo construtor naval da Malásia, Boustead Holdings Berhad, sob contrato com o Ministério da Defesa da Malásia a partir de julho de 2014.
As seis fragatas planejadas para serem construídas foram projetadas pela DCNS (agora Naval Group) e são uma versão modificada e ampliada do design da corveta Gowind da empresa.
Com 111 metros de comprimento, as fragatas deslocam um pouco mais de 3.000 toneladas e possuem uma tripulação de 18 oficiais e 100 marinheiros.
A construção do primeiro navio, LCS 1, começou em março de 2016. O navio foi construído sob um conceito modular no qual várias seções anteriormente fabricadas do navio foram unidas para formar um casco de navio completo.
Após o lançamento, o LCS 1 iniciará seu processo de acabamento, durante o qual ela receberá seus sensores e armamento.
Como os principais navios de combate da Royal Malaysian Navy, os seis navios da classe estão preparados para transportar o míssil antinavio Naval Strike Missile da Kongsberg, os mísseis VL MICA da MBDA, um canhão Mk3 de 57mm da Bofors em uma torreta furtiva e um canhão automática MSI Seahawk de 30mm. Para a guerra antissubmarino, os navios serão equipados com sistemas de lançadores de torpedos J + S, agora entregues pela empresa britânica Sea.
FONTE: navaltoday.com