Porta-helicópteros HMS Ocean zarpa para sua última comissão
O navio-capitânia da Royal Navy, HMS Ocean, partiu para sua última missão no dia 29 de agosto, antes de ser retirado do serviço ativo.
O HMS Ocean é atualmente o maior navio da frota britânica e seu único porta-helicópteros.
O maior navio de guerra operacional da Grã-Bretanha passará os próximos meses no Mediterrâneo nas operações da OTAN antes de ser desativado em 2018.
A tripulação do navio passará os próximos quatro meses no mar — esta será a última vez que eles vêem o Reino Unido antes do final do ano.
No momento em que o HMS Ocean retornar a Plymouth, ele passará 11 meses de um período de 16 meses no mar.
Embora seja desativado no ano que vem, há rumores de que o navio vai se juntar à frota da Marinha do Brasil após sua aposentadoria da Royal Navy.
O HMS Ocean será substituído pelo porta-aviões Queen Elizabeth em 2020 de maior porte.
No entanto, até lá, a Grã-Bretanha será incapaz de realizar operações importantes de guerra anfíbia.
A população se alinhou no cais da cidade natal do HMS Ocean, Sunderland, para se despedir do gigante da Marinha e de sua tripulação de 200 militares.
Em abril, o Ministério da Defesa disse que “uma série de opções” estavam sendo consideradas para o futuro do HMS Ocean, acrescentando que era “muito cedo” para discutir quais poderiam ser essas opções.
FONTE: British Forces News
Na boa, já é nosso, esta fazendo o mesmíssimo caminho que fez o Ndm Bahia.
imagina uma operação conjunta dos FN e Fab, helicópteros ant sub Linx e Sea Hawk, ant superfície H-225 M e ataque terrestre Mi-35(Sabre), seria/será show e imporá moral na AL.
Boa tarde, o Poder Aéreo está fora do ar?? Não consigo acessar.
O Poder Aéreo está no ar.
Opa!
Não força as máquinas não, na volta passa no lava-jato (sem piadas!!), lava motor , baldeação, varram o convoo, deixa a chave na ignição que o bichão já já vai ostentar nossa bandeira e código de costado – G 70 – NPH – Navio Porta-Helicópteros – Rio de Janeiro (Sou bairrista mesmo!!)
kkkk
Ah, enche o tanque hein!!
“helicópteros ant sub Linx”
O Super Lynx não é ASW. Ele só faz a função de carregar o torpedo para onde a Fragata apontar.
Claro né Alexandre, se estivesse no chão seria Poder Terrestre!!! kkkkkk , só para descontrair!!! E Houston, como está? Já baixou a água??
Bardini, ele emprega o míssil Sea Skua, tb, ASV
Marcelo, a água começou a baixar em Houston. Abs!
Abs , meu amigo, !!!!
Otimo navio pra MB. Nossa marinha deveria ser de auto defesa, o nau serveria bem pra varias finalidades. Não vamos projetar força em lugar nenhum, então a MB deveria investir em navios de patrulha de costa, oceânicos, corvetas e só algumas fragatas de escolta nada mais. Helis anti-navio, de ataque como os cobras por exemplo, geral entre outrosas esquece essa de porta aviões. Outra a aviação de patrulha marítima deveria ser toda responsabilidade da MB e se fosse pra ter caças que fossem baseados em terra. Acho que muitos aqui concordam com isso. A MB tem qie ser resetada. Começar… Read more »
Acredito que será uma ótima aquisição, dará um fôlego imenso para a MB.
Por sua vez, a Royal Navy parece que está ficando “enxuta” demais, meio mal das pernas rsrs
É o navio Minas Gerais da Marinha do Brasil!?
Fiquem com seus naviozinhos, que minha cidade tem sua própria classe, e que vem carregando o piano nas costas a décadas 😛
Marcelo Andrade 1 de setembro de 2017 at 16:37 “..e código de costado – G 70 – NPH – Navio Porta-Helicópteros – Rio de Janeiro (Sou bairrista mesmo!!)…” Creio que não, acredito que se o Ocean for adquirido, sua sua classificação na MB será algo como “Navio Aeródromo de Helicopteros de Assalto” ou NAeHA e seu indicativo visual deverá seguir o mesmo padrão dos outros Navios Aeródromos que a MB já operou no caso A-11 e A-12, creio que poderá vir a ser um possivel A-13, mas isso claro de a MB adquirir, claro e tudo isso é somente uma… Read more »
*se
Eu também vejo o “Ocean” utilizando o “G”…na Royal Navy ele utiliza a letra “L”,própria para
“anfíbios” e não o “R” para NAes.
Uma excelente oportunidade para a MB, nossa esquadra poderá potencializar até mesmo sua estrutura de missões humanitárias e da ONU com tal meio, além de poder embarcar meios para realizar ASW, novo, bom e barato,três características raras de se verem juntas, é pegar ou perder.
Fará sentido se (como ele é capaz de transportar o Chinook), e, se os elevadores dele são capazes de operar o chinook, ele possa operar um F-35B (um esquadrão bem reduzido de 6 no máximo). Porém, ainda existe um certo problema em relação ao piso suportar o calor do motor em aterrissagem do F-35, bem como, ele só faz 18 nós de máxima (ao que me consta, o F-35B precisa de 22 nós pra decolar no Wasp/America). Para transportar os h225 disparadores de mísseis e torpedos não faz sentido, pois um heli que não pode pairar mais de 10min não… Read more »
Bavaria… . O HMS Ocean nunca operou nem mesmo com “Harriers”…transportar é uma coisa…operar de forma eficiente e segura é outra bem diferente…o HMS Ocean nem mesmo conta com sistema eletrônico que auxilia o pouso, como encontrado em NAes, LHDs e LHAs da US Navy, muito menos uma “rampa” como havia nos NAes da classe “Invincible” de tamanho similar. . Os LHDs da US Navy estão passando por modificações assim como o novo LHA USS América precisou passar também, mesmo depois de comissionado e o mesmo está ocorrendo com o “Cavour”da marinha italiana também para embarcar o F-35B, então imagine… Read more »
Olá Colegas,
Pelo que lembro, há um impedimento técnico para operar F35B no Ocean. Alguém comentou que o piso foi projetado para helicópteros que exalam os gases para os lados, enquanto que o F35 exala muitos gases para baixo. É provável que o piso não suporte esses gases quentes exalados pela turbin do F35 durante sua decolagem vertical.
Camargo…
.
acho que você quis dizer “pouso vertical” e não “decolagem vertical”…esta última só é possível
com a aeronave com pouco combustível e sem armamento. O “piso” ao menos nas áreas reservadas para pouso nos LHDs por exemplo estão sendo “reforçadas”, além de reforço estrutural e mesmo relocação de armas e sensores para operar mais confortavelmente com o
F-35B.
abs
Almirante Dalton, por acaso tu sabes as dimensões dos elevadores do HMS Ocean.
g abraço
Olá Dalton.
Perfeito. Claro que a memória não ajuda mais, mas lembro deste comentário acho que em um post anterior sobre a aquisição do Ocean. De qualquer modo, a operação de F35 pela MB deveria passar por um plano integrado com a FAB lá na definição do FX2. Claro que se for adequado, a MB poderá operar o F35B também em apoiando as missões do FN. Se a MB realmente optar por manter uma avião de caça, o melhor será mesmo construir um novo NAe com as especificações próprias.
é possivel o mesmo ser navio capitãnia da nossa armada….
“Fará sentido se (como ele é capaz de transportar o Chinook), e, se os elevadores dele são capazes de operar o chinook”.
Não tem tal capacidade os elevadores do ocean…
Duas dúvidas:
1. UH-15 e UH15A tem alguma proteção contra corrosão?
2. Alguém já viu o UH-15 e UH-15A com as pás dobradas? Existe esta capacidade?
F-35B para Ocean não faz o menor sentido…
Um F-35B custaria fácil mais de U$ 150 milhões. A MB só vai ter condições para isso pra lá de 2028. Isso se a coisa começar a melhorar e outros meios da fila forem adquiridos.
Penso em se tratar de uma autentica compra de oportunidade. A MB não pode perder essa belonave.
Bardini, não sei quanto às pás, mas sei que a cauda não dobra.
Srs, pelo que li em outros sítios, a comissão para verificar as condições do Ocean não viajou pra Inglaterra…foi dito que o Almirante Leal “segurou” a viagem pois o MD não estaria disposto a negociar está aquisição com o governo. Alguém sabe de algo ?
Bavaria Lion, a versão armada do H-225M da MB não irá transportar torpedos. Somente os AM-39. Essa aeronave não será ASW e sim, somente ASuW. F-35B? Esquece, não opera a partir do Ocean. Sem falar no custo de aquisição, operação e manutenção, todos incompatíveis com a atual e futura situacões da MB. Quanto aos UH-15 poder dobrar a cauda e as pás do rotor, nunca vi nenhum dos da MB assim. Acredito que a versão armada deveria ter essa capacidade. Se não dobrar, acredito que não possa ser hangarado, pois acho que não caberia nos elevadores do Ocean. Os SH-16… Read more »
O elevador do Ocean é dimensionado para passar o Sea King. Como fica a comparação de tamanho com a Kombi se ela não dobrar a cauda?
Acho quem não passa…
Ok… Segundo o MO, o bicho dobra as pás:
http://2.bp.blogspot.com/-X3FUUbGRIa8/VNFJ9fFnbbI/AAAAAAAAj80/M8YszeQBISo/s1600/almirante-saboia-G25-PWSB-ml-01-02-15-8%2Bcopy.jpg
Resta a dúvida do comprimento do bicho sem dobrar o rabo.
Olá Bardini. Creio que a questão orçamentária não seria o determinante na MB adotar ou não o F35. Com certeza o Ocean não serviria para isto, nem na MB nem na Royal. Aliás, é bom lembrar que a Royal Navy preferiu construir novos NAe´s para operar o F35 do que adaptar o Ocean para isto. A pergunta anterior ao orçamento é se a MB irá operar ou não uma aviação de caça, porque esta decisão deverá passar pela integração da MB com a FAB para otimizar o treinamento e manutenção das aeronaves, padronização do armamento e ainda, na construção de… Read more »
A MB pretende operar asa fixa embarcada. Quando? Nem eles sabem.
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Não sei de nada no preto e no branco que impeça a MB de escolher outra aeronave por conta da padronização com a FAB. Se fosse para padronizar, o certo então seria fazer como era no passado, FAB operando embarcado. Não existe padronização melhor e mais barata que esta.
Sei não e as escoltas ?
Olá Bardini. Você tem razão quando menciona que as forças armadas brasileiras ainda são amadoras quanto à padronização de equipamento e recursos. Basta vermos o que aconteceu com as frotas de helicópteros da FAB, MB e EB. Inclusive, o mais simples, que é padronizar a nomenclatura dos equipamentos, nunca foi tentado. Contudo, em algum momento as forças armadas terão que integrar seus esforços para otimizar os recursos. Pelo que acompanho, já fizeram muito. Mas sempre poderá ser feito mais. Claro que considerando a especificidade de cada missão e tudo mais que está envolvido, mas será preciso pensar as forças armadas… Read more »
Caro Carlos,
Segundo a entrevista do comandante de MB, nem ele sabe dizer o que será do ProSuper, tanto que a prioridade dele agora é o ProSub e as Tamandarés. E quem sabe, o Ocean se a comissão técnica recomendar a aquisição. Mas isso já debatemos muito, não?
Bardini, sobre as dimensões do elevador dele, foi justamente pensando na kombi que eu perguntei mas Também tenho está dúvida.
G abraco
Quantas aeronaves e quais operaríamos nele em média? A compra desse meio já faz parte dos planos para a futura missão da ONU na África!?
As notícias de hoje não são nada boas. Adeus Oceano!!!
*Ocean
Olá Adson, quais más noticias são estas? O barco afundou? riso.
Existe uma real possibilidade, a MB está comissionando alguns militares do NDM Bahia no “U.S WASP” da US Navy a fim de adestramento nas áreas de operações anfíbias e operações aéreas…
Como será pago em várias prestações e sonhar não paga, faz logo a compra do mês – bem que poderia vir com os 4 Chinooks HCM-K2, 8 Apaches e os 2 Merlims EH101. Completariamos com UH 15A/ H225M, SH16 e Super Linx AH-11A. Uma máquina de guerra!
Existe uma real possibilidade, a MB está comissionando alguns militares do NDM Bahia no “U.S WASP” da US Navy a fim de adestramento nas áreas de operações anfíbias e operações aéreas… Penso que não tem a nada a ver. Isso não impactaria a vinda ou aquisição do Ocean. O NDM Bahia é um navio que já está nos adestramentos da MB a dois anos. Caso se aproxima a data da missão na África pela ONU é natural que o NDM parta primeiro, até porque o Ocean uma vez adquirido pela MB deverá ser comissionado, bem como a sua ala aérea… Read more »
camargoer 2 de setembro de 2017 at 20:50
Julgman não está se empenhando pela aquisição. Almirante Leal cancelou a ida de oficiais para novas inscrições e avaliações. Adeus Ocean.
Não sei não! Acho isso tudo especulação ou uma forma de blindar a grandeza dessa negociação. Existe um compromisso verbal entre a RN e a MB do Brasil em que a prioridade da venda é para Brasil! E acho que a MB está usando bem isso da parte dela. Convenhamos! Qual é o real interesse da MB em fazer uma inspeção NOW em um navio de guerra que está partindo para uma missão em mar aberto por quatro meses! A inspeção deveria ser feita no seu retorno ou in loco na etapa final da missão, daí sim veria: vazamentos, avarias,… Read more »
Ora TGS, voce compraria um carro usado do Jungmann?
Imagino que seria um carro muito caro para os meus padrões, embora usado. Compraria sim! seria de baixíssima kilometragem, quase zero pois, ele só anda de chofer nos carros governo, como deputado ou como ministro.