Dmitry Donskoy, maior submarino do mundo, está de volta à base depois de três meses de viagem
O submarino nuclear da Rússia retornou à base da Frota do Norte em Severomorsk
MURMANSK. O submarino nuclear da Rússia, The Dmitry Donskoy, o maior do mundo, retornou à base da frota do norte em Severomorsk, disse o serviço de imprensa da Frota do Norte no dia 4 de setembro.
“A equipe do submarino esteve longe da base por mais de três meses. Participou do desfile naval principal por ocasião do Dia da Marinha da Rússia em Kronshtadt e realizou tarefas de treinamento de combate no Mar de Barents”, disse a Frota do Norte.
Em Severodvinsk, o submarino foi recebido pelo contra-almirante Arkady Romanov, seu ex-comandante. Ele ouviu um relatório do atual comandante do submarino, capitão 1ª classe Oleg Tsybin, na conclusão bem-sucedida das tarefas e retorno à base, felicitou a equipe e agradeceu aos marinheiros por seu serviço.
O submarino pesado de propulsão nuclear Dmitry Donskoy é o maior submarino operacional do mundo, da classe “Typhoon” ou Project 941 (Akula). Tem 170 metros de comprimento e 23 metros de largura. Seu calado na superfície é de cerca de 11 metros e deslocamento submerso, 50 mil toneladas.
Em junho de 2017, o submarino realizou sua primeira viagem de superfície de Severomorsk para Kronshtadt através do estreito do Báltico e do Golfo da Finlândia.
FONTE: Agência TASS