INS Arihant

INS Arihant, primeiro submarino nuclear autóctone indiano

O jornal India Today, que foi a primeira publicação a dar notícias sobre o desenvolvimento do primeiro submarino nuclear autóctone indiano INS Arihant e dos mísseis balísticos lançados de submarino K-15 e K-4, revelou mais informações sobre os Programas de Submarinos Nucleares da Índia. O jornal confirmou que o INS Aridhaman, o segundo submarino nuclear de mísseis balísticos da Índia, será um navio da classe “Arihant” esticado e terá o dobro das capacidades de transporte de mísseis. Provavelmente o INS Aridhaman será o líder de uma nova classe de SSBN.

O navio seguinte ao INS Aridhaman será semelhante ao navio principal, e atualmente é designado como S4, que terá mais uma unidade idêntica.

O India Today também confirma que a Marinha da Índia já começou a trabalhar no sucessor da classe “Aridhaman” há pelo menos uma década. Essa futura classe de SSBN ainda maior será designada como S5 e será tão grande quanto os submarinos nucleares da classe de “Ohio” atualmente usados pela Marinha dos Estados Unidos.

Não está claro quantos navios de classe S5 serão construídos neste momento, mas a construção da nova classe de SSBN ainda está para começar e é provável que ainda leve uma década para começar a construção.

No ano passado, a Marinha Indiana deu o sinal verde para iniciar o trabalho de projeto de seis novos submarinos nucleares de ataque (SSN) que serão desenvolvidos em paralelo à Frota de Submarinos de Mísseis Balísticos (SSBN), de modo que o trabalho em ambos os projetos continuará de forma independente.

Ainda sem nome, os seis submarinos nucleares de ataque serão ainda mais discretos para fazer ataques furtivos e missões de vigilância e foi relatado que a construção de submarinos de ataque convencionais da classe “Scorpene” na Índia ajudou o Naval Design Bureau na obtenção de know-how técnico para entender e desenvolver melhor um casco mais furtivo.

FONTE: idrw.org

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments