Coreia do Sul lança seu nono e último submarino de ataque KSS-2
A construtora sul-coreana Hyundai Heavy Industries (HHI) lançou o nono submarino de ataque diesel-elétrico KSS-2 (Type 214) da Marinha da República da Coreia (RoKN).
O Sin Dol-Seok de 1.800 toneladas foi lançado no dia 7 de setembro em uma cerimônia realizada no estaleiro HHI em Ulsan, de acordo com um release da RoKN. O submarino, que teve a quilha batida em 2014, deve ser o último da classe, que tem um comprimento total de 65 m e uma boca geral de 6,3 m.
O RoKN atualmente opera cinco das nove unidades da classe, que possuem sistemas de propulsão independente do ar (AIP).
O Sin Dol-Seok é o sexto KSS-2 construído pela HHI. Outra empresa sul-coreana, a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), lançou os outros três submarinos da classe.
A classe KSS-2 é propulsada por dois motores diesel MTU e células de combustível de membrana eletrolítica de polímero da Siemens, que permitem que ele permaneça submerso por até duas semanas sem precisar usar o snorkel.
Cada submarino pode transportar uma tripulação de 40 militares, alcançar profundidades de até 400 m, e tem uma velocidade máxima subaquática de 20 nós e 12 nós quando na superfície. Os submarinos são equipados com sistemas de sonar montados na proa, nos flancos e sonar rebocado.
FONTE: Jane’s