Submarino classe Akula

SSN Project 971 classe “Akula”

A Índia está planejando enviar uma equipe de construção naval a um estaleiro russo para testemunhar o complexo processo de reconversão e modernização de submarinos nucleares de ataque

NEW DELHI – A Índia decidiu prosseguir com seu plano de alugar um terceiro submarino nuclear de ataque da Rússia. Fontes disseram que um SSN Project 971 foi escolhido entre muitas opções e que o submarino seria submetido a grandes reparos e modernização em um estaleiro russo antes de ser entregue à Índia.

A remodelação será realizada no estaleiro russo em Severodvinsk e o navio remodelado será denominado ‘INS Chakra-III’. Todo o processo será concluído durante um prazo estimado de seis anos.

“Adquirir outro submarino de ataque nuclear (SSN) da Rússia não é só prudente, mas também uma exigência para a segurança nacional da Índia. Um SSN é necessário para influenciar eventos em áreas distantes do interesse marítimo do país, onde as forças de superfície e aviação convencional não podem operar por qualquer motivo”, disse ao Sputnik o capitão Gurpreet S Khurana (Diretor Executivo, Fundação Nacional Marítima).

A Índia também está aguardando a entrega de um segundo SSN do Project 971 (classe “Akula”) que foi arrendado da Rússia há um ano. A Marinha Indiana (IN) atualmente opera dois SNNs; o mais antigo é o INS Chakra, anteriormente o K-152 Nerpa da Marinha russa, incorporado pela Marinha em abril de 2012. O segundo SSN da Índia, INS Arihant, é um submarino nuclear de mísseis balísticos, construído localmente, incorporado em agosto de 2016.

No momento, as negociações estão em andamento para acomodar o desejo da Índia de enviar uma delegação de construtores navais para o pátio de Severodvinsk para testemunhar e auxiliar na remodelação e modernização do terceiro SSN que a Índia pretende alugar. A experiência adquirida seria de grande ajuda para os construtores navais indianos que estão sendo encarregados da construção local de pelo menos seis submarinos de propulsão nuclear, com um custo estimado de mais de US$ 12 bilhões.

FONTE: Sputnik

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments