Alemanha: 5 novas corvetas K130 por 2 bilhões de euros
BERLIM — A agência alemã de compras de defesa (BAAINBw) anunciou no dia 12 de setembro que adjudicou um contrato de cerca de 2 bilhões de euros (US$ 2,4 bilhões) ao consórcio ARGE K130 de construtores navais liderado pelo Lürssen Werft GmbH & Co. KG para a construção de cinco novas corvetas K130 a serem entregues de 2022 a 2025.
A agência disse que o contrato daria à Marinha Alemã mais navios de guerra comprovados para acompanhar suas maiores responsabilidades dentro da aliança da OTAN.
O consórcio também inclui ThyssenKrupp Marine Systems GmbH e German Naval Yards Kiel GmbH, que iniciaram ações legais para serem adicionadas ao grupo de construtores.
Em julho, o regulador de concorrência da Alemanha, o escritório federal de cartéis, disse que não bloquearia movimentos da Luerssen e Thyssenkrupp para expandir o consórcio depois de não encontrar evidências de preocupações antitruste.
As empresas decidiram unir forças depois que um tribunal alemão confirmou um protesto dos estaleiros navais alemães contra a decisão do ministério de criar uma competição aberta para as corvetas, uma decisão que foi então contestada pelo ministério.
FONTE: Reuters