Navio-Escola ‘Brasil’ comemora o 195º Aniversário da Independência do Brasil
Por ocasião da estadia do Navio-Escola “Brasil” no porto de Barcelona, no dia 7 de setembro, foi realizada a bordo, durante a recepção protocolar, a Cerimônia comemorativa ao 195º Aniversário da Independência do Brasil.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, como o Deputado Federal Arlindo Chinaglia, a Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona Embaixadora Maria Elisa Berenguer, o Adido Naval e Aéreo Coronel Alan Elvis de Lima, o Adido de Defesa Coronel Carlos Eduardo Machado Gouvêa, além de representantes da Armada Espanhola e do governo local. Na ocasião, houve a entrega da condecoração da Ordem do Rio Branco ao Sr. Antoni Traveria Celda, Diretor da Casa América Catalunya. A condecoração é destinada a galardoar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, podendo ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.
O NE “Brasil” é o terceiro navio da MB a ostentar esse nome em homenagem ao nosso País. Construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, passou por diversas fases até ser submetido à mostra de armamento e incorporado à armada em 21 de agosto de 1986. Em 2017, o navio realiza a XXXI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM).
NOTA DO PODER NAVAL: O Navio Escola Brasil – U 27 foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ e seu projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval – DEN a partir do casco das fragatas Vosper Mk.10, classe Niterói.
Na concepção original, o NE Brasil teria um canhão de 76 mm na proa, mas por medida de economia (sempre ela), este armamento foi eliminado e permaneceram apenas dois canhões de 40 mm e 4 canhões de salva de 47 mm.
Conheça mais sobre a história do Navio-Escola Brasil no site Navios de Guerra Brasileiros – NGB, clicando aqui.