RFA Tiderace

RFA Tiderace

O navio da Royal Fleet Auxiliary RFA Tiderace chegou às águas do Reino Unido depois de ter começado viagem quase dois meses atrás, de Okpo, Coreia do Sul, onde foi construído pela Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME).

O segundo dos quatro navios da classe “Tide” começou sua viagem em 3 de agosto e chegou a Falmouth na manhã do dia 25 de setembro.

Agora que está no Reino Unido, o RFA Tiderace de 39 mil toneladas iniciará um programa de customização onde irá receber blindagem, armamentos de autodefesa e sistemas de comunicação.

Espera-se que o RFA Tiderace passe cerca de quatro meses de customização antes de começar uma rodada de testes finais do mar antes de entrar em serviço no próximo ano.

Enquanto isso, o navio líder na classe, RFA Tidespring, deverá terminar os testes finais de mar nas próximas semanas e entrar em serviço antes do final deste ano.

Os navios da classe “Tide” de 39 mil toneladas podem transportar até 19 mil metros cúbicos de combustível e 1.400 metros cúbicos de água fresca em apoio às operações da Royal Navy em todo o mundo.

Eles foram projetados para apoiar os novos porta-aviões da classe “Queen Elizabeth”, o primeiro dos quais, HMS Queen Elizabeth, chegou a Portsmouth no mês passado.

A classe “Tide” possui uma plataforma de voo capaz de receber o grande helicóptero Chinook e oferece melhorias significativas em relação aos navios-tanque anteriores da RFA, como cascos duplos e maiores medidas de proteção ambiental.

Modelo 3D da classe Tide
Concepção artística de um NT classe Tide reabastecendo um destróier Type 45

FONTE: navaltoday.com

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments