‘Belfast’ será o nome da segunda fragata Type 26 da Royal Navy
A segunda fragata Type 26 da Marinha Real, será chamada HMS Belfast, anunciou o First Sea Lord, Almirante Philip Jones, em 27 de setembro.
A futura HMS Belfast continuará com o nome do antigo cruzador leve HMS Belfast (C35) que lutou na Segunda Guerra Mundial e na Coreia.
O antigo Belfast é agora um navio museu no Pool of London, como parte dos Museus da Guerra Imperial, e tem permissão para arvorar o White Ensign da Royal Navy.
Todas as oito fragatas Type 26 a serem construídas para a Royal Navy terão nomes de cidades, por issos serão conhecidas como “City Class”. A primeira será a HMS Glasgow.
“Como nação insular, somos totalmente dependentes do mar para a nossa segurança e prosperidade”, disse o almirante Sir Philip Jones, First Sea Lord, em julho deste ano, quando anunciou o navio principal na classe. “A ‘City Class’ confirma o vínculo histórico entre os navios de combate da Royal Navy e nossos grandes centros de comércio e indústria”.
As fragatas Type 26 são 18,3 metros mais longas e 2.000 toneladas mais pesadas do que as suas predecessoras e serão equipadas com sonar de casco e rebocados, mísseis de defesa antiaérea Sea Ceptor e um canhão principal de 5 polegadas.
Os navios também terão uma baia de missão para contêineres que transportam equipamentos para tarefas específicas, como socorro de desastres e contarão com uma plataforma de voo grande o suficiente para receber um Chinook — embora os helicópteros Merlin e Wildcat da Fleet Air Arm sejam mais comuns.
Três navios da classe estão atualmente sob encomenda de um contrato de £ 3,7 bilhões entre o Ministério da Defesa do Reino Unido e a BAE Systems.