Super Étendard Modernisé

Super Étendard Modernisé (SEM)

Conforme relatado hoje pelo Chefe de Gabinete de Ministros em seu relatório à Câmara dos Deputados da Argentina, os 5 (cinco) jatos Dassault Super Étendard Modernisé que serão incorporados à Aviação Naval, carregaram os números 1, 31, 41, 44 e 51 durante o serviço com a Aviação Naval Francesa (Aeronavale).

Deve-se notar que todos correspondem à versão “SEM 5”, a última das modernizações que foram aplicadas ao Super Étendard e que lhe permitiram continuar no serviço de primeira linha na França até 2015.

Juntamente com as aeronaves virão todas as peças sobressalentes e componentes que permaneceram em estoque no momento da retirada da França do modelo de serviço ativo. Além de peças sobressalentes e componentes, bancadas de teste e um simulador serão incorporados.

Deve-se também mencionar que todo o material incorporado está em conformidade com os regulamentos ambientais atuais. Neste sentido, é importante informar que o último material que não obedeceu a essas normas, pastilhas de freio, será substituído por outro de origem nacional ajustado aos regulamentos.

O montante total da operação, incluindo o seu transporte da Europa para a Argentina, é de 14 milhões de euros.

FONTE: Fuerzas de Defensa Argentinas

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Delfim Sobreira

E os Exocet ?

Nunao

Delfim Sobreira, a matéria não menciona armamentos no pacote.
.
Então, se a Armada Argentina estiver adquirindo novos mísseis AM-39 Exocet para essas aeronaves, não deve ser nesse pacote de 14 milhões de euros, a não ser que não tenham declarado isso.
.
“Juntamente com as aeronaves virão todas as peças sobressalentes e componentes que permaneceram em estoque no momento da retirada da França do modelo de serviço ativo. Além de peças sobressalentes e componentes, bancadas de teste e um simulador serão incorporados.”

fabio Souto.

Nunão com quantos aviões SUE a armada argentina contara agora?

Nunao

Não sei.

fabio Souto.

A MB vai receber mais 2 A-4 modernizados esse ano?

Delfim Sobreira

Se depender do UK estes SE serão desdentados.

Nunao

Fabio, também não sei.
Aproveitando, você sabe se já saiu no Diário Oficial a autorização de serviço para transporte do casco do futuro NPa Maracanã do EISA para o AMRJ?

Top Gun Sea

Aos poucos as Forças Armadas da Argentina está fazendo discretas implementações dentro da sua realidade atual.

Nunao

Delfim Sobreira, até onde sei o Reino Unido não fornece qualquer armamento para o Super Etendart, então isso não depende dos britânicos, seja no mundo real ou em hipóteses.
.
E a Argentina também comprou armamento de origem francesa antes e após o conflito de 1982 sem que isso dependesse do que o Reino Unido quis sse ou não .

Top Gun Sea
Top Gun Sea

O mordomo do Conde Drácula está soltando verbas para emendas parlamentares para se manter no poder. Pelo menos as forças vão receber uma ajudinha extra.

fabio Souto.

Nunão tenho vergonha de dizer maa não aprendi a consultar o DOU para ver
se saiu a AES do Npa. Maracana, vc pode nos infomar sobre isso?

Top Gun Sea

Acho que com esta verba agora ficou mais garantido a vinda do Ocean – quem sabe dá para vir uns 3 Chinooks e uns 6 Apaches, o restante completamos com a Kombi, Lynxs e Seahowks.

Bavaria Lion

Um bom negócio para ambos. Na ultima missão do CDG, lamentei muito não terem usado o Super Entertad. Era pra ter voado junto do Rafale e entrado na aposentadoria com a ultima vitoria militar.

Nunao

Fabio, você pode em sorte.
Saiu hoje a adjudicação do processo licitatório, oficializando de vez o resultado.
Creio que a autorização para o serviço não tardará.
Está na coluna esquerda da página do link abaixo, pertinho da compra pelo AMRJ de um par de sedãs Nissan Versa bem por um bom preço, creio eu.
.
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=20&data=04/10/2017

Nunao

Ops, corretor automático de m…
Quis dizer “Fábio, você tem sorte”

fabio Souto.

Nunão sera que sai esse mês a AES? obrigado pela informação.

Nunao

Fábio, se você treinar fazer a pesquisa no DOU e checar todo dia, quem sabe sai mais rápido? Tipo ficar olhando a água na chaleira pra ver se ela ferve mais rápido, né? Contamos com você!

fabio Souto.

A aviação naval argentina contara agora com quantos SUE?parece que eles não tinham mais
nenhum SUE operacional?

igortepe

Só 5 exemplares? De acordo alguns sites, a França retirou de serviço 35 Super Étendard Modernisé (SEM).

Tallguiese

Bem eles devem ter estocados os mais antigos até chegarem peças para reposição. De repente vão colocar eles pra voarem também!!!

fabio Souto.

Essa verba que foi desbloqueada creio que va para o prosub, o Ocean poderar ser comprado
se for, com verbas do orçamento de 2018.

Fernando "Nunão" De Martini

“igortepe 4 de outubro de 2017 at 21:58
Só 5 exemplares? De acordo alguns sites, a França retirou de serviço 35 Super Étendard Modernisé (SEM).”
.
Ué, compraram o que o bolso permite adquirir e operar. Quem no auge da gastança com equipamento antes de 1982 comprou 14 Super Etendard não compraria nunca 35 aviões do tipo na situação de hoje. Nem que desses 35 tivessem comprado agora a mesma quantidade de 14 do início dos anos 80 conseguiriam operar hoje, na situação em que estão nos últimos anos.

Fernando "Nunão" De Martini

“Tallguiese 4 de outubro de 2017 at 22:00 Bem eles devem ter estocados os mais antigos até chegarem peças para reposição. De repente vão colocar eles pra voarem também!!!” . Tallguiese, que eu saiba as verbas da Armada Argentina só davam para manter em voo algo próximo dessa mesma quantidade que compraram agora. Não sei precisamente e por isso não dei números ao Souto, mas a disponibilidade na última década tem sido muto baixa em todos os equipamentos da Armada Argentina, portanto não creio que os Super Etendard argentinos sejam exceção. . Não sei se da quantidade parada quantos provavelmente… Read more »

fabio Souto.

Nunão a dificuldade é tão grande que a armada Argentina tinha segundo entendi
desativado todos seus SUE remanescentes de 82.

Fernando "Nunão" De Martini

Aí eu já não sei, mas não duvidaria. Essa reportagem de 2013 do Clarin mostra a situação da Força Aérea Argentina à época, e apesar de não tratar dos aviões da Armada, a lógica indica (ao menos) que não devia ser muito direrente a situação dos aviões navais:
https://www.clarin.com/politica/apenas-volar-aviones-fuerza-aerea_0_BJOQsrcswXx.html

fabio Souto.

Se eles tivessem ao menos 8 ou 10 SUE, porque iriam pedir para o Brasil
alugar caças F-5 para a reunião de cúpula do G20 em Buenso aires 2018?

Burgos

Nao Sei pra vcs
Mas pra mim trocaram 6 por meia dúzia
Mesmo sendo modernizadas toda celula tem uma vida util (tempo de uso).
Não achei uma boa aquisição não
Acho que tem coisa melhor no mercado.
Mas pra quem tá sem nada, daqui a pouco tá com 5.
Vão lá !!!
Sejam felizes !!!
O negócio é correr atrás
??????

Bavaria Lion

fabio

Esse não é caça, quase não tem capacidade ar-ar. Ele é ataque ar-superficie e embarcado.

Fernando "Nunão" De Martini

Souto, é bem isso que escreveu o Bavaria Lion. Pois se fosse por isso, bastaria colocar em condições de voo uma quantidade razoável dos trinta e poucos A-4AR para essa tarefa de defesa aérea – ainda que não sejam interceptadores supersônicos (e os Super Etendard também não são), ao menos têm um bom radar para combate ar-ar e mísseis AIM-9M muito mais capazes que os Magic I dos Super Etendard da Armada. Além disso, nem sei se os pilotos da Armada teriam a mesma proficiência dos da Força Aérea pra missões de defesa aérea. Na França ambas as forças se… Read more »

fabio Souto.

Esse drama também vive a aviação naval brasileira dos 23 A-4 comprados, apenas
6 sobraram.

Carlos A Soares

Super Étendard ?
Eles com certeza tem Exocet estocados e linha aberta para compra.
Um completa o outro e vice-versa.
Muito interessante a atuação de bombardeiro na guerra das Malvinas.
Foi diferencial, os Ingleses sabiam disso e ….
_______________________________________

http://www.naval.com.br/blog/2017/05/04/35-anos-do-ataque-ao-destroier-hms-sheffield/

________________________________________

Fico triste com a situação das FA’s dos Argies, muito triste.
Estamos “quase” na mesma situação exceto o EB.
OS ARGIES DEVERIAM SE ALIAR A INDÚSTRIA DE DEFESA ISRAELI.
Shalom.

Carlos A Soares

Adorei a frase:
“Um ancião no grande jogo”
Aqui a história completa, da sua criação, os motivos para tal, as modernizações, atuações etc etc.
Adorei:
http://www.defens-aero.com/2016/03/super-etendard-modernise-tire-reverence-chasse-embarquee-marine-nationale.html

Carlos A Soares

Caso apareça um engraçadinho aqui sugerindo para a MB …..
O melhor para a MB neste momento seria modernizar todas as células possíveis do A 4 sobre liderança dos Israeli, na EMBRAER e renegociando tal contrato para uma integração maior de armas.

Alejandro Perez

A Av Naval Argentina contará com aproximadamente 9 SE em plenas condicoes, pelos comentarios dos meios argentinos.
9 SE
6 Turbo Tracker
3 Orions
mais Helicópteros… Pouco ainda, mas ja esta melhorando.
Pro fim do ano se anunciam os FA50pra FAA e os novos OPVs pra Armada.

Alejandro Perez

fabio Souto. 4 de outubro de 2017 at 23:02

Se eles tivessem ao menos 8 ou 10 SUE, porque iriam pedir para o Brasil
alugar caças F-5 para a reunião de cúpula do G20 em Buenso aires 2018?

Por que essa é uma FAKE NEWS.

Carlos A Soares

Alejandro Perez
Não são aptos para defesa ar-ar, embora possam fazê-lo.
Onde você leu a compra firme de FA 50 ?
Onde vc leu 4 unit SE operacionais ?
Poste para enriquecer o tema !
____________________________

As 5 células foram as últimas, NÃO há mais ….
Está no link que postei, as demais tomaram outros destinos ….
foram inativadas, fora de combate.

fabio Souto.

Alejandro es argentino? quantos navios a flota del mar tiene parados para manutencion?

Blind Mans Bluff

@Delfim Sobreira
Se depender do UK estes SE serão desdentados.

Em tempos de BREXIT, nao ha nada que o UK/Theresa May possa fazer contra isso.

Bavaria Lion

Os A-4M terão uma capacidade ar-ar considerável, por usarem o radar ELTA 2032 e a missilística israelense (além de poder usar uma gama de armamentos maior, por causa da compatibilidade do ELTA).

Os SE têm um radar orientado ao solo (O “anemone”), que ao que parece nem foi integrado para operar com o MICA IR, e como os magic estão fora de linha nem ele tem IRST instalado, de arma ar-ar ele só deve ter os canhões. E para dogar, ele não é muito ágil como o parafusinho A-4. Como avião de ataque, tem uma história operacional respeitável…

Saudações.

Fernando "Nunão" De Martini

Bavaria Lion, até onde sei os mísseis Magic II, apesar de não mais fabricads,ainda são empregados por caças franceses da família Mirage, e continuam a aparecer em imagens de operações recentes com os modelos C, B, D e N.
.
Seria o caso dos argentinos conseguirem adquirir um pequeno lote dos estoques franceses ainda na validade ou que tenham pelo menos o propelente revalidado, como foi o caso do Brasil quando comprou os 12 jatos Mirage 2000 C e B.

Bavaria Lion

Pensando assim… deve ser por isso que não o utilizaram na ultima campanha do CDG… ele é bem indefeso no cenário ar-ar. Para utilizá-lo para atacante, o Rafale M tinha que ir de escolta (embora só tenha saído com bombas nos pilones, a quantidade de recursos para se evadir e dogar com canhão do Rafale é enorme).

Terminaram não o utilizando por redução de custos, uma pena.

Dalton

Bavaria… . o real motivo do “SEM” não ter sido utilizado a bordo do “CDG” em sua última campanha antes da modernização de meia vida pela qual está passando agora é que finalmente conseguiu-se um número adequado de “Rafales M” para serem embarcados…antes havia apenas um esquadrão completo enquanto um segundo esquadrão estava ainda incompleto…fora os “Rafales M” para treinamento, que encontravam-se em manutenção, etc. . São 3, os Esquadrões de “Rafale M” agora, “11F”, “12F” e “17F”…o “F” responde por “Flottille” ou “Esquadrão” no bom português e dois sempre estarão embarcados…um total de 24 aeronaves…fora…aeronaves para treinamento ou testes… Read more »

donitz123

Agora faço a pergunta que não quer calar.
.
Quanto tempo vai levar para MB inventar de comprar uns também?

Fernando "Nunão" De Martini

“donitz123 5 de outubro de 2017 at 9:54
Agora faço a pergunta que não quer calar.
Quanto tempo vai levar para MB inventar de comprar uns também?”
.
Bom, já que a pergunta não quis calar, eu respondo com outra:
Se não quis até hoje, por que haveria de querer agora, ainda mais depois do NAe São Paulo ter entrado em processo de desativação?

donitz123

Fernando “Nunão” De Martini 5 de outubro de 2017 at 10:29
.
“donitz123 5 de outubro de 2017 at 9:54
.
A mesma desculpa de sempre para comprar qualquer sucata que flutua ou voa, “compra de oportunidade”.

Dalton

Uma compra de oportunidade tem que ter um fim…foi assim com a compra do “Bahia” já que a marinha brasileira havia dado baixa no “Rio de Janeiro” em 2012 e acabou dando baixa no “Ceará” também em 2016 e o “Almirante Saboia” com 50 anos não deverá durar muito mais. . As fragatas T-22 B III foram disponibilizadas pelos britânicos poucos anos atrás e não foram adquiridas, aliás, por ninguém e o mesmo se pode dizer das fragatas da US Navy “OHP” disponibilizadas para venda e até o momento apenas Taiwan adquiriu duas delas…isso que a situação dos combatentes de… Read more »

leonel testa

Perfeito Dalton e exatamente o que penso tambem

donitz123

Dalton 5 de outubro de 2017 at 10:49
.
“Além do mais não faria sentido adquirir o “SEM” já que a modernização dos A-4s continua…
em passo lento e a incerteza se todos os 12 selecionados serão modernizados.”
.
Uma EXCELENTE desculpa para compra-los. Basta dizer que ficaria mais barato e vantajoso adquirir uma aeronave JÁ modernizada com performance claramente superior.

Dalton

E de onde viria o dinheiro para compra-los sem afetar por exemplo a modernização dos A-4s que depois de modernizados não serão assim tão “inferiores” a um “SEM” duramente utilizados pela marinha francesa ?
.
E não é apenas adquirir …é preciso treinar pilotos e equipes de manutenção e considerar toda uma logística em separado para essas aeronaves uma vantagem que os argentinos possuem
por já possuírem tais aeronaves em seu inventário.

donitz123

Dalton 5 de outubro de 2017 at 11:13
.
Para cancelar a modernização dos A-4 não custa nada. E ainda pode se alegar a superioridade da plataforma.
Treinar pilotos e equipes de manutenção não é o fim do mundo o que poderia ser feito pelos argentinos que já tem o expertise.
Os franceses estão fazendo saldão de SE. Dá para fazer um pacote completo por ninharia.
.
As desculpas estão postas só falta a MB usá-las.

Mauro

Pelo menos eles têm um avião com capacidade de lançar mísseis anti navio. Salvo engano, nossos A4M não teriam essa capacidade. Aliás, para que mesmo um caça embarcado subsônico sem essa capacidade?

SmokingSnake ?

O pib da Argentina cresceu 2,7% no segundo trimestre de 2017 e o pib per capita deles já está se distanciando do Brasil, capaz de daqui a algum tempo estarem melhor do que o Brasil… a diferença é que lá eles se livraram daquela múmia de esquerda falindo o país e aqui elegemos a dilma…