Tela do aplicativo Marine Traffic que localiza navios pelo AIS

Entusiastas navais estão twittando o que eles acreditam serem posições dos navios de guerra dos EUA depois que os comandantes ordenaram que os navios ativassem seus localizadores enquanto se encontrassem em águas congestionadas para evitar colisões.

A ordem para ativar os localizadores do Automatic Identification System (AIS), relatada pela National Public Radio (NPR) em 29 de setembro, ocorreu depois de uma série de colisões que mataram 17 marinheiros no Pacífico nos últimos meses.

No entanto, parece que o novo procedimento também está permitindo que pessoas rastreiem os navios de guerra online.

Um tweet publicado no domingo que mapeia a localização de um “US GOV VSL” que se aproxima de Hong Kong diz: “Razão para acreditar que este é USS Ronald Reagan (CVN 76)”.

O porta-aviões e o destróier de mísseis guiados USS Chafee ancoraram perto de Hong Kong na segunda-feira, segundo um comunicado da Frota do Pacífico.

A NPR informou que ainda não está claro se o USS Fitzgerald estava transmitindo com seu AIS no momento da colisão de junho que matou sete marinheiros ao largo da costa do Japão; no entanto, é sabido que o USS John S. McCain não estava transmitindo quando atingiu um navio mercante perto de Singapura dois meses depois, matando 10.

O vice-almirante aposentado William Douglas Crowder, ex-comandante da 7ª frota e ex-vice-chefe de operações navais, disse à NPR que os navios da Marinha normalmente usam localizadores normalmente no modo de recepção, o que lhes permite ver outras embarcações usando o sistema, mas não deixa que outros navios os vejam.

“É tudo sobre segurança operacional”, disse Crowder. “Nós não queremos transmitir nossa posição exata para todos”.

No entanto, Lyle Goldstein, professor associado do Instituto de Estudos Marítimos da China no US Naval War College em Newport, RI, disse em um e-mail que ele não acha que os adversários potenciais da América ganharão muito ao estudar os dados do AIS dos navios de guerra.

“O ISR chinês (inteligência, vigilância e reconhecimento) já teria uma noção bastante boa da localização de navios de superfície dos EUA a partir de uma variedade de fontes, incluindo monitoramento por satélite, Radar Skywave, a grande frota de pesca chinesa e frotas comerciais, bem como a enorme quantidade de navios chineses da Guarda Costeira e ativos de patrulha marítima relacionados”, disse ele.

FONTE: Star and Stripes

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