Porta-aviões USS Gerald R. Ford realiza operações aéreas de teste e avaliação
Lembra do vapor que sai das catapultas dos porta-aviões? Pois é, no USS Gerald R. Ford ele não existe mais.
O novo porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos, USS Gerald R. Ford (CVN-78), está realizando operações de teste e avaliação com os Super Hornets F/A-18F atribuídos ao Air Test and Evaluation Squadron (VX-23). As imagens do vídeo foram feitas no período de 29 de setembro a 2 de outubro de 2017.
O USS Gerald R. Ford é o primeiro equipado com sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves (EMALS – Electromagnetic Aircraft Launch System), que substituiu as catapultas a vapor e também conta com equipamento de parada avançado (AAG), que substituiu o sistema de parada hidráulico anterior.
O sistema de lançamento eletromagnético de aeronaves (EMALS), foi desenvolvido pela General Atomics para a Marinha dos Estados Unidos e usa um motor de indução linear, em vez de pistão de vapor.
A principal vantagem é que ele acelera as aeronaves mais suavemente, colocando menos estresse nas suas células. Em comparação com as catapultas de vapor, o EMALS também pesa menos, é esperado que custe menos e necessite de menos manutenção, e pode lançar aeronaves mais pesadas ou mais leves. Ele usa muito menos água fresca, reduzindo a necessidade de dessalinização intensiva em energia, no caso das catapultas a vapor.
A China está desenvolvendo um sistema similar.
Já o sistema Advanced Arresting Gear (AAG) é baseado em motor elétrico que provê a desaceleração da aeronave durante operações de recuperação no porta-aviões. O AAG permite a retenção de uma ampla gama de aeronaves, reduzindo o número de operadores do sistema e manutenção, e proporciona maior confiabilidade e margens de segurança.
O design do AAG usa turbinas de água de absorção de energia simples e comprovadas, acopladas a um grande motor de indução para controle fino das forças de tração.