Navio ‘Ulusoy 5’ chega ao Rio vindo do Haiti com material das Forças Armadas

30

Ulusoy 5, chegando ao Rio de Janeiro. Foto: Sérgio Luiz Cardoso de Souza

Ulusoy 5 chegando ao Rio de Janeiro. Foto: Sérgio Luiz Cardoso de Souza

O navio tipo RO-RO (Roll-on/roll-off) ‘Ulusoy 5‘, 19.690 grt de bandeira turca (Ulusoy Ro/Ro Isletmeleri AS (Ulusoy Ro/Ro Management SA, Istanbul, Turquia) chegou ao Rio de Janeiro no dia 16 de novembro por volta das 15 horas e atracou no Terminal de Contêineres para descarregar todos os equipamentos do Exército Brasileiro que foram usados na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

O navio partiu de Porto Príncipe no último dia 30 de setembro transportando todos os equipamentos e viaturas empregadas pelas Forças Armadas brasileiras na missão.

Estão sendo repatriados 203 contêineres, nos quais foram acondicionados os materiais das diversas classes em caixas de madeira, 235 veículos, 12 break bulks (cargas fracionadas) e 25 trailers pertencentes à Marinha e ao Exército.

Essa fase final da repatriação do material do Contingente Militar Brasileiro (CONTBRAS) foi coordenada pela Subchefia de Operações de Paz (SChOpPaz) da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, a quem cabe a tarefa de planejar e coordenar a desmobilização do pessoal e do material das Forças Armadas empregados em Operações de Paz.

Ao longo desses 13 anos de missão, os efetivos de militares, bem como os quantitativos e os tipos de equipamentos empregados, foram periodicamente ajustados visando atender aos diversos cenários enfrentados pelos 26 Contingentes do Brasil que passaram pelo Haiti.

O processo de desmobilização foi iniciado no dia 31 de agosto, em Porto Príncipe, quando uma cerimônia marcou a despedida do Contingente Brasileiro da MINUSTAH. O primeiro voo transportando os militares chegou ao Brasil no dia 23 de setembro, seguido por mais três aeronaves, totalizando o retorno ao território nacional de cerca de 90% dos militares.

A etapa final de desmobilização estava programada para 15 de outubro, com o encerramento das medidas de repatriação de pessoal e material.

Foto: Sérgio Luiz Cardoso de Souza

COLABOROU: Edson de Lima Lucas / FOTOS: Sérgio Luiz Cardoso de Souza

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments