Gowind 2500

Gowind 2500 do Naval Group

O site Navy Recognition noticia que o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou ontem que os Emirados Árabes Unidos (EAU) encomendaram duas corvetas Gowind do estaleiro francês Naval Group (anteriormente DCNS). O presidente Macron fez o anúncio durante uma conferência de imprensa em Dubai.

O acordo inclui uma opção para mais dois navios (para um possível total de quatro unidades). As corvetas serão construídas pelo Naval Group em cooperação com o construtor naval local Abu Dhabi Shipbuilding (ADSB).

Contatado pelo Navy Recognition, uma fonte da indústria explicou que as corvetas teriam uma configuração diferenciada: elas devem ser equipadas com o sistema de gerenciamento de combate Tacticos (em vez do próprio CMS do Naval Group, o SETIS), bem como mísseis fabricados nos EUA (incluindo ESSM da Raytheon): isso é significativo, pois é a primeira vez que os mísseis Raytheon são instalados em um navio do Naval Group/DCNS.

A fonte acrescentou que esses equipamentos específicos (Tacticos CMS e ESSM) são requisitos diretos do cliente final: a Marinha dos Emirados Árabes Unidos.

O projeto Gowind estava em competição contro o Navantia Avante 500, Damen 6110, CMN BR71 MkII, Fincantieri Abu Dhabi e provavelmente o projeto turco MILGEM corvette.

• Deslocamento: 2.600 toneladas
• Velocidade máxima: 25 nós
• Tripulação: 80 pessoas (incluindo o destacamento do helicóptero)
• Alcance: 3.700 milhas náuticas a 15 nós

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments