Modelo do General Atomics MQ-9 com casulos de sonoboias

Modelo do General Atomics MQ-9 com casulos de sonoboias

A detecção remota e rastreamento de contatos submersos, como submarinos, foi demonstrada usando uma aeronave remotamente pilotada (ARP) MQ-9 Predator B durante um exercício naval dos EUA em 12 de outubro. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) participou dessa demonstração bem sucedida de novas capacidades de patrulha marítima que incluíram a guerra antissubmarino.

As sonoboias foram lançadas por helicópteros da Marinha dos EUA e os dados acústicos coletados dos sonoboias foram usados ​​para rastrear alvos subaquáticos. Os dados foram transmitidos para o MQ-9 e processados ​​a bordo, depois transmitidos para a estação de controle de terra do MQ-9 (GCS), a várias centenas de quilômetros da área alvo.

O evento recebeu dados com sucesso das sonoboias, fornecidas pela Ultra Electronics e e a tecnologia de processamento de dados, fornecida pela General Dynamics Mission Systems – Canadá, a bordo do MQ-9. Uma solução de rastreio foi calculada e transmitida da aeronave para a Ground Control Station (GCS) via SATCOM. Esta tecnologia fornecerá capacidades de patrulha e retransmissão a longo alcance ao MQ-9 para aumentar os recursos de missão marítima.

“Este teste demonstrou a capacidade da nosso ARP para detectar submarinos e fornecer rastreamento persistente de alvos submersos”, disse Linden Blue, CEO da GA-ASI.

O MQ-9 também foi equipado com o Radar Multi-modo Lynx® da GA-ASI. O radar Lynx apresentou o seu modo de busca de área ampla marítima (MWAS), que detecta alvos da superfície marítima em uma ampla área com radar de abertura sintética inversa (ISAR) para a classificação do alvo.

A câmera de vídeo de alta resolução (FMV) de alta definição / eletro-ótica / infravermelha (EO/IR) da aeronave suporta a identificação de vasos de superfície. Esses contatos do sensor estão correlacionados com o Sistema de Identificação Automática (AIS) para verificar a identidade do alvo. Além disso, o MQ-9 pode ser equipado com um pod de linha central que pode abrigar um radar de busca de superfície marítima de alcance mais longo e de 360 ​​graus para maior capacidade de vigilância sobre a água.

O teste de voo foi conduzido na área Southern California Offshore (SCORE) a oeste da Ilha de San Clemente.

FONTE: Navy Recognition

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