P-8A Poseidon

P-8A Poseidon

NAVAL STATION MAYPORT, Flórida – O Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM) dirigiu a Marinha dos EUA para desdobrar uma aeronave marítima multi-missão Poseidon P-8A para Bahia Blanca, Argentina, em 18 de novembro, para apoiar a busca em andamento do submarino ARA San Juan nas águas do Atlântico Sul.

A aeronave e sua equipe de 21 pessoas partirão da Base Aérea de Comalapa de El Salvador, onde apoiava atividades de patrulha marítima de anti-tráfico ilícito. Uma vez na Bahia Blanca, eles se juntarão à busca internacional em curso pelo navio da Marinha argentina e sua tripulação, conforme solicitado pelo governo da Argentina.

O P-8A Poseidon é o mais novo avião marítimo, de patrulha e de reconhecimento da Marinha e está configurado com sensores e equipamentos de comunicação de última geração, permitindo suportar uma ampla gama de missões em grandes áreas de água, incluindo abaixo da superfície e operações de busca e salvamento. Pode chegar a uma velocidade de 564 milhas por hora, tem um teto máximo de 41.000 pés e uma autonomia de 1.200 milhas náuticas com quatro horas na estação, permitindo que ele explore as áreas de busca.

Em abril, a SOUTHCOM desdobrou um Poseidon P-8A para a Base da Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, Brasil, onde participou de uma busca internacional da navio da República da Coreia, Stella Daisy, que trágicamente afundou no Atlântico Sul, na costa ocidental da África.

Após o furacão Maria, a P-8A Poseidon realizou missões de sobrevoo de avaliação, capturando imagens de condições no solo na Dominica para apoiar as operações de assistência de desastres estrangeiros nos EUA lideradas pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

O SOUTHCOM é um dos seis comandos unificados geograficamente focados da nação com responsabilidade por operações militares dos EUA no Caribe, América Central e América do Sul.

FONTEU.S. Southern Command

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments