ARA San Juan: Marinha dos EUA prepara equipamento de resgate de submarinos
Além do envio das aeronaves P-3 da NASA e P-8A da Marinha para auxiliar nas buscas ao submarino argentino ARA San Juan, os EUA estão preparando equipamentos especializados de resgate de submarinos em antecipação a um pedido de Buenos Aires, informou o USNI News.
O U.S. Navy Undersea Rescue Command mobiliza equipamentos e pessoal especializado de resgate de submarinos em San Diego para tripular o Submarine Rescue Diving and Recompression System (SRDRS), dois oficiais de defesa confirmaram ao site americano.
O sistema pode ser transportado através de aeronaves de carga e carregado em um navio de superfície para operações de resgate.
O sistema SRDRS da US Navy é fornecido pela companhia OceanWorks. Ele é composto do veículo de resgate submarino do Sistema de Módulos de Resgate Pressurizado (PRMS) “FALCON”; o sistema de mergulho atmosférico HARDSUIT 2000 – parte dos Advanced Underwater Work Systems (AUWS) (AUWS); o Launch and Recovery Systems (LARS) para PRMS e HARDSUIT™; os sistemas de controle em contêineres; o sistema de guincho umbilical e outros equipamentos auxiliares de suporte.
Esses elementos, quando combinados com outros acessórios em contêineres, formam o abrangente Rescue Capable System (RCS) SRDRS da US Navy. O PRMS FALCON substitui os equipamentos anteriores de resgate de submarinos dos EUA – DSRV Mystic e DSRV Avalon.
O PRMS é o sistema de resgate submarino mais avançado e capaz do mundo e é um sistema ligado, de forma remota, com tecnologia de acoplamento articulado, lançado pela OceanWorks.
Pode transportar até 18 pessoas durante cada ciclo de acoplamento com um submarino sinistrado (DISSUB) e os transfere sob pressão a instalações de tratamento no navio de superfície. Ele demonstrou ser capaz de realizar ciclos de acoplamento rápidos e repetidos com muitos tipos diferentes de submarinos e demonstrou habilidade de ser aerotransportado para apoiar vários exercícios internacionais de resgate em todo o mundo.