ARA San Juan: modernização de meia vida
O primeiro submarino TR-1700 argentino, ARA Santa Cruz recebeu sua modernização de meia vida no Brasil, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), entre setembro de 1999 e 2001. O trabalho envolveu a substituição dos motores, baterias e sonar.
Seu irmão, o ARA San Juan, recebeu a modernização de meia-vida na Argentina, no estaleiro Astillero Domecq Garcia, de 2008 até 2013.
Na modernização de meia-vida, um trabalho difícil e complexo, foi necessário cortar o casco do submarino pela metade com solda de oxigênio-acetileno e separá-lo em duas partes, porque não é possível remover ou inserir equipamentos através das pequenas escotilhas.
Os quatro motores diesel MTU de 16 cilindros em V e 1200 Kw de potência foram substituídos e o motor elétrico responsáveis pelo movimento da hélice recebeu uma manutenção integral – que incluiu a sua completa desmontagem, limpeza, medição, calibração e posterior remontagem – com a substituição das montagens que amortecem a vibração do motor.
Também foram reparadas ou substituídas cada uma das 960 baterias que alimentam o submarino e reparadas válvulas e outros mecanismos.
A tarefa de reconectar o casco do submarino ocorreu no final de 2011, envolveu complexidades do ponto de vista técnico: não pode haver nenhum erro que comprometa a vida e a segurança da tripulação do submarino.