ARA San Juan: Armada Argentina confirma ruído na área de buscas
A Armada Argentina confirmou a gravação de um “ruído” na área de busca do submarino ARA San Juan, que desapareceu desde quarta-feira passada. O som poderia vir do navio, embora eles pedissem cautela: “Precisamos processar a informação”.
“Algumas horas atrás, um barulho foi ouvido e gravado através de sonoboias passivas”, disse o porta-voz da Armada, Enrique Balbi, a repórteres em uma nova coletiva às 17h (estava agendada para 16, mas foi atrasada).
“A gravação foi realizada por uma aeronave para a Base Naval Comandante Espora e da base naval Belgrano, onde está localizado o Centro de Coordenação de Pesquisa e Resgate, onde a informação está sendo processada”.
No entanto, Balbi esclareceu: “É um ruído na área de operações, mas é uma variável objetiva: temos que processá-la, corroborá-la e ver do que se trata”.
“Um ruído é um ruído no mar e temos que estudar e analisar a assinatura acústica desse ruído, não podemos dizer o que é o ruído, foi gravado e está sendo processado em terra”, continuou ele.
Consultado no momento exato em que o som foi registrado, Balbi disse: “Algumas horas atrás foi ouvido, por isso Puerto Belgrano foi avisado para que desdobrasse o P-8A”.
FONTE: El Pais
O site do jornal Clarín dá mais detalhes:
O porta voz da Marinha Argentina, Enrique Balbi, concedeu entrevista agora há pouco, explicando que irão analisar se os ruídos detectados são oriundos do submarino desaparecido. Vão utilizar um programa especial (software) para analisar os ruídos (que foram inicialmente captados por duas embarcações da marinha argentina, o que levou a chamar o avião americano P-8 que sobrevoou o local e lançou ‘sonoboias’ passivas ao mar, que por sua vez possibilitou a gravação dos ruídos). “El punto está, a través de la Península Valdés, a unos 360 kilómetros. Está en el borde del talud, donde hay una profundidad promedio de 200 metros. Coincide con el camino de ida previsto para llegar a Mar del Plata”.