ARA San Juan: balsas podem ter sido trocadas durante modernização de meia-vida
Uma fonte ligada à operação de busca e salvamento ao submarino argentino ARA San Juan, disse com exclusividade ao Poder Naval que as balsas avistadas por aeronave P-8A Poseidon e por navios da Armada Argentina podem pertencer ao submarino argentino desaparecido.
No momento está ocorrendo uma discussão interna na Armada Argentina para saber se, durante a modernização de meia-vida do submarino ARA San Juan, as balsas reinstaladas foram tiradas de outro tipo de submarino, como o Type 209, por medida de economia.
As balsas encontradas são de capacidade menor do que o tipo de balsa que o TR-1700, classe do ARA San Juan, deveria ter. Se o submarino estava com uma tripulação de 44 pessoas, deveria ter duas balsas de 22 pessoas, mas as balsas encontradas são de capacidade menor. Mas o tipo de balsa é o mesmo usado em submarinos, da marca RFD Survitec.
O avistamento de pirotécnicos brancos ao invés de vermelhos (encarnados) também poderia ser pelo mesmo motivo, ou seja, os sobreviventes poderiam estar usando o equipamento que foi disponibilizado durante a modernização.
É preciso saber agora qual será a resposta da Armada Argentina sobre essa importante questão.
Meu Deus! Na chance da duvida.
Mande vasculhar a aerea.
Se tem duvida pode ser a ultima chance da tripulação.
DEUS ilumine quem manda. E faça a busca no local
Eles não mandaram barcos para essa área para investigar se de fato tem alguma coisa ali?
Enquanto eles debatem lá tem gente dentro daqueles submarinos deveria se haver um consenso pelo menos nesse ponto de ir in loco averiguar essa possibilidade.
Correção =daquele submarino
Bem. Cabe uma pergunta: Se as balsas não são do San Juan de quem são? Não me consta que submarinos ficam espalhando balsas pelos mares. Muito esquisita essa história.
Nesse momento nem deveriam perder tempo com isso. Continuem procurando e quando acharem os sobreviventes (se Deus quiser) perguntem a eles de quem são as balsas.
Se isso se confirmar, já dá pistas das prováveis causas: Falta de recursos > Falta de Manutenção > Incremento no risco de acidentes > Potencialização das consequências.
Uma ligação já é suficiente para solucionar a dúvida.
Eu não vou comentar mais nada, o PN está levantando as questões de forma clara acima, parabéns ao site !!!
Deus ilumine os SB do SJ e a cabeça dos encarregados da busca.
“medida de economia”
.
Olha ela aí…
Tire este Balbi da frente de trabalho, digalhe o senhor já trabalhou muito vai descançar volte amanhã
E mande um barco vasculhar a area. Talves sonoboias
Quem sabe teremos sucesso nesta area, mesmo sem ser do submarino pode ser Deus, dizendo estão aqui venham savar eles.
Não iguinorem a possibilidade se houver duvida.
Que agonia Senhor. Abençoe que este submarino seja encontrado e que todos os tripulantes possam finalmente voltar para os seus lares com vida!
Está muito mal explicado o detalhamento das buscas.
O que já fizeram?
O que ainda falta?
O P3 e o P8 estão há vários dias.
Já devem ter coberto toda a área de buscas.
O que fazer agora?
E os navios? O que podem e o que faltam fazer?
Falta eficiência.
Ou estão no lugar errado ou os modos de busca são insuficientes.
O Skandi Patagonia partiu a pouco de Comodoro Rivadavia com 4 (veículos submersíveis não tripulados) e a câmara de resgate levados pela equipe americana. Levará um dia e meio para chegar e iniciar as buscas.
Porra, esse assunto do San Juan a cada post que sai não é pra cardiaco!
ha ha ha ha ha Alex, gostei !!!
Como um dia e meio? Eles têm este tempo?
No meu entender a ARA tá demorando muito a reagir as evidencias ….
Como alguem comentou aqui eles parece que estão com medo de admitir a tragédia e a imensa necessidade de ajuda.
John Paul Jones,
Infelizmente tenho a mesma impressão.
Desde o primeiro sinal de não conformidade.
Sds.,
Ivan.
John Paul Jones 21 de novembro de 2017 at 15:13
Mas ajuda eles têm.. o curioso é q até agora houveram chamadas via satélite, sons/barulhos detectados, e agora as balsas, e todas estas evidências foram classificadas como ñ originadas do submarino, sem q houvesse qualquer explicação plausível.. o mundo têm acompanhado este drama.. o que falta para eles dizerem a verdade, se é que algo foi ocultado? Só clamo a Deus que possamos testemunhar um final feliz! Não vamos perder as esperanças..
É isso aí Nanda ….
Como vc disse tantas evidencias desprezadas e nenhuma eficiencia.
Deus queira que estes navios de oportunidade e com os eqptos da USN encontrem o submarino e tripulantes com vida.
abs
Ainda existe alguma embarcação tipo o ” Hughes Glomar Explorer” em operação pelo mundo?
Me expliquem algo: os “sinais luminosos brancos” se referem ao equipamento, tipo o bastão é branco, ou foram avistadas luzes de sinalização na cor branca?????
Quando estive em Buenos Aires fui ao Monumento a Los Caídos prestar minhas homenagens aos soldados que pereceram no conflito das Falklands/Malvinas. Foram mandados para a guerra por uma junta militar sem sequer uniformes adequados ao clima local. Estratégia de manter linhas de suprimento simplesmente não havia, e os soldados no terreno ficaram à míngua. Com todas as deficiências, a Força Aérea Argentina deu um trabalho danado à Task Force britânica. Naquela oportunidade os submarinos argentinos já operavam com severas restrições. O ARA Santa Fe foi danificado em combate por aeronave de ataque Harrier, e o ARA San Luis continuou… Read more »
Eles têm oxigênio até sexta-feira.
O grande problema é que submarinos são realmente “armas invisíveis”, quanto mais desligadas.
Não teria muito a acrescentar nos comentários, só um questionamento: Em várias entrevistas que assisti ontem e hoje (nos sites de notícias argentinos), se cogita a possibilidade do San Juan (em função do incêndio ou curto nas baterias), ter tocado ao fundo a uma profundidade em torno de 800 metros. Desde a época da 2ª guerra foi mostrado que os melhores submarinos construídos na época eram os Alemães (no caso os U-Boot), com testemunhos de tripulantes a bordo, relatarem que o submarino suportava uma profundidade máxima 450 metros de profundidade antes de começar a romper o casco. Então caso ocorreu… Read more »
Roger, a informação que temos é que da posição onde as balsas teriam sido avistadas, a profundidade é de 200 a 300 metros, sobre a plataforma continental. Existe portanto uma possibilidade de que o submarino esteja em um local mais raso, se ele conseguiu navegar até lá, saindo de isobáticas mais profundas.
Uma simples boia ou bote com a devida identificação do sub já acabaria com todo esse mistério. E a falta de relatórios sobre a possível substituição ou não dos botes? Os submarinos normalmente possuem botes identificados?
Parece que eles estão meio “perdidos” por lá.
Amanhã é o dia D para ARA se considerar os .6 dias de O², Parece que alguém esta querendo esconder o esquema da balsa salva vidas que foram trocadas.
Amigos, nunca vi uma balsa de resgate, mas pergunto: elas não possuem identificação sobre a qual embarcação pertencem? uma plaqueta, uma pintura ou algo assim? Para saber se a balsa é do ARA San Juan vão pesquisar registros para comparar com o que deveria ter sido colocado no sub quando da sua construção e modernização????!!!!
inverossímil, simples assim.
Meu deus, cada dia que passa fico com mais raiva da Marinha Argentina e seus superiores.
Nunca vi tanta falta de profissionalismo em divulgar notícias.
Primeiro as mensagens de satélite, aí não eram.
Depois o barulho de alguém batendo no casco do submarino, depois não eram
Agora as balas, e não são do submarino
Então de quem é?
Será que são fantasmas?
Olha, se depender dos marinheiros morreram não foi por causa das buscas e sim pela falta de manutenção do submarino
Lamentável
Roger,
Eu ñ possuo qualquer conhecimento técnico sobre o caso.. mas conforme sugere as informações vinculadas na mídia, entendo como vc.. pois, se infelizmente houve esse “pique de profundidade”, a pressão seria insuportável e o submarino estaria despedaçado.. agora, onde estão as evidências? os destroços? Pois os “sinais” mencionados até então parecem tratar-se mesmo de uma forma de sinalizar/comunicar, mas não da ocorrência de uma catástrofe… se eu estiver falando alguma bobagem, por favor, me corrijam.. já não sei mais o q imaginar..
Claudio Melo, triste este relato, parece que se repete com o San Juan , Espero que a amanha marinha Argentina no brinde com uma boa noticia , amanha é o dia D para AR dizer a verdade 7º dia perdidos no mar ou no fundo do mar
Não sei como funciona mas o lançamento de daquelas cargas que o P-3 e o P-8 usam,não poderiam ser soltas para localizar acho que o nome certo é cargas de profundidade,me corrijam se eu estiver errado.
Gabriel,
Cargas de profundidade não ajudariam muito…
Que zona! Parece que a armada argentina não está sabendo processar as informações colhidas por seus meios e outros! Mande os Ps 3 e 8 varrer a área, assim como os navios que caçam Subs como a nossa fragata! Os caras estão vivos e a moça tb, mas o tempo está passando!
Aqui um vídeo interessante com o lançamento de sonoboias pelos nossos P-3:
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/13579/OPERA%C3%87%C3%83O%20ATL%C3%82NTICO%20(V%C3%8DDEO)%20-%20Saiba%20como%20o%20P-3%20lan%C3%A7a%20sonoboias
Claudio Melo 21 de novembro de 2017 at 16:01
Pensando bem,você tem razão.
Independente do desfecho, serve à todos que acham que exercícios são gastos discricionários. Com segurança não se deve nunca economizar. Trocar balsas por questões econômica (Se constatado for) chega a ser criminoso (dolo eventual). Que toda a angústia mundial seja recompensada com o resgate dessas vidas>
De tudo isso só posso aguardar e manter esperanças. Temos que considerar que localizar um submarino sem energia elétrica é o mesmo que tentar localizar um objeto metalico qualquer, porém quem sabe, a profundidades imensas e com mar em péssimas condições. As equipes de buscas em barcos devem estar sofrendo o diabo e aéreas sem condições visuais, apenas com instrumentos que apesar de modernos, não fazem milagres. A realidade é bem mais severa e imparcial do que os filmes de Hollywood. Vamos considerar que as equipes de buscas estão em plenas condições adversas. mesmo com varios meios envolvidos, os mesmos… Read more »
Galante sua fonte é a melhor pena que ela não toma a decisão de enviar barcos ao local para investigar.
E desde já obrigado pela cobertura atenção e espaço para comentar
Abraços
Meu Deus ,será que ninguém percebe que isso é um pedido de ajuda? Estão deixar pistas como um “passei por aqui” ..
Parece que estão fazendo vista grossa pra um fato óbvio!
Impressionante , eles não sabem ao certo qual equipamento o SUB leva . Os caras simplesmente não conhecem o próprio equipamento ….
No Marine Traffic a posição do Felinto Perry é de 5 horas atrás ao largo de Floripa. No FR24 não consigo ver nada além de aviões comerciais na região de buscas.
Alguém possui informações atualizadas?
Até as informações desse episódio parecem estar naquele mar revolto em que se perdeu o ARA SJ… Sobem, descem, giram, voltam… Mas esse último indício tem que ser muita coincidência para não ser uma evidência.
A busca só acaba quando termina.
Gabriel OLiveira 21 de novembro de 2017 at 15:56
SONOBOIAS. Cargas de profundidade são explosivos usados na guerra anti submarinos.
#saibamais
A #MarinhadoBrasil selecionou a Fragata “Rademaker”, para as buscas ao #SubmarinoARASanJuan, por possuir capacidade de operação e permanência na área SAR e dispor de recursos de detecção sonar, de comunicações submarinas e de operações aéreas, em condições operacionais capazes de contribuir com os esforços de busca.
A F49 estava nas proximidades da cidade de Montevidéu-URU, realizando a Operação ATLANTIS IV e reunia condições de dirigir-se imediatamente à área de busca, para prestar o apoio necessário. Saiba mais sobre o navio: https://goo.gl/qDGsXX
Balsas salva-vidas podem se desprender de navios em mar grosso.O dispositivo que as faz se soltar ao atingir determinada profundidade é frágil. Já aconteceu comigo. Como o mar esteve 6 e até acima na região as balsas podem ter se desprendido de outras embarcações navegando na área.
Hermanos gracias por su ayuda. Las demoras se deben al mal tiempo que hay en la zona desde que se comunicaron por última vez. Tormentas y olas de hasta 10 metros que recien hoy empezarán a bajar, y mejorar el tiempo. En cuanto al equipamiento no nos extraña que no le hayan colocado el correspondiente al ARA San Juan, mal gobierno anterior malgasto dinero. Esperamos por los 44 con vida.
Torcendo para o que a ARA diz ser verdade, que eles tenham controle sobre o equipamento disponível a bordo do ARA San Juan, porque senão sinto muito.
Cada noticia que chega é um atestado da falência das forças argentinas. É simplesmente ridículo os caras não saberem o equipamento do próprio submarino.
Porque não utilizam um outro Submarino para localizarem o ARA SAN JUAN ?