ARA San Juan: balsas podem ter sido trocadas durante modernização de meia-vida
Uma fonte ligada à operação de busca e salvamento ao submarino argentino ARA San Juan, disse com exclusividade ao Poder Naval que as balsas avistadas por aeronave P-8A Poseidon e por navios da Armada Argentina podem pertencer ao submarino argentino desaparecido.
No momento está ocorrendo uma discussão interna na Armada Argentina para saber se, durante a modernização de meia-vida do submarino ARA San Juan, as balsas reinstaladas foram tiradas de outro tipo de submarino, como o Type 209, por medida de economia.
As balsas encontradas são de capacidade menor do que o tipo de balsa que o TR-1700, classe do ARA San Juan, deveria ter. Se o submarino estava com uma tripulação de 44 pessoas, deveria ter duas balsas de 22 pessoas, mas as balsas encontradas são de capacidade menor. Mas o tipo de balsa é o mesmo usado em submarinos, da marca RFD Survitec.
O avistamento de pirotécnicos brancos ao invés de vermelhos (encarnados) também poderia ser pelo mesmo motivo, ou seja, os sobreviventes poderiam estar usando o equipamento que foi disponibilizado durante a modernização.
É preciso saber agora qual será a resposta da Armada Argentina sobre essa importante questão.