P-3AM da FAB

ARA San Juan

GACETILLA DE PRENSA N° 46

ATUALIZAÇÃO N° 5

OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO DO SUBMARINO ARA “SAN JUAN”

A Armada Argentina, sob o Ministério da Defesa, informa que, no âmbito das operações de busca ao Submarino ARA “San Juan”, o Comando de Adestramento e Alistamento da Marinha (COAA) continua com o melhor uso de todos os meios disponíveis levando em consideração as características da área de operações (AROP), meteorologia e o tipo de sensores que cada unidade possui.

Ontem, diante de um sinal de avistamento do HMS “Protetor” de um flare na área de busca, quatro unidades foram destacadas: o destróier ARA “La Argentina” e as corvetas ARA “Robinson” e ARA “Rosales” e uma aeronave P-8 a Marinha dos Estados Unidos (USN) para obter informações, mas sem obter resultados favoráveis.

Esta manhã, diante de um possível ruído na área de operações destacou-se o destróier ARA “Almirante Brown”, o Corveta ARA “Spiro” e um avião P-3 da Força Aérea Brasileira, mas não obtiveram mais informações nem resultados favoráveis.

Do mesmo modo, nenhuma imagem térmica de qualquer tipo foi relatada.

Espera-se que o Skandi Patagonia da empresa Total, que carrega o equipamento de resgate da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e pessoal de coordenação da Marinha Argentina, chegue esta tarde na área de operações.

De Comodoro Rivadavia, o navio Sophie Siem da empresa ENAP Sipetrol está adaptando-se e preparando-se para enviar mais material de resgate da Marinha dos EUA.
Esta operação de busca e salvamento é apoiada por todas as unidades disponíveis da Armada e, embora o clima na área de busca tenha melhorado em relação aos dias anteriores, espera-se que se deteriorem a partir de amanhã.

A difusão da lista dos 44 membros da tripulação do Submarino ARA “San Juan” é limitada devido ao caso SAR estar localizado no Tribunal Federal de Caleta Olivia.

P-3AM da FAB usou o MAD nas buscas de hoje

INFORMAÇÕES ADICIONAIS RESUMIDAS DADAS PELO PORTA-VOZ DA ARMADA NA PRIMEIRA COLETIVA DE IMPRENSA DO DIA 22/11

Às 19h de ontem, o navio polar inglês “Protector”, em sua área de patrulha marítima, havia visto para o leste flares: 1 laranja e 2 brancos. Esta informação foi reportada a Puerto Belgrano, onde o Centro de Coordenação de Busca e Resgate está configurado.

Assim, foi ordenada o desdobramento de um destróier e duas corvetas da Armada Argentina, para fazer uma patrulha marítima noturna e avaliar o uso dos sonares, mantendo a escuta ativa e passiva de qualquer contato que pudesse ter lançado os flares.

A decolagem da aeronave americana P-8 para a mesma área também foi solicitada. Um terceiro meio que foi usado para corroborar qualquer indicação, através de um sobrevoo a 300 metros de altura do avião P-3 da Força Aérea Brasileria equipado com um detector de anomalias magnéticas (MAD).

Existem três meios que foram utilizadas para corroborar um contato (acústico, térmico e magnético) e não há indicação da presença do submarino. Continuamos trabalhando na operação de busca e resgate do ARA San Juan.

Imagens cedidas pela Armada Argentina feitas das aeronaves mostrando o mar na região que está sendo sobrevoada em busca de indícios do ARA San Juan e sua tripulação

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