ARA San Juan

ARA San Juan

O porta-voz da Armada Argentina Enrico Balbi comunicou há pouco em coletiva de imprensa que a Áustria informou que também captou uma anomalia pelos sensores sísmicos e hidroacústicos de monitoramento para controle de testes nucleares.

Essa anomalia corresponde a uma explosão não nuclear, coincidindo com a anomalia detectada e informada pelos EUA, ocorrida no dia 15 de novembro. A informação foi confirmada também por agências de outros países.

Balbi disse que os austríacos “registraram um evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear consistente com uma explosão” em suas estações sísmicas. Ele disse também que ainda se desconhecem as causas.

“Seguimos buscando. Vamos continuar com o esforço de busca ao submarino San Juan”, disse Balbi.

“Foi uma explosão, eles estão todos mortos. Eles mataram meu irmão”, gritou um dos parentes quando soube da notícia da última coletiva de imprensa sobre a busca ao submarino.

Com a coincidência das informações dos EUA e da Áustria, uma explosão a bordo seria o evento mais provável, mas só poderá ser confirmada de fato quando o submarino for descoberto.

Nota: houve erro na colocação de aspas no título quando da publicação desta notícia, já corrigido.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Sério ??
Vamos começar a numerar todas as teorias surgidas.

Sds.

Antônio de Sampaio

‘houve uma explosão no submarino’
Balbi não disse isto.
Balbi disse que: “hubo un evento anómalo, singular, corto, violento y no nuclear, consistente con una explosión.” E completou: “”No sabemos la causa que produjo en ese lugar, en esa fecha, un evento de estas características”
Ou seja, quem está dizendo que houve uma explosão no submarino é este site.
Em momento algum alguém disse que ‘houve uma explosão no submarino’

Anildo Silva

Triste noticia. Agora e’ continuar as buscas e fazer o maximo possivel para encontrar o que foi possivel, principalmente em respeito as familias dos tripulantes.

So’ acho que uma informacao como essa ja deveria ser de conhecimento da marinha ja nas primeiras horas de avaliacao.

Alex

https://www.youtube.com/watch?v=0tek2aa8hAQ

Excelente entrevista agora no canal C5N com um especialista no San Juan q o montou e desmontou duas vezes, como diz.

Estão procurando mortos, o que aconteceu foi uma destruição instantanea, não houve tempo pra nada.

Willhorv

Problemas nas baterias? Isto não provocaria uma explosão….assim entendo.
Agora um torpedo explodir por problemas nas células de energia….pouco provável.
Agora se foi uma explosão…ficou MT difícil a situação.

Tamandaré

Tudo está ficando cada vez mais confuso…. 🙁

Gustavo

Baterias explodem sim. Infelizmente deve ter sido esse mesmo o fim do SJ. Entretanto, continuaremos na torcida.

Fábio Mayer

Para uma explosão ser detectada à longa distância por sismógrafos, ela não precisa ter uma determinada potência mínima? É possível que um acidente dentro e um submarino detone as ogivas de todo o estoque de torpedos e armamentos, que cause tamanho impacto?

Perguntas de um leigo…

Sérgio Luis

Torpedo britânico!
Mas sem porquês!!!
E aguardemos!

Ozawa

Senhores, acabou. É isso. Agora, se houver interesse e parece que há, as equipes de busca e resgate submarino dos EEUU e tvz da Rússia que segundo consta estão a caminho, podem usar seus equipamentos de alta tecnologia e mergulho profundo para identificar possíveis destroços. Tão somente como desoneração de consciência da Armada Argentina em face dos familiares.

RIP, San Juan.

Glasquis 7

Gente, vendo a tela que está de fundo na reportagem dá pra ter uma noção da diferença de profundidade entre o Talud e fossa oceânica. Meu, que abismo! Torçamos pra que ees estejam no talud mesmo.

Ansardi

Eu estava dizendo que na manhã de ontem, mas você excluiu meu comentário.

Sérgio Luis

Falando sério,
Uma anomalia sentida na Austrália!?!!?
Ou é um sensor muito forte ou uma explosão muito forte!

Ferreira Junior

Explosão dessa magnitude, nem precisa ser expert, e ainda a juíza que acompanha a investigação dizer que pode haver informações classificadas como segredo de estado, e ainda outra que haviam mergulhadores de combate a bordo. Esse submarino foi atacado.

Fabrizio

Os canais sobre Conspiração, já começaram a divulgar que o submarino pode ter sido alvejado, talvez, até por “engano,” por norte-coreanos, russos, chineses ou até mesmo britânicos.

Delfim Sobreira

Ao dar uma olhada nas características da classe 209, li que não há divisões internas, o que favorece a furtividade mas torna a classe mais vulnerável a avarias, confere ?

will

torpedo chines

bit_lascado

O curto das baterias, se gerou o arco voltaico como dito num comentário na outra postagem nao poderia explodir as munições a bordo?

Glasquis 7

Gente, teoria por teoria, vamos inventar que o submarino, ao se ver em emergência, mudou de rota pra se aproximar da costa e bateu numa outra embarcação (o que explicaria a balsa encontrada) e que ambas embarcações afundaram. Seria mais plausível do que um torpedo inglês.
Inventar historias é fácil mas na verdade, quem sabe ao certo que aconteceu está no fundo do mar encerrado num cilindro metálico esperando o resgate então, vamos torcer que no fim das contas, é bem melhor do que ficar inventando historias de torpedos.

Fernando "Nunão" De Martini

Houve um erro na colocação de aspas no título, já foi corrigido.
Daqui a pouco vai sair matéria nova sobre a explosão.

Sérgio Luis

Concordo Ferreira!
Se foi atacado esse Sub, foi atingido com o que!?!?
Pra ter uma explosão forte a intenção é de que não sobre quase nada!
E se esse Sub desceu pro abismo foi proposital por parte de quem atacou!
Sei também que estou conjecturando aqui!

Roger

A pergunta principal no momento é:
O que vão procurar agora ?
Em que estado estará o que sobrou ?
Haveria alguma possibilidade de alguém ter sobrevivido ?
Pelo tempo decorrido (da explosão) já poderia ter emergido algum destroço ?
Segundo o relato oficial desta anomalia hidroacústica, foi um barulho
equivalente a explosão nuclear (conforme texto acima), dai concluímos
que foi uma tremenda tragédia ocorrida com o Submarino, junto com toda sua tripulação.
Só resta orar pelas famílias dessa tripulação de 44 pessoas, pela perda de seus maridos, filhos e parentes.
SJ

Jose de padua

Áustria?? Serio mesmo? Nem mar tem?

Leonardo

Pergunto aos especialistas… Em caso de desintegração do San Juan, as balsas estariam livres podendo vir à superfície?

Manuel Flávio

Por que os EUA e a Áustria avisaram sobre isso só ontem??Vocês não estão achando estranho?

Matheus

Gente, uma pergunta de leigo:
As aeronaves civís que fazem a rota coincidente com o raio de buscas do ARA SJ, podem eventualmente, ajudar visualmente nas buscas?
Pergunto pq há voos regulares de Buenos Aires para Ushuaia e vice-versa…

ps: nesse momento há um C130 no FR24 ao sul de Comodoro Rivadavia.

Alex

Reunião de emergência da cúpula da Armada argentina.

https://www.youtube.com/watch?v=0tek2aa8hAQ

Audax

Essa é a informação mais concreta que há. A informação da Áustria bate com a informação dos americanos. Acabou de sair uma matéria na Globo com entrevistas feita com o Cmte do Maximiniano. A matéria é do Ary Peixoto que diga-se de passagem foi oficial da marinha mercante por muitos anos antes de se tornar repórter. Como disse em outro post, provavelmente as coisas acontecerem numa sequência muito rápida. Infelizmente. Sds.

Gabriel Oliveira

Ainda tem pontas soltas nisso tão escondendo algo.

Leandro Costa

E que as teorias da conspiração comecem…

Wellington N.

Creio eu que, na verdade já se sabe o que ocorreu desde quarta feira dia 15, estão apenas tentando encontrar uma forma de ir a publico sem gerar um conflito interno e talvez ate entre algumas nações, não justifica terem detectado anomalias, contato de radio-satélite e etc etc e não se saber nada.

Robison Demarch

Sérgio Luis, o correto é Áustria e não Austrália

Marcos

Aproveitando o gancho

Será que os norte coreanos vieram testar um explosivo nuclear aqui pela área? E o submarino argentino foi alvejado propositalmente?

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, vamos maneirar nas teorias da conspiração. Coreia do Norte, armamento nuclear no submarino (que pra todos os efeitos não existe e o relatório fala de explosão NÃO NUCLEAR), isso chega a doer os olhos na hora de ler.
Um pouco mais de realismo, por favor.

Luiz Guilherme

Problema dessa galera é que ninguém lê. A matéria fala Áustria e não Austrália.

Fernando "Nunão" De Martini

É por aí, Luiz Guilherme. E porque a organização que reportou o som da explosão visa monitorar testes nucleares, já tem gente botando arma nuclear no submarino, teste da Coreia do Norte… tristeza. Gente, LEIAM e reflitam antes de soltar abobrinha nos comentários, por favor.

Mikhail Bakunin

Interpretação de texto mandou um abraço. Se a pessoa não consegue nem mesmo ler corretamente poderia se abster de comentar.

Guizmo

O que acontece agora com o Felinto Perry?

Matheus

@Guizmo
A ultima informação dele no MT é do dia 21/11, estava próximo a costa de Florianópolis

—————–

Tenho acompanhado no flight radar 24 um movimento de saída de aeronaves militares estrangeiras, dos aeroportos e bases próximos aos locais de busca, rumo aos seus países de origem, alguem com maior conhecimento poderia verificar isso.
Seria um sinal ?

Gonçalo Jr.

Pois Nunão…

Quanta conjectura totalmente fora da realidade.

Gonçalo Jr.

Guizmo 23 de novembro de 2017 at 13:31
O que acontece agora com o Felinto Perry?
R: Volta.

luiz antonio

Apenas colaborar um pouco mais para compreensão dos colegas e evitarmos as “viagens” de teorias de conspiração, bombas nucleares coreanas, torpedos britânicos ou similares. A interpretação dos registros dos sensores que detectam explosões nucleares é muito rápida, pois obedecem a um padrão específico, porém, quem os interpreta deve, obrigatoriamente (para não incorrer em conclusões erradas e de graves consequências) filtrar todos os registros e classifica-los (vale lembrar que terremotos ocorrem todos os dias e às centenas pelo planeta), segundo as prováveis origens o ou mesmo a eliminação de registros falsos causados interferências por varios fatores (climáticos, físicos, químicos). Tudo isso… Read more »

luiz antonio

Quanto ao K-11 entendo que deva prosseguir na missão, afinal se confirmadas perdas de vidas, o resgate prossegue.

luiz antonio

A unica aeronave militar que consegui ver no FL24 é um C-130 que decolou de Comodoro para o norte.

Gonçalo Jr.

luiz antonio 23 de novembro de 2017 at 13:41
Exato. Até porque num caso como este, há que se tratar com a devida precaução pois há vidas envolvidas e entes queridos em casa aguardando notícias dos seus. Caso se confirme a explosão do ARA San Juan isso não é justificativa para ter a certeza absoluta de que ele foi atacado.

Ademais o ARA San Juan estava em um exercício de vigilância na zona econômica exclusiva marítima argentina, a cerca de 400 km de Puerto Madryn, na Patagônia. Se foi atacado, obviamente haveria invasão da soberania marítima argentina.

seal

As ilhas Malvinas fica à apenas 464Km do litoral argentino, à 500Km da Patagônia Argentina. Pq esse submarino chegou tão perto á 60Nm da ilha, se o destino final era a base naval de Mar del Plata??…Não creio que o submarino caiu no abismo, pelo último contato de sua posição, deve estar entre 200 ~ 300m de profundidade. A profundidade aumenta à partir do nível do mar, para 1000m de profundidade á partir dos 500Km longe da costa. Agora, se houve explosão, a coisa ficou feia.

comment image

Jacinto

Olha, se a explosão ocorreu dentro do submarino, não é necessário nada excepcionalmente forte para causar seu afundamento. O Kursk, que era um sub muito mais resistente do que o San Juan, com casco duplo e tal, afundou por conta da explosão de um único torpedo, e segundo dizem, o mesmo ocorreu com o USS Scorpion. O MK37 que o USS Scorpion levava tinha 330 libras de explosivo, o que fazendo um conta bem pouco dá uns 150 kilos de explosivo. Igualmente, uma explosão não precisa ser particularmente forte para ser detectada por sismógrafos modernos. Existe uma tabela de equivalência… Read more »

Matheus

luiz antonio 23 de novembro de 2017 at 13:48
A unica aeronave militar que consegui ver no FL24 é um C-130 que decolou de Comodoro para o norte.
——-
Sim, to de olho nele vendo se é um dos nossos, e antes dele, um KC2 da RAF decolou de Comodoro rumo a Montevidéu.

SmokingSnake ?

Editores, tomem alguma medida contra os comentários desses conspiracionistas e analfabetos funcionais porque se deixar eles ganham força que nem os terraplanistas…

Helio

No Flightradar não há nenhuma aeronave “retornando ao seu país”. Um KC inglês saiu de Comodoro Rivadavia pela manhã e se foi, não estava relacionado às buscas. Outra coisa: determinadas teorias conspiratórias podem até ser engraçadas para os brincalhões que as postam mas, ao menos para este que escreve, são um imenso desrespeito aos argentinos e a situação, afinal 44 vidas estão em jogo. Indo mais além, há de ser um tanto ingênuo e infantil (ou passar recibo) imaginar que o rastreamento de uma explosão como essa vá pular do app instalado no celular quântico de um super cientista europeu… Read more »

luiz antonio

SmokingSnake ? 23 de novembro de 2017 at 13:57
Concordo. O pessoal precisa ter mais senso de realidade e se ater aos fatos. Mas tenha paciência, pois ainda não apareceram os que iriam sugerir a possibilidade de vingança de E.T.’s.

seal

Acho que o mapa ficou incompleto:

Distância de Puerto Madryn até a área de busca: 301Km
última posição conhecida: 432Km da Costa
área total de busca: 482.507Km²
Distância da costa: de 0~700Km à partir do nível do mar ( último ponto escuro), a profundidade chega á 5000m Escala: 0_______100Km