‘Submarino não tem caixa-preta, a caixa-preta é o submarino’ diz juíza argentina
A frase é da juíza federal Marta Yánez, da cidade argentina de Caleta Olivia, que investiga o desaparecimento do submarino ARA San Juan.
A juíza foi ouvida pela agência Télam nesta quinta-feira, 23 de novembro, após a coletiva de imprensa em que o porta-voz da Armada Argentina, Enrique Balbi, informou que no último dia 15 foi detectado na região do último contato do submarino “um evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear consistente com uma explosão”.
Yánez afirmou que seu objetivo é “investigar as causas que motivaram a explosão”, completando que “se trata de uma causa inédita na Armada Argentina.”
A frase da juíza, que remete às caixas-pretas de aeronaves mas também a uma imagem de segredos guardados, pode levar a mais de uma leitura, e o Poder Naval adianta algumas delas: por um lado, submarinos são armas de guerra concebidas para serem discretas, e ao longo da história foram (e continuam sendo) utilizadas em muitas missões cobertas de segredos e segurança de informações, ainda que isso faça parte da rotina dessas embarcações e seus tripulantes. Por outro, uma investigação poderá esbarrar em dados sigilosos tanto das condições operacionais da Armada Argentina, em tempos de recursos escassos para manutenção de seus meios, quanto das missões executadas por esses submarinos.
Muitas respostas para as invariáveis perguntas de uma investigação podem estar a centenas de metros de profundidade. Mas nem todas. Independentemente da comoção pela possível morte dos tripulantes num evento que, conforme divulgado agora, envolveu uma explosão, ou da esperança de ainda encontrá-los com vida, o fato é que respostas dependerão da abertura dessa “caixa preta” de informações. A frase da juíza pode dar o tom das notícias dos próximos dias, semanas e meses das investigações sobre o ARA San Juan, estejam as repostas dessa “caixa preta” no fundo do mar ou no fundo de gavetas dos gabinetes.
FOTOS: ARA (Gaceta Marinera)
Nao conheço sua competência jurídica mas como frasista já disse a que veio.
Sem embargo das leituras dadas pelo PN, tenho para mim que sua excelência quis dizer que a verdade íntegra mergulhou com o ARA San Juan, e o que poderá ser recolhido, caso venha à superfície e não for disperso pelo mar revolto das teorias, são fragmentos da verdade após a explosão, incapazes de formar um conjunto harmonioso e definitivo dos fatos…
Ozawa, resquícios são sempre a matéria-prima para investigações. A verdade quase nunca está “íntegra”.
Seja na justiça, seja na história, lidamos com resquícios para tentar investigar o passado, embora com objetivos bem diferentes.
Disse tudo.
Pra mim, na minha opinião, a grande lição dessa tragédia é que não se deve enfrentar mares “sea state 8” em submarinos convencionais. O ARA San Juan poderia muito bem haver feito uma parada em Comodoro Rivadavia e esperar a tempestade passar.
Sim, Nunão, é correto seu raciocínio. O que disse é que os fragmentos possíveis de serem recolhidos nunca trarão o contorno correto da verdade. E isso tem uma dimensão para a História e outra para o Direito…
De fato, Ozawa, dimensões diferentes e, muitas vezes, antagônicas (explicar fatos e decisões X procurar culpados).
Mas os fragmentos não estarão apenas no fundo do mar, como procurei indicar no texto. No fundo de algumas gavetas de gabinetes, e de decisões do passado, podem estar outros indícios e resquícios para cruzar informações.
Acompanho assuntos militares desde os 12 anos, desde as revistas Commando, Poder Aéreo, T&D, e não posto nada na trilogia pois não me considero um Expert em assuntos militares, sou um leigo que gosta dos assuntos de defesa, sargento de Policia Militar e não tenho autoridade para falar do assunto, mas uma coisa humildemente podemos tirar de lição de toda essa tragédia. Que em tempos de paz ou na guerra, devemos levar a sério a manutenção dos meios de persuasão, sejam aeronaves, navios ou blindados. Todos partem para uma viagem não sabendo se tem volta, mas treino x maquina operacional… Read more »
Desculpem o comentário com tom político, mas esse trágico acidente é o resultado de anos de governo de esquerda na Argentina e do ódio que eles nutrem pelos militares. O Almirantado, apesar das trapalhadas, não é o único culpado. A MB, sucateada, que abra o olho! “Eu sou você, amanhã “. Recebi um vídeo via Zap de um oficial da reserva da ARA sentando o cacete!
Rinaldo Nery 23 de novembro de 2017 at 19:18]
É por ai ….
Rinaldo Nery 23 de novembro de 2017 at 19:18
Temos algo na MB, as unidades dos Hélis 725
http://www.aereo.jor.br/2014/04/23/saiba-mais-sobre-o-novo-eixo-vertical-da-transmissao-do-ec225725/
Tema para logo adiante.
Rinaldo Nery 23 de novembro de 2017 at 19:18 “Desculpem o comentário com tom político, mas esse trágico acidente é o resultado de anos de governo de esquerda na Argentina e do ódio que eles nutrem pelos militares”. Apesar de ver sua frase como um óbvio exagero fora da realidade, me permito, também me desculpando por fazer um comentário politico, pegar um gancho na sua afirmação para filosofar que se os governos de esquerda da Argentina tivessem assassinado e desaparecido com 20 mil militares durante seu período de mando no país, os militares também teriam ódio deles. Já, considerar Alfonsin,.… Read more »
Essses senhores frequentaram os mesmos bancos e treinaram na mesma instituicao que em 82 com um unico IKL209 1200 emfrentou a frota.de.desembarque Inglesa e, alem de sobreviver a semanas de exposicao atacou duas vezes unidades importantes do Inimigo, inclusove um contato submerso com ruido de turbina que dispensa apresentacao, ainda que tenham falhado os torpedor o poderoso inimigo teve que bater em retirada contra auqeles torpedos saidos do nada! O contra ataque veio com navios e helicopteros, torpeddos, mas o IKL e seus tripukantes sobreviveram para.treinar a proxima geracao.de submarinistas! Muito respeito a todos.eles e seus suditos! Ainda existem herois… Read more »
Estamos desde o dia 15 pp debatendo …. sobre vidas, seres humanos e suas famílias.
Pergunta que não quer calar: por quê a Armada Argentina, sabendo da situação desde o dia 15/11, escondeu o fato? Quer resgatar algo que deveria estar lá no submarino? Muito estranho essa atitude……
Boa noite a todos.Hoje,essa noite,tenho certeza que todos nos que gostamos da Marinha,estamos tristes,especialmente quem como eu e submarinista.Provavelmente um acumulo de hidrogenio causou uma explosao,ja que anteriormente tinha sido reportado problemas nas baterias/eletricos,deve ter sido uma coisa repentina ,que nao deve ter dado tempo de uma superficie em emergencia.Alguem sabe dizer se essa classe TR 1700,e compartimentada,ou e como a classe TUPI ,compartimento e unico,o que e em minha visao muito perigoso.Bem descupem o desabafo.Obrigado.
João Bosco 23 de novembro de 2017 at 19:50
Eu acho que a Armada não escondeu nada, ela simplesmente não sabia ao certo se havia tido uma explosão, algo confirmado apenas hj, pelos austriacos. As FFAA não são a imprensa que precisam de uma manchete a cada dia pra vender jornal ou ter clicks nos portais, precisam ter responsabilidade no que falam, não fazem elucubrações sensacionalistas. Ao contrário do que muitos tem dito, tenho visto a Armada levando muito bem toda essa situação trágica, dentro do possível.
Rinaldo Nery 23 de novembro de 2017 at 19:18
Onde assino?
Estou impressionado como o patriotismo argentino foi destroçado com estes anos de governos peronistas. Não há o menor respeito com o governo e os militares. O país está completamente esfacelado.
Pronto,
começou o FLA x FLU. Çaco !
Acidentes acontecem. Aconteceram com submarinos russos. Aconteceram com submarinos americanos. Quais as causas? Podem ser, e geralmente são, múltiplas. Somente investigações minuciosas podem estabelecer hipóteses plausíveis sobre o que de fato ocorreu em cada caso. Por uma questão de evolução e seleção natural, o cérebro humano tende a reconhecer padrões e a estabelecer correlações entre quaisquer eventos. Por exemplo, evento 1: a Argentina passa por um período prolongado de penúria em suas forças armadas; evento 2: um submarino argentino sofre um acidente. Portanto, salta à nossa mente a possibilidade de que haja uma relação de causa e efeito entre esses… Read more »
Concordo com o Luiz Fernando Pereira 23 de novembro de 2017 at 19:07 Todo o poderio bélico de uma armada seja ela por ar, mar ou terra, exige milhões em recursos, e não é pouca coisa. Só que para ter todo esse material na ativa, juntamente com milhares de soldados treinados e de prontidão, necessita de um País que tenha uma estrutura econômica equilibrada de orçamento anual, tanto para manutenção, reparo, atualização, e investimentos em novos armamentos dessas 3 forças, afinal as forças armadas são a “indústria da guerra” de um País, querem um exemplo disso ? Estados Unidos e… Read more »
A MB já passou por vários sufocos. O São Paulo teve dois incêndios e 4 marinheiros pereceram. Aviões colidindo em voo. O Mattoso Maia teve um incêndio se não me engano. Afundamento do Tonelero. Mas vamos concordar que a FAB não fica atrás. O KC 137 no Haiti, Bandeirante vousando em pane seca. Canopy saltando em voo. O Exército também tem suas mazelas. Nossa diferença para as FFAA Argentinas são poucas. Com o agravante de sermos maiores. Mas padecemos das mesmas mazelas. Que sirva de recado para todos.
Sem falar em F 5 pousando sem pilotos. Nossas FFAA também são reflexo dos nossos governantes.
Caro Cel. Nery. Fazendo um paralelo com acidentes aéreos, é um risco fazer afirmações antes das investigações. Talvez, dado o panorama sigiloso das operações de um submarino e da dificuldade em localizar e resgatar o submarino, nunca saberemos o que aconteceu. Mas marinhas mais aparelhadas que a ARA e a MB tiveram acidentes com submarinos, independentemente da ideologia de seus governos. O próprio blog tem um post recente sobre acidentes com submarinos franceses. Encontrei referência a 36 acidentes com submarinos desde 2000 de diversas marinhas, como Russia,EUA, China, Inglaterra, Austrália, Canadá… contei quase 2 centenas de marinheiros mortos.
“João Bosco em 23 de novembro de 2017 at 19:50
Pergunta que não quer calar: por quê a Armada Argentina, sabendo da situação desde o dia 15/11, escondeu o fato? Quer resgatar algo que deveria estar lá no submarino? Muito estranho essa atitude……”
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João Bosco, não vi em nenhum lugar notícia de que a ARA saberia disso desde o dia 15, e sim que recebeu por volta de ontem essa informação.
Roger 23 de novembro de 2017 at 20:02
O Japão tem uma série de limitações militares impostas pelos americanos desde 1945 que vigoram até hj, eles não se modernizaram não é porque não querem. Tem até uma constituição não-militarista que lhes foi empurrada pela goela.
“Olha a situação do nosso Porta Aviões São Paulo que foi aposentado. Compraram por uma fortuna um navio defasado, estragado, com centenas de defeitos”
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Roger, tem certeza de que o São Paulo foi comprado por uma “fortuna”???
Em homenagem aos submarinistas que perderam suas vidas além do chamado do dever. Não os esqueceremos. Meus pesames aos familiares, amigos, e companheiros.
On Eternal Patrol
Sailor, Rest your oar…
Alex 23 de novembro de 2017 at 20:10 Alex isso que você citou aconteceu até o fim de setembro de 2017, mas depois do 1º Ministro Shinzo Abe se reeleger no Japão, ele defenderá volta de Exército convencional, conforme a nota divulgada por seu gabinete após sua eleição (abaixo) O artigo 9 da Constituição proíbe ao Japão manter um Exército convencional e só lhe permite ter forças de autodefesa cuja missão principal seja responder em caso de ataque ao arquipélago. Mas o Governo de Abe já conseguiu a aprovação de uma reinterpretação da Carta Magna que dá a essas forças… Read more »
Camargoer, já li matéria de militares da ARA afirmando que o San Juan foi “somente pintado por fora”. Acredito na matéria. Eles, e nós, estamos sucateados. Eles, notadamente, devido ao Kirschnerismo.
Não queiram defender os Montoneros.
A perda do ARA SJ é a rebordosa das trapalhadas do regime civil, por sua vez rebordosa das trapalhadas da diradura militar (sim, a Argentina teve uma ditadura).
Espero que tal tragédia tenha o condão de fazer cair a ficha da sociedade argentina, para que tamanha perda não seja em vão.
Roger 23 de novembro de 2017 at 20:21
“Alex isso que você citou aconteceu até o fim de setembro de 2017”
Sim, mas se isso aconteceu por mais de 70 anos até dois meses atrás, não tem cabimento vc cobrar nada ao Japão no tema militar como investimentos nisso ou naquilo, colocando o país como exemplo na sua msg. São o que puderam ser.
“Vamos fazer um contra ponto, olhem a situação do Japão depois da 2ª guerra ! Agora depois de 75 anos (e devido as ameaças da Coreia do Norte) começaram planejar para recompor sua armada.”
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Agora?
Audax, dá uma pesquisada no tamanho e equipamentos da Marinha Japonesa (Força Aérea também) desde várias décadas atrás.
É coisa pra vários filmes de Godzilla pra destruir tudo.
Só pra ajudar, algumas matérias de anos atrás sobre a frota japonesa e um infografico de quase dez anos atrás (e isso não se constrói do dia pra noite):
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/10/jmsdfxrokn.jpg
http://www.naval.com.br/blog/2013/11/21/ministerio-da-defesa-do-japao-pretende-incorporar-mais-10-destroieres/
http://www.naval.com.br/blog/2012/10/15/forca-maritima-de-auto-defesa-do-japao-apresenta-navios-de-guerra-em-meio-a-disputas-com-a-china/
http://www.naval.com.br/blog/2010/10/25/japao-vai-aumentar-o-numero-de-submarinos-de-16-para-22/
http://www.naval.com.br/blog/2015/08/27/japao-lanca-ao-mar-o-porta-helicopteros-kaga-em-homenagem-a-porta-avioes-da-segunda-guerra-mundial/
um comentário altamente off:
Não sabia do descomissionamento do São Paulo. Penso se a compra do A-12 não foi o maior mico (por assim dizer) de uma armada nacional.
Nao adianta procurarmos culpados, precisamos procurar as causas e nao permitir que ocorra novamente. Soa um pouco sem sentimento, mas a verdade é que nós temos bastante tempo para dizer o que podia ou nao ter sido feito, mas quem estava no sub talvez teve 10 segundos ou menos para tomar uma atitude, e mesmo sendo a correta poderia nao ter tido tempo para executa-la. E mesmo a executando, nao há garantias de que tudo ira dar certo. Ao meu ver o que a juiza quiz dizer é que se nao recuperarem nao terá como dizer o que de fato… Read more »
Olá Nunão
Não fiz referência alguma ao Japão. Acho que o recado foi para outro colega. Sds.
(Obs – a parte de baixo do infográfico é de navios da Coreia do Sul)
Agora imaginem com nosso subnuc drenando as verbas da marinha….
Dá tempo de cancelar nosso futuro desastre.
Só não ve quem não quer que nosso programa de submarino nuclear foi feito desde o início como desculpa pra meter a mão nos cofres.
O almirante ladrão é a prova viva.
Cancelem em quanto é tempo e o prejuízo é pouco!!
Ler que a as forças de autodefesa do Japão não se modernizaram… rapaz. Eles têm destroieres com sistema Aegis, m “porta helicopteros”, submarino Soryu entre os melhores do Mundo, o único míssil AR AR com aesa operacional. Se os japoneses não se modernizaram então nos estamos nos tempos do arco e flecha.
Desculpe, Audax, foi o Roger. Seu comentário estava junto ao dele e me confundiu.
Acho que já é a segunda vez que acontece isso rsrsrs
Sem problemas Nunão, mesmo por que a Forças de Auto Defesa do Japão são exemplo de modernidade e suas funções estão para serem modificadas pelo atual governo. Sds
Jacinto 23 de novembro de 2017 at 20:34
Acho q mesmo com as limitações que lhe foram impostas, os japoneses tem FFAA bem mais poderosas que as nossas. Acho q o Roger estava “querendo mais” (com todo o dinheiro e tecnologia que os japoneses tem) , mas mais eles não podem. Ou não podiam. Não faz sentido a cobrança.
O pessoal que acha que a Marinha Argentina sabia da explosão desde o dia 15/11 não acompanhou todas as matérias anteriores postadas aqui no blog. Falam as mesmas coisas que outros falaram nas matérias anteriores e já devidamente esclarecidas por muitos, tornando-se até repetitivo isso. Esquecem que uma análise acurada de um acontecimento em que envolve vidas humanas, e tudo o mais que a matéria acima cuidadosamente citou faz parte do estudo onde se chegou finalmente após uma semana a um, infelizmente, desfecho triste e aterrador para a tripulação, seus entes queridos, a instituição Marinha Argentina e todo o país.… Read more »
Duas lições que ficam: navios de resgate dedicados estão obsoletos, e o futuro é usar sistemas modulares de resgate que podem ser levados por via aérea. A segunda lição é que os submarinos precisam de mais sistemas de alerta e localização para casos de acidentes. Inclusive sistemas que sejam acionados automaticamente em caso de acidente sem sobreviventes.
Fernando “Nunão” De Martini 23 de novembro de 2017 at 20:14 Fernando não tenho nenhum tipo de experiência com os custos faraônicos de armamentos (sejam eles quais forem), pois tudo o que leio sobre valores de qualquer coisa relacionado a armamento, eu acho que é um dinheiro pago somente para demonstrar seu poderio bélico ao outros países para intimida-los, e não somente pelo custo de desenvolvimento e construção destes armamentos, mas pelo que li a Marinha pagou 12 milhões de dólares pelo FS Foch. Não sei sua opinião, mas acredito que a Marinha do Brasil na época poderia ter usado… Read more »
“li a Marinha pagou 12 milhões de dólares pelo FS Foch. Não sei sua opinião, mas acredito que a Marinha do Brasil na época poderia ter usado esse valor para fazer encomenda em algum estaleiro internacional, de um “novo porta aviões”, para substituir o Minas Gerais. Afinal o São Paulo ficou anos docado. Já que era para esperar e não poder usar, usassem os 12 milhões para encomendar e esperar por um “novo”.” . Roger, 12 milhões de dólares não pagam nem projeto preliminar. Um porta-aviões novo custa na casa dos bilhões de dólares. 12 milhões pagam mais ou menos… Read more »
12 milhões para um PA novo? Nossa. Da para montar a cozinha.
Rui chapéu 23 de novembro de 2017 at 20:33
Sou totalmente favorável ao submarino nuclear, acho q devíamos ter mais de um, e ignorar aquela parte da Constituição que nos proíbe de produzir bombas nucleares ou coisa que o valha. Trump pode falar o que quiser, mas eles NÃO vão invadir a Coreia do Norte e não é por nenhum amor ao gordinho, é porque na visão americana a Coreia do Norte inteira não vale Seul. Ou Tóquio. Ou o Havaí. E estão certos.
Temos que desencavar o buraco tapado pelo Collor, desde que a economia volte a crescer.
Roger 23 de novembro de 2017 at 20:44
Sou leigo no assunto mas acho que com 12 milhões de dólares vc não fabrica nem as hélices de um porta-aviões novo rs
Caro Cel.Nery. Não duvido que a ARA tenha muitos problemas e que seu orçamento é inferior à necessidade. Contudo, a prudência nos recomenda cuidado. O fato de ocorrerem dezenas de acidentes com marinhas melhor preparadas dos que ARA mostra que a operação de submarinos é uma atividade de grande risco. Por outro lado, existem muitas marinhas com orçamentos menores do que a ARA que operam submarinos e não tiveram acidentes. O certo agora é esperar o resgate, as investigações e por fim as conclusões. Só então será possível conhecer as causas. Isso não tem nada a ver com o regime… Read more »
Audax 23 de novembro de 2017 at 20:49
12 milhões para um PA novo? Nossa. Da para montar a cozinha.
=> Exato. Até o projeto, só o projeto de um NAe custa muito, mas mais que isso.
O dia que alguns descobrirem que o Estado brasileiro já investiu perto de R$ 5 bi no projeto e desenvolvimento do KC-390 e mais de R$ 7 bi na encomenda de 28 destes jatos para a FAB…
http://www.aereo.jor.br/2017/09/01/embraer-kc-390-um-aviao-que-carrega-o-desafio-de-conquistar-muitas-bandeiras/
Me expressei mal quis dizer usar os 12 Milhões para “colocar” a encomenda ao estaleiro
Sobre o orçamento militar argentino, já mostrei em outros momentos que a Argentina tem gastos equivalentes ao do Chile, em média 5 bilhões de dólares por ano. Portanto, não é correto dizer que o problema da ARA seja simplesmente falta de recursos. Comparativamente, o Brasil gasta cerca de 23 bilhões de dólares por ano em nossos forças (aliás, o orçamento militar brasileiro está entre os 15 maiores do mundo).
Rinaldo,por favor né,com todos os problemas que a MB tem,eles nao chegam nem perto da situacao da ARA,a MB fui e segue sendo a marinha de guerra mais avançada e poderosoa de todo o hemisferio sul do globo,ou vc conhece algum outro pais nessa regiao que constroi subs nucleares do 0 ? E fazam um favor de parar com esse espirito de vira lata,onde que a MB esta sulcateada ? E o Bahia, os NPAO classe amazonas,a corveta barroso,os novos clanfs,o helic. H225 etc…. Pra vc as fragatas classe niteroi sao sulcatas ? Pq ate onde eu sei elas sao… Read more »