ARA San Juan: Rússia envia submersível e navio de pesquisas
Os militares russos enviaram seu navio de pesquisas Yantar, equipado com submersíveis, para ajudar a procurar o submarino argentino desaparecido, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
O ‘Yantar’ foi enviado para a área de busca, onde o submarino ARA San Juan desapareceu com 44 membros da tripulação a bordo, informou o Ministério nesta quinta-feira. Na quarta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu ajuda para encontrar o submarino, que deixou de se comunicar desde 15 de novembro.
Os submersíveis no ‘Yantar’ são capazes de mergulhar até 6.000 metros e estão equipados com manipuladores e outros dispositivos para operações subaquáticas complexas. O próprio navio possui detectores avançados, o que pode ajudar a determinar a localização precisa do submarino. As capacidades de vigilância do “Yantar” fizeram o navio receber o rótulo do “navio espião” na mídia ocidental.
O ‘Yantar’ faz parte da Frota do Norte da Rússia desde que foi comissionado em 2015. É uma navio militar de propósito especial de 5.320 toneladas oficialmente denominado “navio de pesquisa oceanográfica” e equipado com submersível da classe Konsul. Sua presença na costa dos EUA no mesmo ano provocou preocupações em Washington sobre sua capacidade suspeita de sabotar cabos subaquáticos.
Os militares russos também enviaram por aeronave Antonov An-124 especialistas em operação de resgate marítimo para ajudar na busca. Entre outras coisas, a equipe levará um submersível chamado Panther Plus.
Aviões e navios de uma dúzia de nações participam da missão. As equipes de busca estão cobrindo uma área de cerca de 185 mil milhas quadradas (480 mil quilômetros quadrados), que é aproximadamente o tamanho da Espanha.