Austrália encomenda 12 OPVs da Lürssen
O governo de Turnbull anunciou em 24 de novembro a encomenda de 12 (em vez de 20 no anúncio de 2014) navios de patrulha offshore projetados e construídos sob contrato principal com a Lürssen.
O projeto Offshore Patrol Vessel (OPV), que vale até US$ 4 bilhões, será entregue por trabalhadores australianos, em estaleiros australianos usando aço australiano.
Os OPVs terão um papel importante na proteção das fronteiras e proporcionará maior alcance e autonomia do que a frota de patrulha existente.
O investimento em novas capacidades navais, como os OPVs, é uma parte fundamental do compromisso do governo Turnbull em relação à defesa e à segurança da Austrália.
Conforme detalhado no Livro Branco de Defesa de 2016, o Governo está passando por sua maior regeneração de capacidade naval desde a Segunda Guerra Mundial.
Os OPVs permitirão à Marinha empreender operações mais extensas e proteger os recursos em maiores distâncias e em ambientes marítimos mais complexos.
O anúncio é a próxima etapa do Plano Nacional de Construção Naval da Austrália e empregará diretamente até 1.000 trabalhadores australianos – 400 diretos e mais 600 na cadeia de suprimentos.
Os OPV da Marinha serão do projeto Lürssen, utilizando a ASC Shipbuilding em Adelaide para a construção dos dois primeiros navios.
O projeto então se transferirá para a Prefeitura Marítima de Henderson, em WA, onde a Lürssen usará as capacidades da Austal e Civmec para construir dez OPVs, sujeito à conclusão de negociações comerciais.
O primeira dos 12 OPVs iniciará a produção no quarto trimestre de 2018.
O anúncio representa um passo significativo na implementação da visão do governo Turnbull para uma indústria de construção naval australiana contínua, inovadora e soberana, conforme descrito no Plano de Construção Naval.
O investimento do governo da Turnbull em construção contínua de navios garantirá que as capacidades marítimas da Austrália serão mais flexíveis e versáteis do que nunca.