ARA San Juan: revelada a última mensagem do submarino antes de desaparecer
O canal A24 da Argentina revelou a mensagem na qual o ARA San Juan informou no dia 15 de novembro que teve um problema com as baterias devido à ‘entrada de água do mar através do sistema de ventilação’
Enquanto as tarefas de busca continuam na área de Golfo San Jorge e a situação está se tornando mais crítica, na segunda-feira tornou-se conhecida a última comunicação do submarino ARA San Juan antes de perder contato.
A mensagem, que foi divulgada pelo jornalista Eduardo Feinmann em seu programa “De 18 a 21” no canal América 24, é datada de 15 de novembro às 8h52 da manhã de quarta-feira, o mesmo dia em que o navio desapareceu com 44 tripulantes a bordo.
A mensagem do submarino ARA San Juan relatou:
Ingreso de agua de mar por sistema de ventilación al tanque de baterías n° 3 ocasionó cortocircuito y principio de incendio en el balcón de barra de baterías. Baterías de proa fuera de servicio al momento en inmersión propulsando con circuito dividido. Sin novedades de personal. Mantendré informado.
Além disso, o submarino informou que as baterias da proa estavam “fora de serviço” e que não havia problemas com a tripulação.
De acordo com o primeiro relatório feito pela CTBTO – Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares recebido pelo Governo Argentino, foi registrada uma explosão na rota do submarino no dia 15, às 10h51, cerca de três horas após a última mensagem.