Cápsulas de escape de emergência para submarinos
A matéria “O desastre do submarino russo K-278 Komsomolets” repercutiu bastante e alguns leitores pediram mais informações sobre cápsulas de escape de submarinos.
Algumas classes antigas de submarinos russos possuem a cápsula de escape dentro da vela e os novos submarinos que estão sendo construídos também estão recebendo este dispositivo.
A imagem acima mostra a cápsula de escape do submarino russo Kostroma, da classe “Sierra I”, sendo içada por um guindaste. As imagens abaixo mostram o submarino russo Smolensk, da classe “Oscar”, nas instalações do estaleiro Zvezdochka de Severodvinsk. Nelas pode-se ver a vela e a seção que é ocupada pela cápsula de escape de emergência marcada em vermelho.
A cápsula pode ser ocupada e acionada pela tripulação caso o submarino tenha se acidentado até sua profundidade máxima de operação. No caso do Komsomolets, a cápsula resistiu a uma profundidade muito maior, mas lamentavelmente só um tripulante sobreviveu quando ela chegou à superfície.
Apesar do volume da cápsula parecer pequeno, toda a tripulação do submarino pode ser acomodada e organizada em vários níveis circulares dentro da cápsula, como mostra a ilustração abaixo:
Cápsula de escape dos submarinos indianos classe Type 209/1500
Os submarinos diesel-elétricos de ataque da classe “Shishumar” da Marinha Indiana são muito parecidos com os Type 209/1400 da Marinha do Brasil, mas o deslocamento deles é maior e eles possuem uma cápsula de escape capaz de receber os 40 tripulantes em uma situação de emergência.
A cápsula foi projetada pelo estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW) a pedido da Marinha Indiana, porque na época ela não contava com navios de salvamento submarino que pudessem resgatar os tripulantes caso necessário.