Funcionários do estaleiro HDW testam a esfera do escape do submarino indiano Type 209/1500

Cápsula de escape do submarino russo Kostroma sendo içada por guindaste

A matéria “O desastre do submarino russo K-278 Komsomolets” repercutiu bastante e alguns leitores pediram mais informações sobre cápsulas de escape de submarinos.

Algumas classes antigas de submarinos russos possuem a cápsula de escape dentro da vela e os novos submarinos que estão sendo construídos também estão recebendo este dispositivo.

A imagem acima mostra a cápsula de escape do submarino russo Kostroma, da classe “Sierra I”, sendo içada por um guindaste. As imagens abaixo mostram o submarino russo Smolensk, da classe “Oscar”, nas instalações do estaleiro Zvezdochka de Severodvinsk. Nelas pode-se ver a vela e a seção que é ocupada pela cápsula de escape de emergência marcada em vermelho.

A cápsula pode ser ocupada e acionada pela tripulação caso o submarino tenha se acidentado até sua profundidade máxima de operação. No caso do Komsomolets, a cápsula resistiu a uma profundidade muito maior, mas lamentavelmente só um tripulante sobreviveu quando ela chegou à superfície.

A parte marcada em vermelho é a seção da vela que contém a cápsula de escape de emergência da tripulação.

Apesar do volume da cápsula parecer pequeno, toda a tripulação do submarino pode ser acomodada e organizada em vários níveis circulares dentro da cápsula, como mostra a ilustração abaixo:

Cápsula de escape do submarino Severodvinsk classe “Yasen” sendo posicionada para teste
Cápsula de escape do submarino Severodvinsk sendo testada no mar

Cápsula de escape dos submarinos indianos classe Type 209/1500

Os submarinos diesel-elétricos de ataque da classe “Shishumar” da Marinha Indiana são muito parecidos com os Type 209/1400 da Marinha do Brasil, mas o deslocamento deles é maior e eles possuem uma cápsula de escape capaz de receber os 40 tripulantes em uma situação de emergência.

A cápsula foi projetada pelo estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW) a pedido da Marinha Indiana, porque na época ela não contava com navios de salvamento submarino que pudessem resgatar os tripulantes caso necessário.

Submarino Shishumar Type 209/1500. O retângulo no convés superior à frente da vela marca a parte superior da cápsula de escape
Submarino indiano Type 209/1500 em teste de mar, mostrando a cavidade no casco ocupada pela cápsula de escape
Cápsula de escape de submarino Type 209/1500 indiano destacada e em teste de mar
Funcionários do estaleiro HDW testam a esfera de escape do submarino indiano Type 209/1500
Ilustração da disposição interna dos tripulantes na cápsula de escape do submarino Type 209/1500 indiano
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