ARA San Juan: área de busca tem ‘quatro contatos’ no fundo do mar sendo analisados
O porta-voz da Armada Argentina informou que quase 100 por cento da área onde uma explosão foi ouvida poucas horas após o último contato com o submarino ARA San Juan já foi verificada. Além disso, explicou que a coleta de dados analisa “quatro contatos” no fundo do mar para tentar determinar se um deles é o submarino argentino que tinha 44 pessoas a bordo.
Enrique Balbi, o porta-voz da Armada detalhou que os navios que participam da busca contataram seis elementos ou objetos no fundo do mar. Dois deles já foram identificados e descartados porque não eram o ARA San Juan.
Um dos descartados é um navio chinês que entrou ilegalmente no Mar da Argentina e foi afundado por sua própria tripulação para não ser descoberto. Enquanto isso, o outro navio não estava registrado na carta náutica e foi identificado como um barco de pesca de lulas e que também estava na zona econômica exclusiva do país.
O porta-voz também disse que a Marinha “se desculpará” se algum parente dos tripulantes do submarino ARA San Juan foi deixado fora do “plano de chamada” implementado para informar sobre a decisão de encerrar o estágio de buscas aos tripulantes do navio.
Enquanto isso, os outros quatro elementos descobertos estão sendo analisados para determinar se um deles é o submarino que desapareceu em 15 de novembro.