A evolução do Centro de Informações de Combate nos navios de guerra
A função básica do Centro de Informações de Combate – CIC (ou Centro de Operações de Combate – COC) nos navios de guerra é a coleta de dados de todos os sensores do navio para criar uma imagem tática do cenário e mostrá-la ao comandante e seus subordinados, a fim de possibilitar a tomada de decisões de comando e controle em tempo hábil para vencer o combate.
Durante a Segunda Guerra Mundial o radar foi usado pela primeira vez em campo de batalha para prover dados e possibilitar a visualização tática. Para processar a informação que vinha dos radares, foram criados os Centro de Informações de Combate, começando nos navios-aeródromo.
No início, os centros de informações eram conhecidos como Action Infotation Organization (AIO) na Royal Navy e Combat Information Center (CIC) na US Navy.
Em uma comparação, se os radares são os olhos do navio de guerra, o CIC é o cérebro, que julga o que os olhos vêem e move os punhos (artilharia e aviões) para acertar os alvos.
No início, o acompanhamento dos alvos era manual, feito com lápis de cera em um quadro transparente, que era atualizado à medida que operador recebia via fonia as informações do operador de radar.
Com poucos alvos na tela, era possível fazer o acompanhamento e o engajamento com razoável facilidade. Mas quando o número de alvos aumentava e a velocidade de engajamento crescia, ficava cada vez mais difícil atualizar o quadro tático e alvos eram perdidos, erros eram cometidos e, em combate, isso podia significar a diferença entre a vida e a morte.
No calor das situações de combate, o CIC foi apelidado de “Christ, I’m Confused” (Cristo, estou Confuso) na Marinha dos EUA.
Na Batalha de Okinawa em 1945, os CIC e AIO foram colocados à prova diante dos ataques Kamikaze japoneses. Independentemente do número de radares e operadores disponíveis, os CIC só conseguiam acompanhar até 12 alvos simultâneos.
Os Kamikazes atacando em grande número e voando a 600 km por hora, conseguiam saturar os CIC e ultrapassar as defesas, acertando escoltas e os porta-aviões.
No pós-guerra, com a chegada dos jatos a situação dos CIC se complicou ainda mais.
Auxílio dos computadores analógicos
Os britânicos foram pioneiros na introdução de computadores analógicos eletromecânicos nos CIC/AIO dos navios de guerra, para auxílio no acompanhamento de alvos.
O primeiro, produzido pela Elliot Brothers e denominado CDS (Comprehensive Display System), foi instalado no porta-aviões HMS Victorious em 1957. O CDS automatizava o processo que antes era feito manualmente de rastrear alvos, armazenando por meio de switches as coordenadas X e Y dos alvos, alocando um número de identificação (track number), altitude do alvo e qual bateria/interceptador estava alocado para interceptá-lo.
O CDS foi instalado também em quatro destróieres antiaéreos classe “County” e no porta-aviões HMS Hermes.
O número de alvos simultâneos que podiam ser acompanhados pelo CIC/AIO subiu para 96. O CDS foi exportado pela Elliot Brothers para a US Navy, que acabou desenvolvendo sua própria versão totalmente eletrônica chamada EDS, produzida pela Motorola Corporation e instalada em vários navios.
Chegam os computadores digitais
A Marinha Real Canadense foi a pioneira na introdução do computador digital no Centro de Operações de Combate dos navios. Os canadenses estavam cansados de serem comandados por americanos e ingleses na escolta de comboios nas guerras.
Então resolveram inovar, para na próxima guerra comandar os navios das outras Marinhas.
O DATAR, abreviação de Rastreamento Automático e Resolução, foi um sistema de informação de campo de batalha pioneiro e informatizado. O DATAR combinava os dados de todos os sensores em uma força-tarefa naval em uma única “visão geral” que era então transmitida de volta a todos os navios e exibida em indicadores de posição de plano semelhantes aos monitores de radar. Os comandantes podiam então ver informações de todos os lados, não apenas os sensores de seus próprios navios.
O desenvolvimento do sistema DATAR foi estimulado pelo trabalho da Royal Navy no Comprehensive Display System (CDS), com o qual os engenheiros canadenses estavam familiarizados. O projeto foi iniciado pela Royal Canadian Navy em parceria com a Ferranti Canada (mais tarde conhecida como Ferranti-Packard) em 1949.
Eles estavam cientes do CDS e de um projeto da Marinha dos EUA ao longo de linhas semelhantes, mas acreditavam que sua solução era superior, que eventualmente poderiam desenvolver o sistema em nome das três forças. Eles também acreditavam que o sistema poderia ser usado pela Força Aérea Canadense e a Força Aérea dos EUA para o controle aéreo continental.
O protótipo do DATAR
Em 1950, a pequena equipe da Ferranti Canada havia construído um sistema de rádio de modulação de código de pulso (PCM) que conseguiu transmitir dados de radar digitalizados a longas distâncias. O início da Guerra da Coreia mudou drasticamente as prioridades de gastos do governo e 100 novos navios foram encomendados em 1951. Além disso, veio um interesse renovado no DATAR e, nos próximos dois anos, gastaram US$ 1,9 milhão (US$ 18 milhões hoje) em desenvolvimento de um protótipo. A máquina protótipo usava 3.800 válvulas eletrônicas e um tambor magnético para armazenar dados para até 500 objetos. O sistema poderia fornecer dados para 64 alvos com uma resolução de 40 por 40 jardas ao longo de uma grade de 80 por 80 milhas náuticas.
Em uma configuração de produção, apenas um navio em uma força-tarefa levaria o computador DATAR. Os demais navios teriam terminais de computadores que permitiriam que os operadores usassem uma trackball com base em uma bola de boliche canadense de cinco pinos e a acionassem para enviar informações de posição sobre os links do PCM para o DATAR. O DATAR então processava as localizações, traduzia tudo na visão local do navio e enviava os dados de volta para eles nos mesmos links do PCM. Aqui era exibido em outro console originalmente adaptado de uma unidade de radar. Em contraste com o Semi Automatic Ground Environment (SAGE) da Força Aérea dos Estados Unidos, o DATAR não calculava o rastreamento automaticamente, contando com os operadores para continuar alimentando novos dados no sistema à mão.
Testes no Lago Ontário
O sistema DATAR foi testado pela primeira vez no final de 1953 no Lago Ontário. Foi criado um comboio simulado, composto por uma estação costeira e dois varredores de minas da classe “Bangor”, HMCS Digby e HMCS Granby. O DATAR teve um bom desempenho, com todos recebendo exibições adequadas do radar e “blips” de sonar simulado. O teste foi um sucesso completo, e a Marinha ficou extremamente satisfeita. A única preocupação séria foi a taxa de falha das válvulas eletrônicas, o que significava que a máquina não ficava operacional por um período considerável de tempo. A Ferranti estava extremamente interessada em adaptar o sistema DATAR a um projeto baseado em transístores, o que eles acreditavam que iria resolver esse problema.
No entanto, o equipamento para toda a frota da Royal Canadian Navy seria extremamente caro. As máquinas de produção provavelmente seriam mais baratas que o custo do protótipo de US$ 1,9 milhão, se feito em qualquer tipo de produção. Para reduzir o custo total, a Marinha queria distribuir os custos de desenvolvimento em uma linha de produção maior e convidou os representantes da Marinha Real e da Marinha dos EUA a visualizar o sistema.
Eles mostraram-se igualmente impressionados; um oficial dos EUA que estava muito surpreso, olhou debaixo do console de exibição, acreditando que a tela era falsificada. Mas, por mais impressionados que fossem, parece que eles sentiram que podiam fazer melhor por conta própria e não quiseram se envolver. A Marinha Real começaria a trabalhar em seu Comprehensive Display System (CDS) naquele ano sob a direção de Elliot Brothers, e a Marinha dos EUA no seu Sistema de Dados Táticos (NTDS) em 1956.
O projeto DATAR terminou assim com uma nota um tanto amarga. O sistema passou de um conceito para um protótipo funcional em menos de quatro anos, e foi por qualquer medida um sucesso completo. No entanto, o custo da implantação era simplesmente demais para a Royal Canadian Navy suportar sozinha, e eles decidiram simplesmente cancelar o desenvolvimento do sistema.
Felizmente, o trabalho não foi completamente desperdiçado. A Ferranti Canada usou o design DATAR básico em vários projetos, transistorizando-o no processo. O sistema acabou levando ao ReserVec de reservas de voo para companhias aéreas e ao mainframe Ferranti-Packard 6000.
VEJA NA SEGUNDA PARTE DA SÉRIE: O desenvolvimento dos sistemas ADA, ADAWS e CAAIS da Royal Navy