Visão de sonar de alta resolução que pode ser o ARA San Juan

Visão de sonar de alta resolução que pode ser o ARA San Juan

O ‘alvo’ encontrado tem 62 metros de comprimento e 13 metros de altura, com forma semelhante à do submarino

A Armada Argentina está preparando tudo para investigar neste sábado um “contato” a 477 metros de profundidade na busca desesperada ao submarino ARA San Juan, desapareceu há mais de duas semanas com 44 membros da equipe.

“Um dos contatos (…) está a aproximadamente 477 metros de profundidade, e agora toda a calibração do equipamento está sendo realizada na água, para acessar essa profundidade durante o dia e visualizar” a zona, disse o porta-voz Enrique Balbi neste sábado.

Há outras três “pistas” para investigar, que estão em maior profundidade.

Mas quais foram as pistas que levaram a essa pesquisa? De acordo com o relatório elaborado pelo navio científico BIP Víctor Angelescu, às 7h32 da quinta-feira, 30 de novembro, “um alvo SONAR foi detectado, considerado de interesse devido às suas características e localização”.

“O alvo mencionado foi detectado na posição 46°24.5’S /060°11.7’W e a uma profundidade de 477 metros, o alvo foi detectado em um fundo plano e nenhum outro alvo foi observado em torno dele”,indica o relatório de fontes navais.

Mapa da região na qual se busca o ARA San Juan e o indício detectado pelo navio Víctor Angelescu

Aparentemente, o alvo está localizado na coluna de água em contato com a parte inferior, mas sem fazer parte dela (não é considerado parte de uma restinga). O alvo é alongado, com rolamento N-S/S-N. As dimensões aproximadas tinham 62 metros de comprimento e 13 metros de altura no fundo. “O submarino ARA San Juan mede 65,93 metros de comprimento por 15,3 metros de altura.

“A cor vermelha dá o padrão que é metálico, pois dá muita retorno”. Quando perguntado se poderia ser o submarino, Kalfayan disse que também poderia ser um navio afundado, como já foi encontrado. “A cor amarela pode significar que está afundado na areia e permanece muito disfarçado”, acrescentou.

Amostras de sondas multi-feixes que apresentam uma anomalia no fundo do mar, a uma profundidade de 477 metros compatível com um submarino
Victor Angelescu, o navio que detectou a imagem do sonar

FONTE: Clarín

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments