NDM Bahia

NDM Bahia

NDM Bahia

A Marinha do Brasil (MB) realiza, no período de 3 a 9 de dezembro, a 38ª edição da “Operação DRAGÃO”, na área compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Participam do exercício cerca de 2.200 militares, navios e aeronaves do Comando em Chefe da Esquadra, dos Comandos do 1º e do 2º Distritos Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais.

A “DRAGÃO” é um exercício em que as forças navais e de fuzileiros navais se adestram na execução de uma operação anfíbia de alta complexidade, em todas as suas fases, após terem se exercitado ao longo do ano em exercícios preparatórios individuais e em conjunto, por intermédio dos quais o conjugado anfíbio da MB (desembarque de fuzileiros navais de navios) se mantém em alto grau de prontidão.

A Força-Tarefa é comandada pelo Contra-Almirante Paulo César Colmenero Lopes, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), sendo composta pelos seguintes meios: Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” (G25), Fragata “Liberal” (F43), Fragata “União” (F45), Fragata “Greenhalgh” (F46), Rebocador de Alto Mar “Almirante Guillobel” (R25), os Navios Patrulha “Macaé” (P70) e “Gurupá” (P46), os Navios Varredores “Atalaia” (M17) e “Albardão” (M20), as Embarcações de Desembarque “Camboriú” (L12), “Marambaia” (L20), e as Embarcações de Desembarque de Viaturas “Cagarras” (807) e “Cataguazes” (808), além das aeronaves Skyhawk AF-1, Seahawk SH-16, Super Cougar UH-15 e Esquilo UH-12.

O “Dia D” da operação está previsto para acontecer no dia 6 de dezembro, com abicagem na Praia de Itaoca (ES) e desembarque de meios e de pessoal. Nesse dia, a ação envolverá a utilização de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), das Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG) e Embarcações de Desembarque de Viaturas e Material (EDVM) e de helicópteros Super Cougar (UH-15).

A “Operação DRAGÃO” também tem por objetivo colher subsídios para o desenvolvimento da doutrina em termos táticos, técnicos e dos procedimentos empregados em Operações Anfíbias, a fim de manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra, além de contribuir para o preparo dos Comandos e Organizações Militares envolvidos no exercício.

Os navios, após a operação, estarão atracados nos Portos de Vitória e Salvador, de 10 a 12 de dezembro, ficando abertos para visitação pública nos dias 10 e 11, das 14h às 19h.

NDCC Almirante Saboia

SERVIÇO

Contato e credenciamento da Imprensa:

  • Tenente Danielly – Capitania dos Portos do Espírito Santo
  • Telefone – (27) 2124-6509
  • email: imprensa@cpes.mar.mil.br
Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fabio Souto.

Amigos alguma informação da fragata Niterói? a mesma esta operacional?

Renan

Deveriam postar varios videos. Seria muito bom ver o que temos de melhor.

Tallguiese

Um belo GT, faltou ai um submarino pra completar o grupo!

XO

Bom saber que os Navios-Varredores vão participar… ótima oportunidade para exercitar-se no lançamento de bóias para balizar o canal varrido… como dizíamos no M-20 (Tubarão), “raia corrida, mina varrida” !

Top Gun Sea

Muito bom!
2.200 militares em exercício. Bom momento para testar os meios, armamentos, adequar estratégias e adestramento e reduzindo a ociosidade. Força!!!

Jose Eudes Viana Ferreira

que tal fotos do bahia ? Ocean up hurra…..uau !!!

Top Gun Sea

Alguém sabe se a Defensora já saiu para testes de mar?

Luciano

Sabem dizer quais embarcações especificamente estarão em Salvador?

Jorge

Os navios que saíram do Rio, saíram dia 03/12?

Everton - Chapecó

Amigos.. Eu cheguei até este site/blog numa pesquisa na ocasião do acidente com o San juan.
Estou achando muito interessante as informações postadas aqui, e tenho aprendido a respeito de vários assuntos lendo os comentários.
Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho. Vejo que tem alguns que são frequentadores assíduos.
Mas lendo essa postagem me surgiu uma curiosidade. Qual é o tamanho da frota (se é assim que se chama) da MB? Quantas embarcações e de que tipo são? Essas informações estão disponíveis ou são segredo?

Vagner
XO

Everton, consulte o link a seguir: https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/silhueta_internet.pdf
Abraço…