Indústria naval turca propõe à Colômbia versão alongada da corveta MILGEM
STM tenta desbancar modelos europeus considerados favoritos na disputa pelo Programa Estratégico de Superfície
Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval
O grupo industrial turco Savunma Teknolojileri Mühendislik (STM) divulgou na terça-feira (05.12) ter proposto à Armada Colombiana a construção, em parceria com o estaleiro estatal colombiano Cotecmar, de oito fragatas leves do modelo CF3500, para atender o programa Plataforma Estratégica de Superfície (P.E.S.) da marinha sul-americana.
O anúncio foi feito durante a mostra Expodefensa 2017, que aconteceu esta semana em Bogotá.
O projeto do novo navio – designado CF3500 – vem sendo desenvolvido no âmbito da prestigiosa iniciativa industrial turca MILGEM, acrônimo de Milli Gemi (“Navio Nacional”).
Ao que tudo indica, trata-se de uma versão alongada e mais pesada da corveta MILGEM Ada, de 99,56 m de comprimento e 2.400 toneladas de deslocamento, cujo desenho, revelado em 2008, despertou grande interesse entre marinhas de pequeno e médio portes (entre elas as da Indonésia, Paquistão, Canadá, Ucrânia e Bangladesh).
O projeto da CF3500 teria resultado em uma embarcação consideravelmente maior que a da classe Ada, de comprimento de casco entre 115 m e 120 m, e deslocamento no patamar das 3.500 toneladas, dotado de convés de voo e hangar para helicóptero à ré – comparável, portanto, ao projeto das fragatas classe Istanbul, da Esquadra Turca.
O poderio ofensivo da CF3500 estaria assegurado por um conjunto de 12 ou 16 silos de lançamento vertical de mísseis antiaéreos – situado logo atrás do canhão de vante –, dois lançadores quádruplos (2 x 4) de mísseis antinavio e 2 reparos triplos (2 x 3) para torpedos leves – além de um sistema CIWS Phalanx sobre o hangar, dois RCWS de 12,7 mm de defesa contra barcos de alta velocidade e um canhão de 76 mm na proa (que a classe Ada também usa).
Concorrentes – A Indústria de Defesa da Turquia foi uma das que mais cresceu, em termos globais, no novo século.
Em sua oferta a Bogotá, o STM promete aproveitar os recursos de design e de Engenharia já desenvolvidos pela estatal Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval Marítima y Fluvial (Cotecmar) , da Colômbia – empresa naval que, no cenário latino-americano (ao lado da chilena Asmar), vem demonstrando possuir uma destacada capacidade tecnológica.
De acordo com o analista civil de assuntos militares paquistaneses Bilal Khan, na concorrência aberta pela Marinha Colombiana para o Projeto P.E.S., o grupo STM compete diretamente com o fabricante francês Naval Group (antiga DCNS) e com a parceria SAAB-BMT Defense Services.
O Naval Group propõe aos colombianos sua fragata Belh@rra (Belharra) de 4.000 toneladas – espécie de projeto-ponte entre a Gowind 2500 e a conhecida FREMM, de 6.000 toneladas –, dotada de sensores Thales e armas MBDA.
A sueca SAAB e a britânica BMT oferecem a fragata Venator-110, dotada de radar Sea Giraffe e de um moderno sistema de medidas de apoio eletrônico (ESM).
Único órgão autorizado pelo governo turco a comercializar e exportar os navios MILGEM, o STM negocia, nesse momento, o fornecimento de quatro corvetas Ada à Marinha Paquistanesa.
Os navios seriam construídos no estaleiro Karachi Shipyard & Engineering Works (KSEW).