Turquia procura por jatos Harrier até que o F-35B fique pronto
O Jane’s noticiou que a Turquia tem procurado comprar um número indeterminado de caças de Harrier como medida provisória até que o Joint Strike Fighter F-35B (STOVL) Lightning II esteja pronta para o serviço turco.
A Turquia havia manifestado aos Estados Unidos seu interesse em comprar 20 caças da versão F-35B, além dos 100 F-35A que já pretendia comprar da Lockheed Martin.
A Turquia primeiro se aproximou do Reino Unido para a compra de Harriers, mas depois se dirigiu qos Estados Unidos para os AV-8B do inventário do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), porque a aeronave deixou de ser usada pelas forças armadas do Reino Unido em 2010.
Em novembro de 2011, os últimos jatos Harrier britânicos foram vendidos controversamente como peças sobressalentes para o USMC.
A venda, que compensou o Reino Unido com apenas £ 116 milhões (US$ 180 milhões) por 72 aviões, aconteceu alguns anos depois de uma grande atualização de £ 500 milhões para converter os velhos Harrier GR7 em GR9.
A decisão foi muito criticada, pois deixou o Reino Unido sem uma aeronave de caça embarcada capaz de operar até a introdução do atrasado F-35B ao redor de 2020, que deverá custar US$ 156,8 milhões a unidade.