P-3AM da FAB

P-3AM da FAB

MB e FAB aprofundam cooperação e Interoperabilidade

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

Sonaristas e outros especialistas em Guerra Antissubmarino (ASW) da Marinha do Brasil (MB) vão começar a embarcar nos quadrimotores P-3AM do 1º/7º Grupo de Aviação – Esquadrão Orungan –, recentemente removido da Ala 14, sediada na Base Aérea de Salvador, para a Ala 12, no Rio de Janeiro.

A providência, decidida em meados de 2017 durante um entendimento entre o Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, e seu colega da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, atende a interesses de ambas as partes.

A Força Aérea Brasileira (FAB) considera que as técnicas de análise da acústica submarina e a experiência acumuladas pelos especialistas da MB poderão ajudar, de forma significativa, a qualificação dos seus tripulantes de aeronaves Orion.

Já a Marinha entende que, além de ampliar a interoperabilidade entre as Forças, o patrulhamento conjunto contribuirá com a preparação do seu pessoal especializado no monitoramento de contatos (alvos) submarinos para uma eventual transferência, no futuro, das atividades de Patrulhamento Marítima para a Força Aeronaval – hipótese que também foi examinada pela dupla Rossato-Leal Ferreira, mas (devido a resistências dentro da FAB) não foi, por ora, deflagrada.

A 11 de janeiro último, a cerimônia de passagem de comando e despedida da unidade de aeronaves P-3AM da Ala 14 contou com a presença de uma tropa de 41 da MB – militares pertencentes ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste.

Um dos mais tradicionais esquadrões da FAB, o Orungan, em setembro do ano passado, alcançou o segundo lugar em desempenho na operação da OTAN denominada Joint Warrior.

Operadores de sonar da MB vão integrar as tripulações de P-3AM da FAB

APP-ALDEIA – A preocupação da FAB e da Marinha com a interoperabilidade também pôde ser aferida no fim do ano passado, quando especialistas da Aeronáutica concluíram a modernização do radar de aproximação de área terminal da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) – APP-ALDEIA –, sede da Força Aeronaval da Marinha.

O radar STAR 2000 foi elevado ao padrão STAR CIRIUS, o que permitiu a atualização de todo o Sistema de Controle de Tráfego Aéreo – SCTA, da área sob sua jurisdição.

De acordo com informações distribuídas pela FAB, o avanço tecnológico proporcionado pela modernização do radar possibilitará (a) maior velocidade de processamento, (b) aumento da velocidade da rede interna do radar, (c) interface homem-máquina mais acessível e (d) maior disponibilidade de sobressalentes para o equipamento, por parte das organizações militares da Força Aérea Brasileira, que apoiam as manutenções corretivas e preventivas dos radares de aproximação.

Entre os 23 radares de aproximação de área terminal previstos para serem remodelados no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), houve uma prioridade para o equipamento da Marinha, que foi apenas o 6º a ser atualizado.

Dessa forma, criaram-se condições de maior segurança ao espaço aéreo sob responsabilidade da BAeNSPA, até porque o seu alcance prevê a integração com o controle e vigilância do espaço aéreo respectivo ao Polo de Macaé, realizado pelo Controle de Aproximação de Macaé (APP-MACAÉ).

É nessa área que se encontra a maior concentração de plataformas petrolíferas brasileiras.

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