A Fincantieri da Itália anunciou que assinou um contrato de compra de ações para a aquisição de 50% do capital social da STX France do estado francês

O acordo prevê um preço de compra de 59,7 milhões de euros (cerca de US$ 74 milhões).

A assinatura ocorre após a resolução do contrato de compra de ações anteriormente assinado entre a Fincantieri e a STX Europe em 19 de maio de 2017 como conseqüência do exercício pelo Estado francês de seu direito de preferência para a aquisição da totalidade do capital da participação da STX France em 28 de julho de 2017 e segue a assinatura do contrato de compra de ações entre o Estado francês e a STX Europe.

A assinatura faz parte do acordo anunciado em 27 de setembro de 2017 pelos governos italiano e francês quanto à futura estrutura societária da STX France.

De acordo com este contrato, ao fechar as partes também executará o acordo de acionistas e o contrato de empréstimo de ações relativo a 1% do capital social da STX France, que será cedido pela APE (Agence des Participations de l’Etat) à Fincantieri nos termos e condições já acordados entre as partes.

Após o fechamento da transação, a estrutura acionária da STX France será a seguinte:

  • Fincantieri (Fincantieri Europe S.p.A.): 50,00% (um adicional de 1% será emprestado da APE)
  • Estado Francês (APE): 34,34% (dos quais 1% a ser emprestado a Fincantieri)
  • Naval Group: 10,00% (ou 15,66% se o plano de propriedade do empregado referido abaixo ou/e a participação de um grupo de empresas locais não puder ser implementada ao mesmo tempo)
  • Empregados da STX France: até 2,40%
  • Empresas locais: até 3,26%

A Fincantieri nomeará quatro membros para o conselho diretor da STX France (incluindo o presidente e o CEO). Dois membros nomeados pelo Estado francês, enquanto o construtor naval francês Naval Group e os funcionários nomearão um membro cada. O presidente do conselho terá voto decisivo.

A STX France tem cerca de 2.600 funcionários e uma rede de mais de 500 subcontratados. Em 2016, gerou receitas de cerca de 1,4 bilhão de euros.

A STX France também é o único estaleiro do país capaz de construir porta-aviões e porta-helicópteros.

FONTE: navaltoday.com

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments