Marinha da República da Coreia recebe primeira fragata FFX-II, ROKS Daegu
A Marinha da Coreia do Sul recebeu a primeira das oito fragatas de classe Daegu (FFX-II), ROKS Daegu (FFG-818), anunciou no dia 1 de fevereiro a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA).
Daegu deverá entrar em operação no segundo semestre de 2018.
A fragata foi construída pela Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) e lançada no estaleiro Okpo da DSME em junho de 2016.
O segundo navio também está sendo construído pela DSME, enquanto os navios três e quatro serão construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) sob um contrato DAPA de US$ 586 milhões a partir de dezembro de 2016.
As fragatas FFX II são um aperfeiçoamento das fragatas classe Incheon (FFX). Deslocando 2.800 toneladas, os navios da classe Daegu deslocam 500 toneladas a mais que os seus predecessores e medem 122 metros de comprimento.
As fragatas do segundo lote estão equipadas com um sistema de lançamento vertical coreano de 16 células para defesa contra ameaças aéreas e seis tubos de torpedos para guerra antissubmarino. Propulsadas pelas turbinas a gás MT30 da Rolls-Royce, as fragatas são capazes de atingir velocidades de 30 nós, de acordo com a DAPA.
A Daegu e suas irmãs terão um sistema de sonar rebocado (TASS), além de canhões e um sistema CIWS Phalanx.
As fragatas são destinadas a uma variedade de missões, incluindo guerra antissubmarino, guerra antiaérea, patrulha, vigilância, busca e resgate e proteção da zona econômica exclusiva.
FONTE: navaltoday.com