Última seção do submarino Riachuelo é transferida para o Estaleiro do Complexo de Itaguaí
A última seção (S1) do futuro submarino Riachuelo (S40) foi transferida hoje para o interior do Main Hall do Estaleiro do Complexo de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
No mês de janeiro, as seções S4/S3/S2B do primeiro submarino do PROSUB foram transferidas, e no dia 4 de fevereiro, ocorreu a transferência da penúltima seção do submarino, a seção S2A.
O próximo passo será dado já no próximo dia 20 de fevereiro, quando será realizado um evento com a presença prevista do presidente Michel Temer, para marcar o início da junção de todas as seções do submarino brasileiro.
Quero ver esse bichão desbravando o atlântico!
Belo,
Há uma possibilidade num futuro de substituir a parte para nuclear ? Quero dizer se a Marinha quiser transformá o convencional em nuclear?
Respeitando o cronograma teremos em breve uma força de respeito.
“se a Marinha quiser transformá o convencional em nuclear?”
Não.
Ótima noticia! Resta esperar que o cronograma oficial seja seguido.
Quero imaginar o tamanho dos atuadores hidráulicos dos profundores e leme…
se eu estiver sonhando, não me acordem não, rsssss … muito bom !!!
Admirável a perfeição da junção das chapas do casco com os lemes …..
Trabalho de qualidade .
Lindo, lindo, lindo, essa parte convencional do ProSub é a redenção na nossa esquadra, continuem firmes todos os envolvidos!! Grande contraponto ao envelhecimento das Niterói, 4 subs são muito mais intimidadores.
que ótima noticia, que continue assim.
eu gostaria que nossos lideres políticos desse uma olhada em nossos comentários aqui.
é muito engraçado ver como somos carente de boas noticias. Talvez eles enxergasse uma mina de ouro. “Haaaa se nós governarmos o país certinho corrigindo besteiras que fizemos, investindo e elevando o nível do nosso país, eles iram votar em nós eternamente”.
mas isso é sonhar demais….
Isso mostra que, se quisermos e acabar com a corrupção, podemos, sim, ter navios modernos feitos aqui mesmo. Basta re adquirir todo nosso know how que tÍnhamos quando construimos as fragatas classe NITEROI no AMRJ.
Bons tempos aqueles em que o rancho de meia noite era quase igual ao do meio dia, de tantos operários que rodava a noite soldando chapas.
O Impopular claro que vai fazer um grande discurso de apropriação de uma obra que não é sua.
Alex II,
O submarino não é do Temer, nem da Dilma, nem do Lula, nem do FHC nem do FDP.
É do Brasil.
Solicitamos que não comece com esses comentários que só servem pra transformar o debate de defesa em fla-flu político-partidário-eleiroreiro.
Leiam as regras do blog antes de postar, por favor.
E assunto encerrado. Próximos comentários do gênero serão apagados.
Que beleza quero ver funcionando…….não vão soldar o Homem junto.
Alguns forristas insistem em querer misturar politica e declarar suas posicoes quanto a isso com temas de defesa….lamentavel ter que estar aqui lembrando a todos que isso aqui é um blog de temas militares e nao o antagonista
Lindo! Lindo! Lindo!
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“Segundo o cronograma oficial, o Riachuelo deverá ser lançado ao mar no segundo semestre de 2018, entrando em serviço na Marinha do Brasil em 2020.”
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E ainda dentro do cronograma? Aí já é milagre!
Um orgulho mesmo !
Nos últimos meses as noticias mas relevantes estão vindo através da nossa Marinha…Parabéns aos que estão se empenhando para melhora-lá !! E quando teremos noticias do EB ?? Novidades…??
“Cronauer 8 de Fevereiro de 2018 at 17:39
E ainda dentro do cronograma? Aí já é milagre!”
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Lembrando que este atual cronograma não é o original.
Original >> desvinculado da realidade orçamentária, pois além de demandar uma “enormidade gigantesca” de recursos não levou em conta as cíclicas quedas na economia e não atentou para que a situação fiscal do país, que já exigia contínuos contingenciamentos no custeio, iria descambar para contingenciamentos também no investimento
Atual >> ao priorizar a parte convencional, que é mais barata e factível, tornou-se mais condizente com a realidade orçamentária
COMENTÁRIO APAGADO. VOCÊ FOI AVISADO.
Tá.
Lindo…. aguardando para ver o SUB entrando numa fria… na verdade eles ficarão so por estas bandas nada de águas fria.
Pergunto: nossos SUB já foram para Antártida , tem capacidade para navegar na região;; Não tem nada de estratégico para eles navegarem para a região¨!>< ou estou falando besteira ..
obrigado!
Não é possível converter os scorpene em submarino nuclear porque o casco possui um diâmetro muito pequeno. Não cabe o reator.
Jack 8 de Fevereiro de 2018 at 17:49, as notícias relevantes e boas que advém da MB são fruto de um novo Comando, competente, realista e focado nas reais necessidades. Foi-se o tempo dos planos megalômanos nas três Armas.
Os argentinos tinha planos de construir alguns TR-1700 com propulsão nuclear. Mesmo o reator desenhado pelos hermanos sendo minúsculos os TR-1770 foram os maiores submarinos projetados pelos alemães desde o final da Segunda Grande Guerra.
Muito satisfeito quanto ao respeito ao cronograma. Ainda me preocupo quanto a real operacionalidade da versão nuclear. É um armamento bem mais complexo e me gera preocupações quanto a estabilidade e confiabilidade do reator, não que eu duvide da capacidade técnica brasileira, e sei que o programa já teve e ainda terá muitos anos de desenvolvimento, mas será nosso primeiro Submarino Nuclear, e é claro que haverão adversidades a serem superadas. Fui contra seu desenvolvimento pq é um programa caro e oscilações de orçamento podem comprometer tudo o que foi feito até agora. Enfim o S-40 jajá estará nos mares,… Read more »
Obrigado por me responder Nunão!
Gustavo Gb, e não seria possível a união entre Brasil e Argentina para construir um reator nuclear que caiba no scorpene? Já que ambos países detém essa tecnologia e parceria estratégica. Seria interessante!
Wellington,
A coisa não é tão simples nem está disponível de forma pronta, fácil de desenvolver ou cm custo-benefício tão interessante.
Para saber mais sobre o assunto, sugiro ler a matéria abaixo de poucos meses atrás, e os comentários que discutiram bastante o assunto:
http://www.naval.com.br/blog/2017/11/23/ara-san-juan-submarino-tr-1700-era-invejado-por-outras-marinhas-na-decada-de-1980/
Dentro de qual cronograma? Do último feito final do ano passado.
Começaram a construir em 2011 e no cronograma original era pra ser entregue em 2015.
Em 2018 já eram pra estar prontos o S-BR 1 e S-BR 2.
Que seja logo posto em operação…contando os dias no palitinho de dente….
Wellington, acredito que o problema de adaptar o reator num scorpene nao seja apenas o tamanho mas sim o peso do mesmo, pois o isolamento de radiaçao deve ser feito com alguma liga de chumbo. Acho que as modificaçoes estruturais no casco seriam muito grandes para suportar o peso do reator. É mais facil calcular uma estrutura nova, a qual se chama SNBR.
Sem palavras para descrever o tamanho do feito
Somente agradeço por todo o projeto
Sim da idéia a canelada, do cimento para construir a base até o transporte atual
É monumental o esforço realizado e o volume de dinheiro disponibilizado, mas cada gota ? de suor, cada pingo de solda, cada reunião está valendo a pena.
Que navegue por 30 anos e defenda os interesses da nossa pátria.
Uma prova que com um pouco de vontade o Brasil é capaz
Obrigado Brasil
Que orgulho de ver este projeto tomar corpo.
Abraços
Off topic:
https://arstechnica.com/information-technology/2018/02/german-navy-experiences-lcs-affect-in-spades-as-new-frigate-fails-sea-trials/
Nova super fragata alema fracassa horrivelmente em sea trials.
Sem palavras! Orgulhoso demais!
Este Fevereiro promete!
OCEAN sendo assinado, Prosub andando e CCT evoluindo para Fragata Leve… Excelente! Começamos a ter novamente uma Marinha de respeito.
Espero que tudo de certo.
Parabens a MB, alguma coisa sair do papel eh bem dificil por estas bandas… Todo mérito aos homens do mar!
Muito bom…..Será muito bacana acompanhar as provas de mar e como os sistemas estarão se comportando
Orgulho! Bravo MB! (A saudação integral virá quando a missão estiver totalmente cumprida).
Excelente notícia. Parabéns à MB. Qual será a autonomia e a velocidade de cruzeiro do Riachuelo? Podem ser informados ou são informações classificadas?
E assim !!!
Aos poucos !!!
Ele vai tomando forma !!!
Vida longa ao “Riachuelo” !!!
Ótima noticia!
Pergunto: Quando os 4 novos subs estiverem em operação, os Tupis serão aposentados ou tem algum tempo de vida ainda?
Os lemes não seriam em X?
Muito Legal !!! Nota-se um acabamento nas grandes seções muito refinado. Bom prenúncio.
Minha maior preocupação a partir de agora, seria manter a produção para não se perder a mão de obra qualificada… Desde já, dever-se-ia condicionar um mínimo de recursos para manter as instalações sempre em funcionamento, mesmo que num mínimo, entregando um vaso a cada três/quatro anos após a entrega dos vasos originais da classe ‘Riachuelo’. Manter um fluxo constante de ao menos uns R$ 100 milhões por ano, exclusivamente dedicado a novos vasos, não é nada impossível, mesmo na atual situação e considerando as projeções mais pessimistas para a próxima década. Como já comentei anteriormente, poder-se-ia até pensar em uma… Read more »
‘Scorpenè’ indiano:
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/04/scorpene-ssk.png
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/06/Scorpene-India.jpg
Elden ( 9 de Fevereiro de 2018 at 8:46 ),
Teoricamente, todos os vasos da classe Tupi já entraram no terço final de suas vidas. É improvável que operem para além da próxima década.
De toda a forma, não seria recomendável que permanecessem em serviço. Já viram muita água nesses últimos 25/30 anos…
Concordo _RR_…só um pequeno reparo que o “Tupi” irá completar 30 anos ano que vem…
foi incorporado em 1989 e os demais foram incorporados entre 1995 e 1997 portanto, ainda não viram 25 anos de serviço.
abs
Já apareceram mais fotos no site da Marinha. A criança é enorme.
Concordo _RR_ ,construir no mínimo 1 sub a cada 3/4 anos não é nenhum absurdo em termos de $$$$$$$ a transferência de tecnologia já foi passada e o dinheiro para as instalações em grande parte já foi gasta, outra alternativa é fazermos um acordo com a Naval Group para exportarmos subs para alguns países ou até partes do sub para eles montarem lá na França, que nem eles faziam com a navantia.
“_RR_ 9 de Fevereiro de 2018 at 9:55 Minha maior preocupação a partir de agora, seria manter a produção para não se perder a mão de obra qualificada…” . Concordo plenamente, _RR_, não podemos cometer os mesmos erros anteriores de parar um programa que funciona bem e custou muito dinheiro para obter a tecnologia. Se não usar, perde, ainda mais no caso do ProSub, que também investiu em novíssimas instalações e equipamentos. . Acho que um novo contrato de Scorpene SBR deveria aguardar o comissionamento e pelo menos um ano de operações intensivas do Riachuelo (previsto completar um ano de… Read more »
“Bixão” é imenso! No site da MB tem uma imagem dele completo no estaleiro. Seria legal colocar aqui.
Perguntas aos especialistas:
Pelo cronograma o Riachuelo será lançado no segundo semestre de 2018 e o comissionamento na MB em 2020. Nesse período quais os testes (resumidamente é claro) que serão realizados pela MB para torna-lo operacional? Serão realizados testes de armamentos nesta fase? O treinamento das tripulações serão realizados (ou ja estão sendo) em simuladores afim de obter proficiência para as operações iniciais?
Nilson 8 de Fevereiro de 2018 at 17:57
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Obrigado pelo detalhamento Nilson!
Mesmo assim manterei o “milagre” porque cheguei a supor que nem a metade do planejado seria possível diante de tantas “BOMBAS” caindo em terras brasilis… rsrs