A Hyundai Heavy Industries (HHI) iniciou a construção do navio-tanque da frota real da Royal New Zealand Navy (RNZN) HMNZS Aotearoa. A primeira cerimônia de corte de aço ocorreu em 31 de janeiro de 2018 no estaleiro Ulsan da HHI na Coreia do Sul.

O HMNZS Aotearoa substituirá o navio-tanque da frota HMNZS Endeavor que será desativado no próximo ano após mais de 30 anos de serviço. O Aotearoa irá contar com recursos de projeto e recursos de última geração, incluindo reforço para operação no gelo e “inverno” para operações na Antártica. Ela também poderá transportar 12 contêineres de suprimentos e terá a capacidade de produzir 100 toneladas de água doce por dia, o que o tornará imprescindível no fornecimento de ajuda humanitária e assistência em caso de desastre.

Ela irá transportar 8 mil toneladas de combustível diesel, o que é suficiente para “preencher” uma fragata como a Te Mana ou a Te Kaha 13,87 vezes. E ela poderá transportar e operar um helicóptero NH90 da RNZAF. A Aotearoa terá uma tripulação de 64 tripulantes e 11 de equipe de voo.

O navio de 24 mil toneladas está configurado para se tornar o maior navio já operado pela Royal New Zealand Navy. Será lançado em março do próximo ano e entrará no serviço em 2020.

O HMNZS Aotearoa será o primeiro “Environship” do mundo, com a Hyundai usando o conceito Environship da Rolls-Royce sob licença. O design incorpora um novo casco de perfuração de onda, que reduz a resistência e diminui o uso de combustível, enquanto a planta de propulsão combinada diesel-elétrica tem emissões de combustível menores do que os navios mais antigos.

O projeto e as capacidades do HMNZS Aotearoa foram anunciados pelo Ministério da Defesa em 2016. O custo inclui as capacidades de “inverno” aprimoradas do navio-tanque, como o fortalecimento para operações no gelo na Antártida, incluindo o reabastecimento da Estação McMurdo e da Base Scott. O atual HMNZS Endeavor não é compatível com a Antártida.

O ministro da Defesa da Nova Zelândia, Gerry Brownlee, anunciou em julho de 2016 que a HHI da Coreia do Sul tinha recebido um contrato para construir e entregar um novo navio-tanque para a Royal New Zealand Navy. A HHI venceu a rival DSME na concorrência no valor de cerca de US$ 500 milhões.

Os requisitos originais, tal como elaborados pela Marinha da Nova Zelândia, incluíam a capacidade de reabastecer e sustentar a Força-Tarefa Conjunta tanto no mar como a partir do mar, bem como a capacidade de apoiar forças terrestres, assistência humanitária e missões de socorro em desastres, principalmente dentro da região do Pacífico.

FONTE: Navy Recognition

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