Israel espera novas corvetas Sa’ar 6 operacionais até 2022
A Marinha Israelense espera que suas corvetas classe Sa’ar 6 entrem em serviço entre 2020 e 2022, meta divulgada durante a cerimônia de 7 de fevereiro marcando o início da construção pela empresa alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS).
De acordo com as estimativas de planejamento da Marinha, a TKMS deverá ter concluído a quarta unidade até o final de 2020 para que suas armas e sistemas possam ser instalados em Israel até meados de 2021. O custo total dos 4 navios é estimado em torno de US$ 3 bilhões.
A tarefa principal dos navios será defender as plataformas de gás no Mediterrâneo de ameaças como mísseis balísticos e de cruzeiro, ataques suicidas e mergulhadores.
As Saar 6 deverão ser equipadas com o radar multi-função IA-EL/EL-M-2248 MF-STAR usado com o sistema de defesa aérea Barak-8, uma combinação que já foi instalada em pelo menos uma das corvetas Sa’ar 5.
Os navios também serão equipados com o sistema de defesa aérea Rafael C-Dome, uma versão naval do famoso Iron Dome. A Marinha anunciou em maio de 2016 que o C-Dome foi testado com sucesso a bordo de uma Sa’ar 5 com um lançador terrestre montado no convoo (assistir o vídeo abaixo).
A classe Sa’ar 6 foi desenvolvida a partir do projeto alemão MEKO A100 e terão um deslocamento superior a 2.000 toneladas e um comprimento de 90 metros. A boca é de 13,5 metros e o calado de 4 metros . Sua velocidade máxima será de 26 nós, graças à sua propulsão a diesel e ao arranjo de dois eixos. A tripulação será de cerca de 70 militares.
As corvetas da classe Sa’ar 6 serão fortemente armadas para o seu porte:
- 32 células VLS para sistema de mísseis superfície-ar Barak 8 da Israel Aerospace Industries (IAI)
- 1 sistema VLS de defesa do ponto naval C-DOME da Rafael para até 40 mísseis Tamir
- 16 mísseis antinavio (Boeing Harpoon Block 2 ou IAI de Israel Gabriel Mk 5)
- 1 canhão de 76mm Oto Melara Super Rapid como armamento de tubo principal
- 2 estações de armas remotas Typhoon 25mm da Rafael (provavelmente capaz de lançar mísseis Spike-ER também)
- 2 tubos lança-torpedos de 324mm para torpedos antissubmarino MK54 da Raytheon
- 1 helicóptero embarcado de porte médio como H-60 Seahawk